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26 de agosto, de 2020 | 16:40

Infraero será a nova administradora do Aeroporto Regional, afirma Romeu Zema

Wellington Fred
Governador de Minas Gerais ainda declarou que as obras de reparo da pista do aeroporto serão iniciadas em breveGovernador de Minas Gerais ainda declarou que as obras de reparo da pista do aeroporto serão iniciadas em breve

Em solenidade de reativação do alto-forno 1 da Usiminas, na manhã desta quarta-feira (26), em Ipatinga, o governador Romeu Zema anunciou que a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) será a nova responsável pela administração do Aeroporto Regional do Vale do Aço, em Santana do Paraíso. O contrato com a Socicam, que até então administrativa o equipamento, foi encerrado no último dia 23. Com esse novo contrato, o aeroporto permanece sob controle do Estado de Minas Gerais e com operação aos cuidados da Infraero, que será uma prestadora de serviços.

A obra de reforma da pista do aeroporto será feita com dinheiro federal, do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), num montante de cerca de R$ 12 milhões. O contrato entre a empresa e o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) para as obras já está assinado. O Governo aguarda o repasse dos recursos, pela União, para o início das intervenções.

No local, será feita a restauração do pavimento da pista de pouso e decolagem, da área de taxiamento, do pátio de aeronaves, além da execução de uma nova sinalização horizontal das áreas mencionadas. Todas as fases da obra serão fiscalizadas pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). A expectativa é que sejam entregues em dezembro de 2020.

A recuperação definitiva da pista do aeroporto é uma antiga demanda da região, já que o equipamento tem grande importância para a geração e manutenção de negócios no Vale do Aço, onde se concentram indústrias como Usiminas, Cenibra, Aperam e ArcelorMittal, cadeia produtiva do setor metalomecânico, mineração, entre outros. “As obras contribuirão no processo de recuperação e desenvolvimento econômico da região e de Minas Gerais”, firmou o governador.

A reforma, entretanto, não abrangerá a ampliação do terminal de passageiros (salas de espera, embarque e desembarque), o que manterá limitadas as operações no aeroporto, com aeronaves cuja capacidade seja abaixo de 100 passageiros.

Histórico

Em fevereiro de 2019, a companhia aérea Azul Linhas Aéreas comunicou ao Governo de Minas a paralisação das atividades no aeroporto, devido às más condições da pista.

Em função disso, a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), por meio do DER-MG, realizou as intervenções emergenciais, que foram entregues em abril de 2019, para que o aeroporto continuasse operando até a viabilização das obras definitivas.

Na ocasião, foi anunciada a parceria com o Governo Federal para a recuperação definitiva da pista, por meio de recursos do FNAC.

No dia 25 de março, a Azul interrompeu as operações na região devido ao baixo número de passageiros, durante a pandemia de covid-19.

O aeroporto foi novamente fechado no dia 1º de maio para a realização da obra definitiva. A licitação foi publicada no dia 15 daquele mês e a assinatura com a empresa vencedora (LCM Construção e Comércio S/A), assinada em 14 de agosto.

“Não podemos tratar como criminosa empresa que gera emprego”

Em seu pronunciamento durante a solenidade realizada em Ipatinga, o governador Zema lembrou que o ano começou com tragédias, como a da mineração em Brumadinho e seguiu-se em março com os efeitos da pandemia de covid-19. “Mas está na hora de falar em boas notícias. É cedo para comemorar, mas temos mostras, sinais claros, que os números da pandemia em relação a casos positivos e óbitos estão em declínio. Tudo indica que o pior já ficou par atrás”, afirmou.

O governador também reafirmou que o Estado possui o menor índice de óbitos no Brasil. “Mineiro é criterioso, desconfiado, fez o distanciamento social e, em resumo, Minas foi o estado que melhor conduziu as ações”, enfatizou ele, que também destacou uma série de investimentos, que somam R$ 100 milhões. “São pequenas obras, mas que geram empregos e desenvolvimento, nesse momento”, observou.

“Queremos simplificar processos para quem quer investir no estado, em relação a questões tributárias e sem criminalizar a atividade produtiva. Claro que precisamos dar condições dignas para quem trabalha e proteção ao meio ambiente, mas tratar como criminosa uma empresa que gera emprego, isso temos que mudar”, concluiu, sob aplausos dos presentes.

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Comentários

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Gilmar

27 de agosto, 2020 | 20:40

“Se está ruim, se preparem para o pior, a infraero e o pior órgão público do mundo, má gestão. Peguem um exemplo do aeroporto de Congonhas SP.”

Deividy Gonçalves dos Santos

27 de agosto, 2020 | 09:28

“Governo do estado de Minas Gerais - A VERGONHA DA NAÇÃO

Do que adianta Reformar a pista de forma definitiva ( pista com capacidade para suportar grandes aeronaves da aviação domestica como B737-8 para ate 186 assentos, A320 para até 199 assentos e A321 para ate 220 assentos) e ter um terminal que não seja equivalente limitando as operações no aeroporto até 100 passageiros ?

Isso quer dizer que, continuaremos em atraso - fora na malha domestica nacional, sem perspectivas de melhorias, novos voos, destinos e o mais importante - CONCORRÊNCIA

Enquanto isso, assistimos regiões de menor representatividade econômica Brasil afora, e com menor população inclusas na malha domestica voando com os B737 d GOL, A319/320 da LATAM e ainda com E90/95 A320 da AZUL como Jaguaruna/SC, Chapecó/SC, Passo Fundo/RS, Cascavel/PR, Sinop/MT, Dourados/MS, Vitoria da Conquista/BA, Cruzeiro do Sul/AC, Santarem/PA, Imperatriz/MA e Ipatinga/Vale do Aço com seus quase 800 mil habitantes em plenos anos 2020 ainda a mercê de ATR72.

Vergonha de ser mineiro!!!”

Rodrigo Alexandrino

27 de agosto, 2020 | 05:45

“DER fazendo reparos em pista de aeroporto? Sò pode ser piada pronta. Procura saber o que eles fizeram no parque nacional da Serra do cipó. Vão e vejam a portaria do retiro. Vergonha!”

Jose Martins Nogueira

26 de agosto, 2020 | 21:34

“Bem que podiam incluir nessa reforma do aeroporto uma passarela/viaduto sobre o berço ferroviario da Vale do rio doce. Aquilo nao existe,apeasr de ja existir a varios anos.”

Joanas

26 de agosto, 2020 | 17:51

“Aguardando o repasse do dinheiro pelo governo federal. Sera que este dinheiro sai mesmo?cada dia o povo do vale do aco nao acredita se este remendo no aeroporto sai de verdade.”

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