25 de janeiro, de 2022 | 07:31

Tráfego urbano entra em colapso e Raul Soares fecha passagem de caminhões e carretas

Eviada por leitor
A partir desta terça-feira (25), só podem passar por Raul Soares em direção ao Vale do Aço, veículos com até 20 toneladas A partir desta terça-feira (25), só podem passar por Raul Soares em direção ao Vale do Aço, veículos com até 20 toneladas

A administração municipal de Raul Soares estabeleceu medida para vetar o tráfego de carretas em suas ruas, para acesso à MG-329, estrada que liga a BR-262 à BR-116 em Caratinga, via Bom Jesus do Galho.

A rota passou a ser usada desde o meio dia de segunda-feira, quando a BR-262 foi fechada em Abre Campo, no Km 69, onde trincas de grande extensão se formaram na pista e há risco de deslizamento de um talude, semelhante ao que ocorreu no Km 321 da BR-381. Veja aqui a situação em Abre Campo.

Conforme o comunicado oficial, “tendo em vista a total interdição da BR-262 próximo a Abre Campo e da BR-381 entre Ipatinga e Nova Era, considerando que o elevado número de veículos pesados que vêm utilizando o município de Raul Soares como rota alternativa e a existência de laudo técnico, o qual atesta que a cidade não tem condições viárias e estruturais para receber este fluxo (que pode inclusive abalar estruturas de casas e prédios ao longo da avenida) e que há orientação do DNIT para usarem outras rotas para veículos de carga, o prefeito de Raul Soares publicou o decreto nº 726/2022, que proíbe o trânsito de veículos com peso bruto total – superior a 20 toneladas na cidade, exceto para carga e descarga a partir deste 25 de janeiro de 2022”, detalha o documento.
Decreto entrou em vigor hoje; rota que parte de BH para Vitória ou Vale do Aço precisa passar pela BR-040, atravessar para Leopoltina e voltar pela BR-116 até Realeza Decreto entrou em vigor hoje; rota que parte de BH para Vitória ou Vale do Aço precisa passar pela BR-040, atravessar para Leopoltina e voltar pela BR-116 até Realeza

Com a medida, que entrou em vigor nesta terça-feira (25), e segundo orientação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), veículos de grande porte que forem fazer a rota sentido Belo Horizonte/Vitória, devem trafegar de BH a Juiz de Fora pela BR-040, depois pegar a pista sentido a Leopoldina, na Zona da Mata mineira pela BR-267, subir em direção a Realeza pela BR-116 e pegar novamente a BR-262 sentido a Manhuaçu/Vitória.

Para veículos de grande porte (Sentido BH - Vale do Aço): de BH a Juiz de Fora pela BR-040, depois para Leopoldina seguir pela BR-267, passar pela BR-116 sentido a Caratinga e seguir para a BR-458 para chegar a Ipatinga.

A outra rota para o tráfego do Vale do Aço para Belo Horizonte continuar a ser a de Belo Oriente/Guanhães/Itabira, por estrada em meio a serras, subidas e descidas acentuadas e muitas curvas. A distância entre Ipatinga e BH nessa rota é de 396 quilômetros. Entretanto, motoristas que não conhecem essa rota devem ficar atentos. O trecho é marcado por acidentes graves.

Três vezes mais longo
Conforme apurado pelo Diário do Aço, a nova rota entre Ipatinga e BH (para caminhões acima de 20 toneladas) tem 652 quilômetros de distância, com o tempo de viagem calculado em mais de 10 horas. Essa rota é três vezes mais distante que a original, via BR-381, em Nova Era, que tem cerca de 220 quilômetros de distância entre Ipatinga e BH.

Motoristas que forem usar a rota entre Belo Oriente e  Guanhães precisam ficar atentos às curvas, subidas e descidas acentuadas em rodovias estaduais precárias Motoristas que forem usar a rota entre Belo Oriente e Guanhães precisam ficar atentos às curvas, subidas e descidas acentuadas em rodovias estaduais precárias


Veja também:
-Setor hoteleiro também é impactado pela interdição na BR-381
Veja a atualização da notícia:
-Desvio na BR-381, em Nova Era, deve ficar pronto em até 20 dias. Empreiteira para a obra emergencial foi definida quarta-feira (26/1).

Blitz noturna em Timóteo



Timóteo, outra cidade impactada pelo caos no trânsito urbano, já tinha adotado a medida na semana passada e anunciou esta semana que intensificou a fiscalização do cumprimento da norma, agora, com blitz noturna. Há placas e faixas avisando sobre a proibição no trevo da MG-760, na BR-262 em São José do Goiabal.



Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Grace Kelly Fernandes Pinheiro

26 de janeiro, 2022 | 07:49

“Ano eleitoral, quem ainda acredita que vão ter pressa em arrumar isso tudo? Daqui a pouco vem os sem vergonha alguma querendo reeleger e dão um jeito, mas aí é só lá pra frente.”

Franklin da Rocha Nascimento

26 de janeiro, 2022 | 07:38

“Tem eleição este ano e o Vale do Aço e região já aprendeu votar”

Matuzalem

25 de janeiro, 2022 | 18:16

“E só descer até Ponte Nova. Ir pra Viçosa e depois pra Muriaé. De la vem pra Realeza ou vai para Vitória por lá. Ou pega outro caminho até Muriaé pra seguir nestas depois. Melhor que ir até Juiz de fora.”

Raul

25 de janeiro, 2022 | 12:53

“Ate agora não vi o esforço das autoridades municipais do vale do aço e estadual para solução da Br 381.
Dizem estarem esperando o barranco parar de movimentar pra começar a fazer o serviço.
São muito espertos ou nos somos muito tolos para acreditar.
Aquilo ate nos que somos da roça , maquinas grandes retiraria aqueles entulhos ,e criava desvio e asfaltava rapidinho”

Wesley

25 de janeiro, 2022 | 10:12

“Quando começar a faltar alimentos e medicamentos esses protótipos de ditador hão de reconsiderar.”

Envie seu Comentário