26 de janeiro, de 2022 | 11:00

Rotas indicada pelo Dnit para cargas fazem aumentar em três vezes trajeto entre o Vale do Aço e Belo Horizonte

Com estradas em colapso na região de Guanhães, limitação de cargas em Timóteo e Raul Soares, veículos pesados precisam dar a volta por Leopoldina e percurso é de 652 quilometros

Reprodução
A nova rota Ipatinga/Belo Horizonte para veículos pesados, indicada pelo Dnit, tem uma distância de 652 quilômetrosA nova rota Ipatinga/Belo Horizonte para veículos pesados, indicada pelo Dnit, tem uma distância de 652 quilômetros

Entrou em vigor nesta terça-feira (25), restrição adotada pela administração municipal de Raul Soares, para proibir o tráfego de caminhões acima de 20 toneladas em suas ruas, para acesso à MG-329, estrada que liga a BR-262 à BR-116 em Caratinga, via Bom Jesus do Galho. Com isso, os motoristas de veículos com carga terão que fazer uma nova rota entre o Vale do Aço e a capital mineira, que tem uma distância três vezes maior que o trajeto original, passando por Nova Era via BR-381.

A rota por Raul Soares passou a ser usada a partir do meio-dia de segunda-feira (24), quando a BR-262 foi fechada em Abre Campo, no Km 69, onde trincas de grande extensão se formaram na pista e há risco de deslizamento de um talude, semelhante ao que ocorreu no Km 321 da BR-381 no último dia 14.

O caos tomou conta das ruas apertadas e calçadas com paralelepídos em Raul Soares. Em menos de 12 horas, o governo local se viu obrigado a adotar as medidas restritivas de circulação de cargas. Um laudo apontou o risco até para residências, com a movimentação de carretas nas ruas.

Enquanto para a BR-262 não há previsão de liberação de um desvio, para a BR-381 em Nova Era foi anunciado nesta quarta-feira (26), a previsão de conclusão de um desvio em até 20 dias. A empreiteira já foi definida e realiza trapalhos de topografia no local.

Nova rota

Com a medida do governo de Raul Soares, que entrou em vigor nesta terça-feira, ficou proibindo o tráfego de caminhões e carretas em suas ruas. Agora, os motoristas de veículos com mais de 20 toneladas deverão utilizar uma nova rota.

Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), cargas no sentido BH ao Vale do Aço, devem seguir da capital mineira a Juiz de Fora pela BR-040, depois para Leopoldina seguir pela BR-267, passar pela BR-116 sentido a Caratinga e seguir para a BR-458 para chegar a Ipatinga. Essa mesma rota vale para o sentido contrário.

Três vezes mais longo

Conforme apurado pelo Diário do Aço, a nova rota entre Ipatinga e BH (para caminhões acima de 20 toneladas) tem 652 quilômetros de distância, com o tempo de viagem calculado em mais de 10 horas. Essa rota é três vezes mais distante que a original, via BR-381, em Nova Era, que tem cerca de 220 quilômetros de distância entre Ipatinga e BH.
A outra rota, mais curta, é via Itabira/Guanhães/Belo Oriente, mas as estradas não têm acostamento e são marcadas por descidas e subidas acentuadas, com curvas em meio às serras.

Trânsito intenso

O comunicado oficial de Raul Soares explica que a decisão de vetar o tráfego de caminhões acima de 20 toneladas foi tomada após o elevado número de veículos pesados surgirem nas ruas da cidade em busca de rota alternativa, depois da total interdição da BR-262, em Abre Campo, situação agravada com a interdição da BR-381 em Nova Era.

O comunicado oficial cita um laudo técnico, segundo o qual, a cidade não tem condições viárias e estruturais para receber o fluxo (que pode inclusive abalar estruturas de casas e prédios ao longo da avenida) e que há orientação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para usarem outras rotas para veículos de carga.

Decisão
Diante do atual cenário, o prefeito de Raul Soares, Dr. Américo (PV), publicou o decreto nº 726/2022, que “proíbe o trânsito de veículos com peso bruto total superior a 20 toneladas na cidade, exceto para carga e descarga a partir deste 25 de janeiro de 2022”, detalha o documento.

Rota para Vitória

Os veículos de grande porte que forem fazer a rota sentido Belo Horizonte/Vitória, devem trafegar de BH a Juiz de Fora pela BR-040, depois pegar a pista sentido a Leopoldina, na Zona da Mata mineira pela BR-265, subir em direção a Realeza pela BR-116 e pegar novamente a BR-262 sentido a Manhuaçu/Vitória.

Blitz noturna em Timóteo

Timóteo, outra cidade impactada pelo caos no trânsito urbano, gerado com a interdição de duas das principais rodovias na região, já tinha adotado a medida de proibir o tráfego de carretas e veículos pesados nas vias do município e anunciou esta semana que intensificou a fiscalização do cumprimento da norma, agora, com blitz noturna. Há placas e faixas avisando sobre a proibição no trevo da MG-760, na BR-262 em São José do Goiabal.
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