07 de outubro, de 2020 | 17:20

Ministério autoriza obras no Aeroporto Regional do Vale do Aço

Alex Ferreira/Arquivo DA
O aeroporto regional está em funcionamento desde 1959 e foi fechado em maio deste ano para reforma O aeroporto regional está em funcionamento desde 1959 e foi fechado em maio deste ano para reforma
O Ministério da Infraestrutura autorizou a emissão da Ordem de Serviço para obras de restauração e sinalização da pista do Aeroporto Regional do Vale do Aço, localizado em Santana do Paraíso. “Serão investidos R$ 13,2 milhões em melhorias, que trarão mais segurança operacional ao aeroporto”, publicou o MInfra.

Os investimentos serão divididos entre a União (91% dos recursos) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (9%). Os recursos do Governo Federal são oriundos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC). Serão realizadas obras de restauração do pavimento da pista de pouso e decolagem, das taxiways, do pátio de aeronaves, além da execução da nova sinalização horizontal das taxiways e do pátio de aeronaves do aeroporto. A previsão de conclusão das obras é no segundo semestre de 2021. O edital não contempla a ampliação do terminal de embarque e desembarque.

O aeroporto regional está em funcionamento desde 1959 e foi fechado em maio deste ano para reforma. Foi construído pela Usiminas, mas desde fevereiro de 2016, está sob gestão do Governo de Minas Gerais. Sua área possui 700 mil metros quadrados, com uma pista de 2.004 metros de extensão e 45 metros de largura. Possui um TPS com capacidade para atender 150 mil passageiros. (Assessoria Especial de Comunicação Ministério da Infraestrutura)

Com Aeroporto Regional fechado, taxistas têm queda de 80% nas corridas, afirma dirigente

Com o Aeroporto Regional do Vale do Aço fechado há mais de cinco meses, um dos setores prejudicados com essa paralisação do movimento de passageiros é o grupo de taxistas que tem ponto para atender no local.
Em entrevista ao Diário do Aço, o taxista e presidente da Associação dos Taxistas do Aeroporto Regional do Vale do Aço, Geraldo Souza Seles, explicou a dificuldade que a categoria enfrenta neste atual cenário. “Nós somos os únicos que atendem no aeroporto. Aquele cliente que nos liga de fora, atendemos também, mas o nosso carro é emplacado em Santana do Paraíso, com isso, não podemos atuar nos pontos fora da cidade, que têm muito movimento”, disse.
Arquivo pessoal
Geraldo Souza faz parte do grupo de taxistas que tem ponto para atender passageiros no Aeroporto Regional do Vale do Aço  Geraldo Souza faz parte do grupo de taxistas que tem ponto para atender passageiros no Aeroporto Regional do Vale do Aço

O taxista destaca que após o fechamento do aeroporto, as dificuldades financeiras da categoria só aumentaram desde então. “Temos que pagar prestações do carro, contas de casa, taxas, impostos e dentre outras despesas. Já estávamos sofrendo com a chegada dos aplicativos de transporte, mas com o fechamento do terminal, ficou ainda mais complicado para nós”, salientou.

Queda
Conforme o presidente da associação, com o aeroporto sem receber voos, houve uma queda de 80% das corridas dos taxistas que atuam nesse local. “Alguns taxistas são aposentados e recebem uma renda mensalmente, o que já ajuda, mas aqueles que não são, passam por uma situação ainda mais difícil. Ao todo, somos 22 taxistas que atuam no aeroporto e estamos aguardando ansiosamente o início da obra na pista do terminal”, lamentou.

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Na solenidade da reativação do alto-forno 1 da Usiminas, que ocorreu no dia 26 de agosto, o governador Romeu Zema chegou a afirmar que a reforma da pista do Aeroporto Regional iria começar em breve, com recurso federal, oriundo do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC). A empresa responsável pela reforma é a LCM Construção e Comércio S/A, que foi vencedora da licitação e já teve o contrato assinado.

Paralisação
No dia 25 de março deste ano, a Azul interrompeu as operações na região devido ao baixo número de passageiros, durante a pandemia de covid-19. Já no dia 1º de maio, o aeroporto foi fechado para a realização da obra definitiva e desde então está sem receber voos comerciais ou executivos.

Seinfra
Procurada pelo Diário do Aço, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), informou, por meio de nota, que o contrato entre a empresa responsável pela reforma e o DER-MG para as obras já está assinado. "O Governo de Minas Gerais aguarda o repasse dos recursos, pela União, para o início das intervenções".

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Recursos para reforma no Aeroporto Regional ainda não foram liberados
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Comentários

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Zoio de Zoiar

08 de outubro, 2020 | 17:02

“Espero que seja feito uma pista de concreto e não de asfalto. O concreto é utilizado principalmente em pátios de estacionamento de aeronaves, mas também encontrado em pistas de pouso e decolagem, taxiways e vias de serviço. Tem maior capacidade de suporte, no entanto, o custo inicial é alto, mas como serão 13,2 milhões "investidos". Por que não fazer o melhor ? É sabido que a pista de pouso e decolagem de asfalto possui um menor custo inicial e facilidade de manutenção com liberação rápida da pista, porém está mais sujeito a deformações plásticas exigindo manutenção mais frequente, e esse calor do Vale do Aço tem tudo para contribuir para esses agravantes na pista de asfalto. Espero que seja feito o melhor e que voltemos a ter voo aqui no aeroporto de Santana do Paraíso, mas com preço justo e competitivo.”

Jane

08 de outubro, 2020 | 15:18

“!3,2 milhões. Vamos escrever por extenso... treze milhões e duzentos mil reais
com dinheiro do pagador de impostos brasileiros...
o valor é alto demais e desproporcional e este aeroporto nem vai ter torre de controle ou receber voos de grandes aeronaves. praticamente o tamanho do Santos Dumont no Rio e recebe um voo caríssimo de BH...
Um milhão e trezentos e vinte mil reais (1.320.00,00) já é caro demais para o que se propõem.
Espero ver uma errata e dizerem que erraram...
Isto para uma empreiteira que provavelmente vai contratar um monte de gente com salário mínimo...
Chama a auditoria... vamos comparar com obras semelhantes em países parecidos... muito caro...”

Boa Tarde

08 de outubro, 2020 | 13:20

“Porque tanto dinheiro e tanto demora pra fazer este remendo no aeroporto.”

Juca

08 de outubro, 2020 | 10:31

“Quer dizer que se a obra sair o aeroporto so vai funcionar segundo simestre de 2021 ou seja daqui um ano.e fazer o povo do vale do aco de otario mesmo .quem precisa de usar o aeroporto .tem que esperar mais um ano.”

Anônimo

08 de outubro, 2020 | 09:18

“Os taxistas reclamam, mas "enfiam a faca" sem dó nos passageiros que chegam a Ipatinga. Certa vez paguei 60 reais do aeroporto até o centro de Ipatinga. O Uber cobra 15 reais.”

Jeferson

08 de outubro, 2020 | 08:50

“13 milhões para restaurar pavimento e colocar sinalização? ta de brincadeira né?”

Joanas

07 de outubro, 2020 | 17:42

“Falava que a previsao de termino das obras seria dezembro.agora so segundo semestre de 2021.talvez seria melhor acabar com este aeroporto e plantar eucalipto neste aeroporto e assim acabava este papo de obra de aeroporto.a cenibra precisa de muito eucalipto talvez seria mais vantajoso plantar eucalipto em toda aerea do aeroporto.”

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