CADERNO IPATINGA 2024

18 de janeiro, de 2022 | 06:23

Tráfego é fechado para caminhões na estrada de Hematita, Antônio Dias

Enviada por leitor
Usuários da estrada de Hematita, Antônio Dias, dizem que via rural ficou intransitável depois do fechamento da BR-381 e trânsito foi fechado hoje para caminhões e carretasUsuários da estrada de Hematita, Antônio Dias, dizem que via rural ficou intransitável depois do fechamento da BR-381 e trânsito foi fechado hoje para caminhões e carretas

Com danos provocados pelo período chuvoso, a estrada do distrito de Hematita, em Antônio Dias, que dá acesso a Santa Maria de Itabira, tem sido utilizada como alternativa de tráfego entre o Vale do Aço e Belo Horizonte. Caminhoneiros que desconhecem a estrada têm se aventurado pela via estreita e com crateras nas laterais, provocadas por erosão.

Por causa dos transtornos criados, com o fechamento da BR-381 no Km 321 em Nova Era, a estrada marcada por ladeiras e curvas, virou um caos desde sexta-feira passada. Em vários pontos não é possível passar, ao mesmo tempo, dois veículos em direções opostas.

A administração municipal de Antônio Dias anunciou que a partir desta terça-feira (18/1), o tráfego da estrada do distrito de Hematita, que liga a BR-381 a Santa Maria de Itabira será permitido somente para veículos leves.

Veja a atualização:
Ministério da Infraestrutura estima prazos para liberar desvio na BR-381

Também foi anunciado que será dada sequência à manutenção que já vinha sendo feita na estrada, para reparar os pontos que tiveram estragos com a chuva, inclusive em pontes.

"Estará no local uma equipe para informar e orientar os usuários da via. Contamos com a colaboração e compreensão de todos os motoristas, evitando assim acidentes", conclui a nota.
Veja também:
-Passageiros de ônibus do Vale do Aço devem ficar atentos para viajar a Belo Horizonte
-Sem condições de suportar cargas pesadas, Timóteo fecha avenida Acesita para tráfego de carretas e ônibus

Sem previsão de liberar desvio

Enquanto isso, equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes atuam na área onde a BR-381 foi interrompida, com o deslizamento de um talude, nas proximidades do restaurante Siribi Colonial. Não há, até a manhã desta terça-feira, previsão de liberação do desvio que deverá ser construído no local.

A Polícia Rodoviária Federal publicou, na manhã de hoje, um alerta aos motoristas para que, ao procurarem rotas alternativas, se informem sobre a capacidade da estrada:



Desde o começo da interdição da BR-381 o município vinha alertando que estrada rural não suportava veículos com cargas pesadas Desde o começo da interdição da BR-381 o município vinha alertando que estrada rural não suportava veículos com cargas pesadas


Rotas alternativas



Para quem precisa se locomover entre o Vale do Aço e Belo Horizonte (inclusive veículos com cargas) há dois caminhos possíveis:

BR-458 até o entroncamento com a BR-116, depois Caratinga e o distrito de Realeza, em Manhuaçu, depois BR-262 sentido a Abre Campo, Raul Soares e entroncamento com a BR-381 em João Monlevade. Esse percurso de Ipatinga a BH tem 421 quilômetros.

outra rota também, com estradas em meio a serras e muitas curvas, mas também possível de receber tráfego pesado, via Belo Oriente/Guanhães/Itabira. Esse trajeto tem 396 quilômetros entre Ipatinga e a capital mineira.

Apenas para veículos de pequeno porte é possível fazer rotas alternativas por dentro da cidade de Nova Era/Santana do Alfié/Antônio Dias, ou a estrada rural da Prainha/Hematita/Itabira, todas por estradas de terra e, em alguns lugares com precariedade por causa das chuvas dos dias anteriores.



Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

William Rodrigues Rocha

19 de janeiro, 2022 | 08:16

“Na estrada de acesso a Hematita caminhões estão usando a via durante a madrugada e hoje por volta das 07 horas tem a carreta bloqueando parte da estrada, que durante a descida perdeu controle e bateu no barranco.”

Joseph

18 de janeiro, 2022 | 08:42

“Só se ouve falar que as rodovias foram bloqueadas, o povo gosta muito de impedir as coisas, de impedir o progresso, mas se esquece que a conta pelo prejuízo dessas atitudes vão cair no bolso de cada um de nós.”

Envie seu Comentário