CADERNO IPATINGA 2024

03 de setembro, de 2020 | 15:30

Azul planeja retomar voos em Ipatinga ao fim das obras de melhoria do aeroporto

Alex Ferreira
Companhia aérea não opera na região desde março, quando interrompeu os voos por causa da queda de clientes devido à pandemia de covid-19Companhia aérea não opera na região desde março, quando interrompeu os voos por causa da queda de clientes devido à pandemia de covid-19

A Azul Linhas Aéreas informou nesta quinta-feira (3) que planeja retomar suas operações em Ipatinga somente após a conclusão da reforma da pista do Aeroporto Regional do Vale do Aço, localizado em Santana do Paraíso. A volta dos voos regulares da companhia, no entanto, está sujeita ao início da restauração do pavimento da pista e das novas sinalizações ainda em outubro.

A obra de reforma da pista do aeroporto será feita com dinheiro federal, do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), num montante de cerca de R$ 12 milhões. O contrato entre a empresa e o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) para as obras já está assinado. O Governo Estadual aguarda o repasse dos recursos, pela União, para o início das intervenções.

“Estamos recuperando mês a mês a nossa malha, voltando a voar para diversas cidades e cumprindo todos os protocolos de higiene e medidas sanitárias. Hoje, por mais que seja o nosso desejo, voltar a voar no Vale do Aço não traz eficiência à nossa operação, já que retomaríamos as frequências e logo precisaríamos interrompê-las para as obras. Por isso, aguardamos ansiosos pelo início das obras ainda em outubro e pela fidelidade ao calendário de reformas, para que possamos voltar à cidade no início do ano que vem, conectando o Vale do Aço e região a toda a malha nacional e internacional da Azul”, afirma Marcelo Bento Ribeiro, diretor de Relações Institucionais da Azul.

Antes da pandemia, Ipatinga respondia por, em média, cinco voos diários da Azul para Belo Horizonte, que movimentavam cerca de 15 mil clientes ao mês, destacou a companhia aérea. Sem as operações regulares, os clientes do Vale do Aço ficam dependentes de longas viagens rodoviárias até Governador Valadares ou a capital mineira para embarcar em voos aos seus destinos finais.

Obras

No aeródromo, será feita a restauração do pavimento da pista de pouso e decolagem, da área de taxiamento, do pátio de aeronaves, além da execução de uma nova sinalização horizontal das áreas mencionadas. Todas as fases da obra serão fiscalizadas pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). A expectativa é que sejam entregues em dezembro de 2020.

Nova administradora

Em visita a Ipatinga no dia 26 de agosto, o governador Romeu Zema anunciou que a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) será a nova responsável pela administração do Aeroporto Regional do Vale do Aço. O contrato com a Socicam, que até então administrativa o equipamento, foi encerrado no dia 23 do último mês.
Com esse novo contrato, o aeroporto permanece sob controle do Estado de Minas Gerais e com operação aos cuidados da Infraero, que será uma prestadora de serviços.

Histórico

Em fevereiro de 2019, a Azul Linhas Aéreas comunicou ao Governo de Minas a paralisação das atividades no aeroporto, devido às más condições da pista.

Em função disso, a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), por meio do DER-MG, realizou as intervenções emergenciais, que foram entregues em abril de 2019, para que o aeroporto continuasse operando até a viabilização das obras definitivas.

Na ocasião, foi anunciada a parceria com o Governo Federal para a recuperação definitiva da pista, por meio de recursos do FNAC.

No dia 25 de março, a Azul interrompeu as operações na região devido ao baixo número de passageiros, durante a pandemia de covid-19.

O aeroporto foi novamente fechado no dia 1º de maio para a realização da obra definitiva. A licitação foi publicada no dia 15 daquele mês e a assinatura com a empresa vencedora (LCM Construção e Comércio S/A), assinada em 14 de agosto.

Já publicado

Infraero será a nova administradora do Aeroporto Regional, afirma Romeu Zema
Já publicado

Obras na pista do Aeroporto Regional devem começar em setembro
Homologada licitação para obras do Aeroporto Regional
Processo de licitação das reformas do Aeroporto Regional tem nova etapa
Classificação provisória para obras no Aeroporto Regional é definida
Processo licitatório para obras do Aeroporto Regional tem nova etapa
Situação do Aeroporto Regional preocupa setores da indústria e comércio
Aeroporto Regional permanecerá fechado até o fim do ano
Disponibilizado o edital para obras do Aeroporto Regional do Vale do Aço
Ministério da Infraestrutura autoriza licitação para obras no Aeroporto Regional
Estado negocia com Infraero para administrar o Aeroporto Regional
Executivo de Ipatinga garante esforço para manter aeroporto aberto
Obras no Aeroporto Regional têm previsão de início em agosto
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Robert

04 de setembro, 2020 | 15:04

“pessoal que esta ai reclamando da demora são mesmo que disse que Brasil ta mudando. kkkkkkkkkkk”

Joanas

03 de setembro, 2020 | 18:27

“O povo do vale aco pode ir perdendo a esperanca deste tampa buraco na pista do aeroporto .esperando liberar dinheiro provavel que este dinheiro ja foi desviado.”

Zha

03 de setembro, 2020 | 17:55

“Essa reforma é um exemplo da morosidade,da burocracia nos governos.
Uma simples meia sola, demorar tanto para ser realizada. E pelo visto não sairá este ano, demonstrando a falta de representatividade política da região.”

Joanas

03 de setembro, 2020 | 16:47

“O pior disto a obra nunca sai.e mes tal depois outro mes .o ano esta acabando e nada de comecar o remendo na pista.daqui a pouco entra periodo chuvoso e ai.os governantes deve pensar que o povo do vale do aco sao otarios e podemos fazer falsas promessas pra eles e ta tudo certo.”

Envie seu Comentário