12 de maio, de 2020 | 17:25

Executivo de Ipatinga garante esforço para manter aeroporto aberto

Wôlmer Ezequiel
Atividades no aeroporto estão suspensas desde o dia 25 de marçoAtividades no aeroporto estão suspensas desde o dia 25 de março

Com as atividades paralisadas desde 25 de março devido à pandemia do novo coronavírus e outros fatores combinados, o Aeroporto Regional do Vale do Aço, em Santana do Paraíso, corre o risco de ficar com as portas fechadas até o fim de 2020, após notificação do Governo Estadual, e a reversão da medida é buscada pelo Executivo de Ipatinga, município que é um dos principais demandantes do transporte aéreo.

A interrupção do funcionamento aconteceu, em primeiro lugar, devido ao fato de a companhia Azul, que operava no aeroporto, ter suspendido suas atividades por causa da covid-19, ainda sem comunicar oficialmente a data de retorno das operações, inicialmente projetada para junho. Paralelamente, há uma previsão de reforma no aeroporto, com recursos do Governo Federal, incluindo a construção de hangares e recuperação da pista de pouso.

O início da obra, ao custo de R$ 12,5 milhões, está previsto para o mês de agosto. Contudo, ela sequer foi licitada até o momento, embora o município já tenha sido informado pelo Governo Estadual que o aeroporto será reaberto somente após a conclusão das reformas, em dezembro.

A partir do comunicado do Estado, as gestões do Executivo ipatinguense são no sentido de que o aeroporto não permaneça fechado por tanto tempo, situação que traz muitos prejuízos à região. Segundo o prefeito Nardyello Rocha, algumas reuniões virtuais já foram feitas, com discussões em torno da questão. “Temos mantido contato com algumas lideranças, como a FIEMG, o secretário de Infraestrutura do Estado, Marco Aurélio Barcelos, e empresas privadas da região como Usiminas, Aperam e Cenibra. O aeroporto fechado por tanto tempo é um baque muito grande para a nossa cadeia produtiva, uma vez que os deslocamentos pela principal malha viária, que é a BR-381, também estão bastante comprometidos pela duplicação em andamento. Estamos trabalhando incessantemente para que o Vale do Aço não fique sem acesso algum e tentando viabilizar de todas as formas os recursos para que possamos tocar o nosso aeroporto pelo menos até o início das obras”, concluiu o prefeito.

Já publicado

Obras no Aeroporto Regional têm previsão de início em agosto
Aeroporto Regional pode ficar sem voos até dezembro, afirma Estado
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Comentários

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Deividy Gonçalves dos Santos

13 de maio, 2020 | 11:27

“Como manter um aeroporto em operação se a pista será COMPLETAMENTE REFEITA ?

Falta noção para esses políticos burros no VALE DO AÇO.

Ou eles acham que Aeronaves conseguirão decolar e aterrizar em meio a uma pista de terra, cheia de maquinas ao longo dos 2004m ?

Povo burro.
O ideal era buscar mais recursos para que as obras no terminal também seguisse o ritmo da pista, para em Dezembro possamos ter um Aeroporto descente que possa receber sem restrições aeronaves de grande porte.

Nossos politicos e uma reflexo de nós !”

Claudio Lemes Louzada

12 de maio, 2020 | 17:58

“Acredito que essa interdição prolongada é uma oportunidade única para executar uma obra de caráter definitivo no aeroporto. Basta de remendos e consertos em curtos espaços de tempo. Minas Gerais tem as melhores construtoras e engenharia do Brasil. Fato: As pistas de aeroportos são construídas em CIMENTO PORTLAND, porque com essa tecnologia, a pista dura 21 anos sem manutenção. Já as pistas de asfalto (mole), requerem manutenção a cada 04 anos e, assim em 21 anos, as pistas de asfalto custarão muito mais ao erário do que a pista de CIMENTO PORTLAND. Vale ressaltar que só aeródromos, sem voos comerciais, são construídos de asfalto.
As prefeituras progressistas e com uma maior visão do modal aéreo estão rapidamente aumentando suas pistas de pouso para acomodar a nova geração de jatos. 91% da frota nas aéreas Brasileiras serão de Airbus A320-NEO (foto) e Boeing B737-MAX de 175-220 passageiros e jatos regionais de 135 lugares Embraer E195-E2 e Airbus A220. Assim temos as cidades de Londrina-PARANÁ aumentando sua pista de 2.100 x 45m para 2.370m e resistência do piso para 95 toneladas. A recém-inaugurada em setembro 2019 na cidade de Vitória da Conquista?BAHIA de 2.200 x 45m e 90 toneladas ou Jericoacoara?CEARÁ 2.200 x 45m, a extensão de pista em Porto Seguro?BAHIA de 2.000 para 2.300 x 45m ou ainda a em projeto de Maragogi ? ALAGOAS de 2.200 x 45m e 95 toneladas.
Penso, que o aeroporto da cidade deve urgentemente aumentar a sua pista de 2.000m para 2.300m, assim como, a resistência do piso da pista de aproximadamente 57 toneladas para 95 toneladas. A instalação do voo por instrumento ILS em complemento ao atual GPS também deve ser instalado. Aeroporto Vale do Aço = 2.300 x 45m + 95t + GPS + ILS.
Saudações e bons voos,”

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