30 de outubro, de 2020 | 16:02

Repasse de recursos para reforma no Aeroporto Regional somente após as eleições

Arquivo DA
A previsão de conclusão das obras no terminal é no segundo semestre de 2021A previsão de conclusão das obras no terminal é no segundo semestre de 2021

Há mais de 20 dias o Ministério da Infraestrutura autorizou a emissão da Ordem de Serviço para obras de restauração e sinalização da pista do Aeroporto Regional do Vale do Aço, em Santana do Paraíso, e ainda não foram iniciados os serviços. Até o momento, não foram repassados os recursos necessários para as obras e a previsão é que isso só ocorra após o período eleitoral.

Em nota enviada ao Diário do Aço, nesta quinta-feira (29), a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) informou que o contrato entre a empresa e o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER-MG) para as obras já está assinado. “O Governo de Minas Gerais aguarda o repasse dos recursos, pela União, que deverá ocorrer após o período eleitoral. Para o início das intervenções, serão analisadas as condições técnicas ideias, como por exemplo, o fim do período chuvoso”, explicou.

A Seinfra também ressaltou que os “recursos, provenientes do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), são da ordem de R$ 12 milhões e foram viabilizados por meio de parceria entre o Governo de Minas Gerais e o governo federal”.

Autorização e investimentos

Conforme publicado pelo Diário do Aço, no dia 7 deste mês, o Ministério da Infraestrutura autorizou a emissão da Ordem de Serviço para obras de restauração e sinalização da pista do aeroporto.

Os investimentos serão divididos entre a União (91% dos recursos) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (9%). Os recursos do Governo Federal são oriundos do Fnac.

Serviços

Serão realizadas obras de restauração do pavimento da pista de pouso e decolagem, das taxiways, do pátio de aeronaves, além da execução da nova sinalização horizontal das taxiways e do pátio de aeronaves do aeroporto. A previsão de conclusão das obras é no segundo semestre de 2021. O edital não contempla a ampliação do terminal de embarque e desembarque.

Entenda

O aeroporto regional está em funcionamento desde 1959 e foi fechado em maio deste ano para reforma. Foi construído pela Usiminas, mas desde fevereiro de 2016 está sob gestão do Governo de Minas Gerais. Sua área possui 700 mil metros quadrados, com uma pista de 2.004 metros de extensão e 45 metros de largura. Possui um Terminal de Passageiros (TPS) com capacidade para atender 150 mil passageiros.

Já publicado

Ministério autoriza obras no Aeroporto Regional do Vale do Aço
Recursos para reforma no Aeroporto Regional ainda não foram liberados
Azul planeja retomar voos em Ipatinga ao fim das obras de melhoria do aeroporto
Obras na pista do Aeroporto Regional devem começar em setembro
Homologada licitação para obras do Aeroporto Regional
Processo de licitação das reformas do Aeroporto Regional tem nova etapa
Classificação provisória para obras no Aeroporto Regional é definida
Processo licitatório para obras do Aeroporto Regional tem nova etapa
Situação do Aeroporto Regional preocupa setores da indústria e comércio
Aeroporto Regional permanecerá fechado até o fim do ano
Disponibilizado o edital para obras do Aeroporto Regional do Vale do Aço
Ministério da Infraestrutura autoriza licitação para obras no Aeroporto Regional
Estado negocia com Infraero para administrar o Aeroporto Regional
Executivo de Ipatinga garante esforço para manter aeroporto aberto
Obras no Aeroporto Regional têm previsão de início em agosto
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Juca

30 de outubro, 2020 | 11:40

“A bem provavel que o dinheiro desta obra ja foi pra alguma cueca de politico.quando a obra tem varias desculpa pra iniciar pode saber a verba sumiu.veja bem falava em obra pronta no final do deste ano.agora segundo semestre de 2021.agora desculpa periodo politico e periodo chuvoso.vale do aco pode esquecer deste aeroporto.aeroporto aqui e coisa do passado.o vale do aco teve aeroporto .hoje nao tem mais.”

Ex Funcionário do Aeroporto

30 de outubro, 2020 | 11:23

“Que novela sem fim!
Não sei se é o Zema ou algum Secretário que está querendo mamar essa verba! A mesma foi liberada pelo governo Federal em março de 2019, e de lá pra cá o estado vêm empurrando essa obra com a barriga! Todos os funcionários do aeroporto (Socicam e Azul) foram dispensados em junho, Zema decretou o aeroporto impraticável em plena pandemia, prejudicando os serviços dos aeromédicos que são de extrema importância para a região, prejudicando tbm aos empresários locais que possuem aeronaves,tendo que se deslocarem para Caratinga ou GV ! E absurdamente liberou a pista para a vinda do Presidente a região! Lamentável as decisões e a falta de interesse do governador pelo aeroporto e pela região!”

Joanas

30 de outubro, 2020 | 10:51

“Obras no vale do aco e assim mesmo morosidade anos para iniciar quando inicia vem a desculpa periodo chuvoso .depois vem o periodo seco fica enrolando e com isso e anos e mais anos.cade os politicos do vale do aco pra cobrar esta obra do aeroporto .todos calados nao tem eleicao agora pra deputado por isso fica todos calados.mas quando chega o periodo de eleicao pra deputado ai eles sai da moita dizendo estou preocupado com a situacao do vale do aco.”

Jaime

30 de outubro, 2020 | 10:37

“Regiao sem politicos de verdade e isso ai mesmo talvez daqui alguns anos esta obra sai.como a ponte velha de fabriciano levou 7 anos provavel que o mesmo acontece com o aeroporto .”

Marcelo Costa

30 de outubro, 2020 | 10:14

“Este caso crítico do aeroporto regional, o episódio da ponte velha em Coronel Fabriciano, que esperou por uma reforma durante 7 anos, as repetidas paralisações em obras importantes como a da R$-381 e da MG-760, são sintomas da má representatividade política do Vale do Aço. Essa região sempre esteve má representada, em comparação a outras regiões mineiras.”

Envie seu Comentário