27 de janeiro, de 2022 | 17:50

Rota alternativa pela BR-262, entre Vale do Aço e Belo Horizonte, está sem previsão de liberação

Portal Caparaó
Por questões de segurança, está interditado o trecho no Km 69 da BR-262, em Abre Campo, por tempo indeterminado Por questões de segurança, está interditado o trecho no Km 69 da BR-262, em Abre Campo, por tempo indeterminado
Nesta sexta-feira (28) faz quatro dias que o trecho no Km 69 da BR-262, em Abre Campo, está totalmente interditado. A rodovia era a rota alternativa entre o Vale do Aço e o Belo Horizonte, já que o trecho da BR-381, em Nova Era, permanece interditado e somente nesse fim de semana devem começar as obras de um desvio. No entanto, a pista em Abre Campo ainda está sem previsão de liberação, conforme divulgado em nota pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na quarta-feira (26).

Em um vídeo oficial, o diretor-geral do Dnit, general Santos Filho, ao lado do prefeito de Abre Campo, Vitor Henrique Moreira (MBD), explicou o cenário atual no município. “Tivemos uma situação muito ruim em Abre Campo em função das chuvas que castigaram bastante Minas Gerais. O rio (próximo à cidade) mudou uma parte do seu curso e afetou todo um aterro e, com isso, a BR-262 está correndo risco de desabar. Nós precisamos fazer a interdição, até porque, a cunha que se abre vem em uma extensão de mais de 100 metros e até por questão de segurança precisamos fazer isso”, afirmou o diretor, que também informou que são verificadas alternativas para a realização de um desvio no local.

Interdição
Na segunda-feira (24), às 12h, a BR-262 foi fechada em Abre Campo, no Km 69, onde trincas de grande extensão se formaram na pista e há risco de deslizamento de um talude, semelhante ao que ocorreu no Km 321 da BR-381. Com a chuva intensa do fim de dezembro e começo de janeiro, um córrego provocou uma erosão que já engoliu construções e danificou a base de uma grande encosta, no meio da qual foi construída a BR-262, em Abre Campo.

Rota indicada
Com as principais rotas bloqueadas entre o Vale do Aço e Belo Horizonte, a orientação do Dnit para veículos pesados é que sigam da capital mineira sentido a Juiz de Fora pela BR-040, depois para Leopoldina seguir pela BR-267, passar pela BR-116 sentido a Caratinga e seguir para a BR-458 para chegar a Ipatinga. Essa mesma rota vale para o sentido contrário e tem 652, entre Belo Horizonte e Ipatinga. Caso o veículo tenha menos de 20 toneladas, pode passar por Raul Soares, para acesso a MG-329, estrada que liga a BR-262 a BR-116 em Caratinga, via Bom Jesus do Galho.
Outra rota, mas também dificuldades por causa da falta de acostamento, aclives e declives acentuados, além de curvas fechadas, é via Itabira e Guanhães, para sair na BR-381 em Belo Oriente. Cargas perecíveis, cargas vivas e combustíveis estão sendo liberadas para chegar ao Vale do Aço pela MG-760.

Veja mais:
Desvio na BR-381, em Nova Era, deve ficar pronto em até 20 dias

DNIT identifica novo deslocamento de maciço na BR-381 em Nova Era

Tráfego urbano entra em colapso e Raul Soares fecha passagem de caminhões e carretas

Com BR-262 também fechada, viagem para Belo Horizonte ficou ainda mais longa para ônibus e caminhões

Rotas alternativas fazem aumentar em três vezes trajeto entre o Vale do Aço e Belo Horizonte
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário