17 de janeiro, de 2022 | 08:51

Sem condições de suportar cargas pesadas, Timóteo fecha avenida Acesita para tráfego de carretas e ônibus

Bloqueios nas entradas da cidade impedem passagem de caminhões, carretas e ônibus; medidas visam evitar colapso em ruas sem infraestrutura para cargas na sede do município

Divulgação
Bloqueio de cargas pesadas entrou em vigor no começo da manhã desta segunda-feira (17)Bloqueio de cargas pesadas entrou em vigor no começo da manhã desta segunda-feira (17)

Com o fechamento da BR-381 em Nova Era, por causa de um deslizamento de talude, que destruiu a pista no Km 321, a rota da MG-760 (São José do Goiabal a Cava Grande) e MG-425, de Cava Grande a Timóteo passou a ser usada como alternativa para entrar e para sair do Vale do Aço.

Entretanto, as ruas apertadas em Timóteo entraram em colapso com o escoamento do tráfego da rodovia. Em especial, um trecho da avenida Acesita, entre os bairros Centro Sul e Ana Rita, não suportaria a demanda, pois é construído em uma encosta protegida por um gabião.

Por causa disso, entrou em vigor hoje um bloqueio de tráfego de veículos pesados, caminhões, carretas, bitrens e ônibus não podem passar. Só podem trafegar pelo trecho da avenida Acesita em Timóteo, veículos de passeio, furgões e vans. As empresas de ônibus, como a viação Presidente, que usava o trecho, foram comunicadas oficialmente domingo (16) a respeito da interdição.

Conforme o governo municipal há dois bloqueios para veículos pesados. Um está em Cava Grande e outro na rotatória da Ponte Nova, entre Coronel Fabriciano e Timóteo, em direção ao bairro Santa Maria.
Divulgação
Outro bloqueio está em vigor no distrito de Cava Grande, para cercar cargas vindas pela MG-760Outro bloqueio está em vigor no distrito de Cava Grande, para cercar cargas vindas pela MG-760

Caminhões carretados e carretas só podem passar sentido ao bairro Limoeiro/Distrito Industrial, ou sentido a portaria da Aperam/Emalto.

A ligação da MG-760 à BR-381, por meio de uma nova estrada é uma expectativa antiga. Em agosto de 2021 o Diário do Aço publicou a notícia Variante da MG-760 em Timóteo permanece sem solução em que alertava para os problemas que a pavimentação da rodovia sem a construção da variante iria provocar no trânsito em Timóteo.

Sem previsão de liberar desvio



Neste domingo um acesso que foi construído no local do deslizamento da BR-381, em Nova Era teve que ser bloqueado. A estrada foi aberta para que serviços fossem executados no local, mas em pouco tempo ficou lotado de veículos nos dois sentidos.

A informação no local é que não há estabilidade suficiente para permitir o tráfego no caminho aberto. A estrada é usada apenas para estudos na área atingida.
Alex Ferreira/Arquivo DA
Entre os pontos críticos da rota alternativa, avenida Acesita apresenta esse trecho sem condições de receber veículos com cargas acima de 10 toneladas Entre os pontos críticos da rota alternativa, avenida Acesita apresenta esse trecho sem condições de receber veículos com cargas acima de 10 toneladas

Rotas alternativas

Para quem precisa se locomover entre o Vale do Aço e Belo Horizonte (inclusive veículos com cargas) há dois caminhos possíveis:

BR-458 até o entroncamento com a BR-116, depois Caratinga e o distrito de Realeza, em Manhuaçu, depois BR-262 sentido a Abre Campo, Raul Soares e entroncamento com a BR-381 em João Monlevade. Esse percurso de Ipatinga a BH tem 421 quilômetros.

outra rota também, com estradas em meio a serras e muitas curvas, mas também possível de receber tráfego pesado, via Belo Oriente/Guanhães/Itabira. Esse trajeto tem 396 quilômetros entre Ipatinga e a capital mineira.

Para veículos de pequeno porte é possível fazer rotas alternativas por dentro da cidade de Nova Era/Santana do Alfié/Antônio Dias, ou a estrada rural da Prainha/Piçarrão/Itabira, todas por estradas de terra e, em alguns lugares com precariedade por causa das chuvas dos dias anteriores.

Divulgação
Polícia Militar atua no reforço da fiscalização do limite de cargas em direção a TimóteoPolícia Militar atua no reforço da fiscalização do limite de cargas em direção a Timóteo

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Antonio

17 de janeiro, 2022 | 12:27

“E precisou acontecer isso pra que os políticos acordem pra investimentos em infraestruturas e logística. Lembrando: A BR 760, está sendo asfaltada. Onde acham que o tráfego irá passar?? JUSTAMENTE, onde está sendo utilizado agora. Acorda, políticos....”

Frederico

17 de janeiro, 2022 | 11:25

“Timóteo,fez certo,mas por outro lado falhou com nossos irmãos que usam as carretas,pois este impedimento tinha que ser feito em São José do Goiabal mesmo,para não chegarem até Timóteo,e terem que retornar com suas cargas,gerando prejuízo de modo geral.”

Envie seu Comentário