07 de dezembro, de 2021 | 09:30

Em Ipatinga, motorista cobra passagem com trocadora dentro do ônibus

Enviado por leitor
Enquanto a funcionária da Saritur estava sentada no banco do trocador, era o motorista quem recebia o pagamento em dinheiro dos usuáriosEnquanto a funcionária da Saritur estava sentada no banco do trocador, era o motorista quem recebia o pagamento em dinheiro dos usuários

Dezenas de trabalhadores de Ipatinga chegaram atrasados aos seus locais de serviço nesta segunda-feira (6). Isso porque a linha 800, sentido Taúbas/Hospital, acumulou atraso de mais de meia, pois o motorista estava cobrando a passagem dos usuários. O acúmulo de função do motorista, algo proibido pela Lei Municipal 2.275 de 7/3/2007, já vem sendo adotado pela empresa do transporte público em Ipatinga há mais de três meses, porém, o curioso agora é que o motorista estava exercendo a função adicional em um veículo que contava com a presença da trocadora.

A linha 800 sai do bairro Taúbas às 12h30 em dias úteis, porém, na tarde desta segunda-feira, o ônibus atrasou mais de meia hora para passar nos pontos de ônibus até chegar a seu destino final: o hospital. Questionada pelos passageiros do motivo, a cobradora informou que as viagens estavam atrasadas porque o motorista estava recebendo as passagens em dinheiro. Quem tinha cartão eletrônico passava pela catraca, mas o usuário que pagaria a entrada no veículo com dinheiro precisaria entregar suas notas e moedas ao motorista, mesmo com a funcionária sentada no banco do cobrador, situação que não foi explicada aos passageiros.

Patrão cobra atraso

Antes de entrar no veículo e entender o motivo do atraso, um jovem, que esperava pelo ônibus no bairro Bethânia, criticou a demora. “Estou sendo chamado atenção no trabalho pelos meus atrasos, e hoje vou chegar ainda mais tarde. Mas não tem nada que eu possa fazer, a gente reclama e não adianta nada”, desabafou ele, que trabalha num supermercado no bairro Cariru, onde chegou só por volta das 14h, sendo que seu horário de iniciar o serviço é às 13h.
O Diário do Aço entrou em contato com a Saritur e a administração municipal, mas até o momento não obteve retorno.

Administração diz que fiscaliza os ônibus

Questionada pelo Diário do Aço sobre a situação inusitada desta segunda-feira, a administração municipal de Ipatinga informou que o atraso da linha foi de 14 minutos, “devido a congestionamento no trânsito sofrido pela rota anterior, que saiu do Hospital sentido Taúbas às 11h20”, diz a nota enviada.

Ainda na nota, a administração reforçou que “mantém, rigorosamente, por meio de equipes técnicas da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), a fiscalização para coibir que ônibus de linhas municipais, qualquer que seja o itinerário, circulem sem a presença de cobradores. O diálogo com a concessionária do transporte público continua até que uma solução seja definida”.

Resposta da Saritur

Em nota enviada à redação do Diário do Aço, na noite de segunda-feira, a gerência da concessionária do transporte coletivo, Saritur, respondem o seguinte:

"Esclarecemos que o atraso de hoje (segunda-feira) foi pontual e não tem qualquer relação com a cobrança de passagem. O veículo saiu da garagem com um pequeno atraso devido ao trânsito no horário anterior, de 11h20, que interferiu no horário de 12h30. Estamos trabalhando para retomar o horário de 12h assim que possível".

Já publicado sobre o assunto:
-Concessionária do transporte coletivo aponta déficit acumulado em R$ 24 milhões em Ipatinga
-Audiência pública em Timóteo expõe a gravidade do custo do transporte público e risco de colapso se medidas urgentes não forem adotadas
-Transporte coletivo é tema de audiência pública em Ipatinga
-Moradores de Coronel Fabriciano mostram preocupação diante da retirada de cobradores dos ônibus
-Retirada dos cobradores de ônibus será tema de debate em Timóteo
-Ministério Público do Trabalho oferece mediação para problemática da retirada da função de cobrador
-Ipatinga anuncia que intensificou fiscalização para coibir ausência de cobradores nos coletivos
-Ônibus rodam sem cobradores em Ipatinga e usuários reclamam
-Viagens de ônibus em Ipatinga atrasam por causa da ausência de cobradores
-Cobradores da Saritur serão realocados e motoristas devem assumir tarefa extra
-Saritur nega que ônibus recebido sem a cadeira do trocador seria para mudança definitiva
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Comentários

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Lili

09 de dezembro, 2021 | 22:59

“Absurdo da Saritur solta uma nota ridicula que esta circulando com cobrador, pois o ônibus 900 canãazinho e uma das piores linha de onibus para andar, outro dia estava sem cobrador, motorista treinando rota e em pleno horario de pico que os trabalhadores iriam pegar serviço, sem falar nos ônibus velhos caindo aos pedaços .”

Jujubinha

09 de dezembro, 2021 | 14:17

“"Li que uma pessoa comentou que "a culpa dos atrasos são dos próprios passageiros, pois vivem nos anos 40",mas acho que ele não entendeu que tem pessoas que não tem o cartão de transporte,e que se pediu para ter acesso não consegui. Vamos ter um pouca mais de empatia,se ele tem condição para pagar um ônibus,deve ser porque não tem outro meio de transporte disponível no momento.Eu vou para a escola de ônibus pois meus pais também trabalham de manhã,e vejo pessoas pegando com dinheiro,isso não as fazem antiquadas,isso as fazem ser humano"#faleitoleve"”

Ale

08 de dezembro, 2021 | 22:33

“Essa saritur não tem vergonha de passar tanta informação falsa, ah uns 02 meses a linha 604 no horário da 06:00 não tem cobrador, segunda feira mesmo cheguei ao meu trabalho as 06:45 horário normal é as 06:25, toda semana é um motorista diferente, o ônibus parece mais uma carroça, tem hora que a porta demora p abrir, é muito fácil a prefeitura fiscalizar na parte da tarde, deveriam colocar os fiscais para começarem a fiscalização nesses horários no início da manhã.
Sinceramente não se importam com o que nós usuários reclamamos.”

Eduardo Gomes Coelho

07 de dezembro, 2021 | 22:26

“Se a prefeitura tivesse pulso, já teria trocado de operadora do transporte publico. O que da a entender é que são todos sem exceção, um BANDO DE FROUXOS.”

Recuo Estratégico na Mandioca

07 de dezembro, 2021 | 21:57

“Culpa dos passageiros que ainda estão usando papel e moedinhas para fazer pagamento, no mundo todo sabe-se que para ter acesso ao transporte publico precisa-se de adquirir o cartão de transporte, Ipatinga ainda vive como nos anos 40.”

Liliane

07 de dezembro, 2021 | 19:38

“Esta ficando cada vez mais insuportável esses atrasos, uma vez que o motorista faz serviço de duas pessoas. e quem paga sempre com isso é o povo!!!!!!! Sempre pegava o mesmo ônibus e fazia o trajeto com uns 20 minutos no maximo, agora e mais de 45 minutos. chegando todos os dias atrasada.”

Pedrosa

07 de dezembro, 2021 | 19:01

“Se na reportagem diz que a prefeitura fiscaliza não e bem assim.Se realmente existisse essa fiscalização e só esperar o primeiro horário de 05:30 da linha 900.Todos os dias o primeiro horário vem sem cobrador.”

Bom

07 de dezembro, 2021 | 14:51

“A intenção é fazer igual alguns lugares, expulsaram os cobradores, gerando desemprego e o povo é obrigado a ter cartão e quem tiver só dinheiro não poderá viajar.
Brasil anda ao inverso não sei porque”

Msg

07 de dezembro, 2021 | 13:18

“A prefeitura nao esta investigando nada nao?
Chega de lero lero,como ela esta investigando se ja tem bastante ônibus sem cobrador?
Está comentendo um crime contra a administração pública que é PREVARICAÇÃO quando deixar de agir ou retarda algo para benefício de outrem.”

Leidimar

07 de dezembro, 2021 | 13:08

“Empresas obrigando seus usuários a tirarem habilitação de moto e pararem de andar de onibus”

Anderson

07 de dezembro, 2021 | 10:46

“Prefeitura não tá mandando em nada mais,a Saritur faz o que quer, é a prefeitura finge que fiscaliza.”

Marina Nilva

07 de dezembro, 2021 | 09:56

“No dia 22/11, a linha 308 (Ideal - Centro), atrasou uns 45 minutos para chegar ao centro, No ponto ainda no bairro ideal, ele passou 07:36, sendo que deveria ter saído do ponto final às 07:00.”

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