01 de fevereiro, de 2022 | 19:00
Desvio na BR-381 em Nova Era passará por vistoria nesta quarta-feira
Enviada por leitor
As obras no desvio do trecho do km 321, da BR-381, em Nova Era, foram iniciadas no dia 26 de janeiro
Notícia atualizada às 9h de 2/2 
São grandes as expectativas de uma liberação, em breve, do desvio no trecho do km 321, da BR-381, em Nova Era. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirmou ao Diário do Aço, nesta terça-feira (1), que ainda não há uma data marcada para isso ocorrer, oficialmente.
Entretanto, há uma vistoria programada para esta quarta-feira (2/2) e pode sim, definir uma liberação paliativa do tráfego no local. Desde o dia 14 de janeiro, o trecho está totalmente interditado devido ao deslocamento da encosta que destruiu o asfalto por mais de 100 metros.
Em nota enviada ao Diário do Aço, o Dnit informou que as obras do desvio foram iniciadas no dia 26 de janeiro, com expectativa de conclusão até meados de fevereiro.
Expectativa
Apesar da liberação não ter sido confirmada oficialmente, há ainda expectativa de diversas pessoas que isto ocorra ainda esta semana, antes mesmo da aplicação do asfalto sobre a brita no desvio. Tal medida iria atender à necessidade dos motoristas com destino à capital mineira, já que há quase 20 dias precisam buscar rotas alternativas, o que tem aumentado consideravelmente o tempo da viagem entre Belo Horizonte e o Vale do Aço, inclusive causando danos econômicos com prejuízos à produtividade das empresas que dependem do transporte de insumos pela rodovia.
BR-262
Também o trecho do km 96 da BR-262, em Abre Campo, que está interditado desde o dia 23 de janeiro por causa de uma erosão no local, ainda não tem previsão para sua liberação. A rodovia na Zona da Mata era usada como parte da rota alternativa para cargas e ônibus no acesso entre Belo Horizonte e o Vale do Aço, após a interdição da BR-381.
Raul Soares
Com a interdição do km 96 da BR-262, a administração municipal de Raul Soares teve que proibir o tráfego de caminhões com mais de 20 toneladas em suas ruas, para acesso a MG-329, estrada que liga a BR-262 a BR-116 em Caratinga, via Bom Jesus do Galho. Isso ocorreu porque Raul Soares começou a receber um tráfego intenso de caminhões, e o município não tem condições de infraestrutura para isso.
Timóteo
Além de Raul Soares, Timóteo decidiu, no dia 17 de janeiro, restringir o tráfego de veículos de grande porte em suas ruas, já que a rota da MG-760 (São José do Goiabal a Cava Grande) e MG-425, de Cava Grande a Timóteo, passou a ser usada como alternativa para entrar e sair do Vale do Aço. Por causa disso, caminhões, carretas, bitrens e ônibus não podem passar, já que as ruas da sede do município, em especial um trecho da avenida Acesita, no bairro Ana Rita, não aguentaria o trafego pesado. Há exceção para veículos de passeio, furgões e vans, além dos veículos com cargas de produtos de primeira necessidade para abastecer a região.
Antônio Dias
A administração municipal de Antônio Dias também anunciou, no dia 18 de janeiro, que o tráfego da estrada do distrito de Hematita, que liga a BR-381 a Santa Maria de Itabira, seria permitido somente para veículos leves. Isso ocorreu por causa dos transtornos criados com o fechamento da BR-381 no Km 321 em Nova Era. A estrada, marcada por ladeiras e curvas, virou um caos em vários pontos, não sendo possível passar, ao mesmo tempo, dois veículos em direções opostas.
Rota indicada
Diante dessas interdições e bloqueios, o Dnit orienta que veículos com cargas acima de 20 toneladas, no sentido BH ao Vale do Aço, devem seguir da capital mineira pela BR-040, depois para Leopoldina seguir pela BR-267, passar pela BR-116 sentido a Caratinga e seguir para a BR-458 para chegar a Ipatinga. A rota tem 652 quilômetros e o tempo de viagem é calculado em mais de dez horas. Ou seja, três vezes mais distante que a original, via BR-381, em Nova Era, que tem cerca de 220 quilômetros entre Ipatinga e BH.
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