Expo Usipa 2024 02 - 728x90

12 de setembro, de 2020 | 10:00

Recursos para reforma no Aeroporto Regional ainda não foram liberados

Arquivo DA
Todas as fases da obra na pista do Aeroporto Regional serão fiscalizadas pela Secretaria Nacional de Aviação CivilTodas as fases da obra na pista do Aeroporto Regional serão fiscalizadas pela Secretaria Nacional de Aviação Civil

Após 16 dias do anúncio do governador Romeu Zema de que as obras no Aeroporto Regional do Vale do Aço, em Santana do Paraíso, iriam começar em breve, até o momento os repasses de recursos da União para a reforma não foram liberados. A informação foi confirmada ao Diário do Aço, nesta sexta-feira (11), pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra). A expectativa é que as obras no terminal tenham início em outubro e sejam concluídas até dezembro deste ano.

Na solenidade da reativação do Alto-Forno 1 da Usiminas, que ocorreu no dia 26 de agosto, Romeu Zema chegou a afirmar que a reforma da pista do Aeroporto Regional iria começar em breve, por meio de recurso federal, do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), num montante que passa de R$ 11,4 milhões. No entanto, em nota, a Seifra informou que “o governo estadual aguarda o repasse dos recursos, pela União, para o início das intervenções”.

Contrato assinado

Ainda conforme a Seinfra, o contrato entre a empresa e o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER-MG) para as obras já está assinado. A empresa responsável pela reforma é a LCM Construção e Comércio S/A, que foi vencedora da licitação, conforme já divulgado pelo Diário do Aço.

Operações da Azul

No dia 3 deste mês, a Azul Linhas Aéreas informou que vai planejar a retomar suas operações (suspensas no dia 26 de março) em Santana do Paraíso somente após a confirmação do começo da reforma da pista do aeroporto. “Estamos recuperando mês a mês a nossa malha, voltando a voar para diversas cidades e cumprindo todos os protocolos de higiene e medidas sanitárias. Hoje, por mais que seja o nosso desejo, voltar a voar no Vale do Aço não traz eficiência à nossa operação, já que retomaríamos as frequências e logo precisaríamos interrompê-las para as obras. Por isso, aguardamos ansiosos pelo início das obras ainda em outubro e pela fidelidade ao calendário de reformas, para que possamos voltar à cidade no início do ano que vem, conectando o Vale do Aço e região a toda a malha nacional e internacional da Azul”, afirmou Marcelo Bento Ribeiro, diretor de Relações Institucionais da Azul.

Obras

No aeródromo, será feita a restauração do pavimento da pista de pouso e decolagem, da área de taxiamento, do pátio de aeronaves, além da execução de uma nova sinalização horizontal das áreas mencionadas. Todas as fases da obra serão fiscalizadas pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). A expectativa é que sejam entregues em dezembro de 2020.

Nova administradora

Na mesma visita que fez a Ipatinga no último mês, o governador Romeu Zema também anunciou que a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) será a nova responsável pela administração do Aeroporto Regional do Vale do Aço. O contrato com a Socicam, que até então administrativa o equipamento, foi encerrado no dia 23 de agosto. Com esse novo contrato, o aeroporto permanece sob controle do Estado de Minas Gerais e com operação aos cuidados da Infraero, que será uma prestadora de serviços.

Já publicado

Azul planeja retomar voos em Ipatinga ao fim das obras de melhoria do aeroporto
Obras na pista do Aeroporto Regional devem começar em setembro
Homologada licitação para obras do Aeroporto Regional
Processo de licitação das reformas do Aeroporto Regional tem nova etapa
Classificação provisória para obras no Aeroporto Regional é definida
Processo licitatório para obras do Aeroporto Regional tem nova etapa
Situação do Aeroporto Regional preocupa setores da indústria e comércio
Aeroporto Regional permanecerá fechado até o fim do ano
Disponibilizado o edital para obras do Aeroporto Regional do Vale do Aço
Ministério da Infraestrutura autoriza licitação para obras no Aeroporto Regional
Estado negocia com Infraero para administrar o Aeroporto Regional
Executivo de Ipatinga garante esforço para manter aeroporto aberto
Obras no Aeroporto Regional têm previsão de início em agosto
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Joanas

12 de setembro, 2020 | 16:15

“Talvez estamos esperando um dinheiro que nao existe .como neste pais dinheiro de obra desaparece.sera que vai sair este recurso.”

Envie seu Comentário