Expo Usipa 2024 02 - 728x90

30 de outubro, de 2021 | 10:00

Moradores de Coronel Fabriciano mostram preocupação diante da retirada de cobradores dos ônibus

A discussão sobre a retirada dos cobradores dos ônibus municipais no Vale do Aço tem gerado muita polêmica. A situação vem se repetindo em Ipatinga e Timóteo e a empresa Saritur, concessionária do transporte urbano, já confirmou o plano de retirar a função com a justificativa do alto custo do transporte na região e a dificuldade de contratação de mão de obra qualificada.

Nesta semana, a situação foi pauta de audiência pública na Câmara de Vereadores de Fabriciano, mas a reunião chegou ao fim sem acordo imediato entre as partes. O poder público defende o cumprimento da lei municipal que resguarda a função e o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Coronel Fabriciano (Sinttrocel) pede pela manutenção da função, a fim de evitar futuros desempregos.

Entre as justificativas, a Saritur alega que o valor da passagem não é suficiente para cobrir todos os custos, resultando em prejuízos constantes. Ainda conforme a empresa, uma média de 80% dos usuários utiliza o cartão eletrônico para o pagamento da passagem, e que tal sistema tem compra facilitada, não tendo cobrança extra pelo bilhete eletrônico. A recarga pode ser feita pelo site da empresa, com pagamento no boleto. Em Fabriciano, um posto de atendimento funciona no Terminal Rodoviário, no Centro.

Veja mais:
Retirada dos cobradores de ônibus será tema de debate em Timóteo
Ministério Público do Trabalho oferece mediação para problemática da retirada da função de cobrador
Ipatinga anuncia que intensificou fiscalização para coibir ausência de cobradores nos coletivos
Ônibus rodam sem cobradores em Ipatinga e usuários reclamam
Viagens de ônibus em Ipatinga atrasam por causa da ausência de cobradores
Cobradores da Saritur serão realocados e motoristas devem assumir tarefa extra
Saritur nega que ônibus recebido sem a cadeira do trocador seria para mudança definitiva

No município de Fabriciano, a Saritur ainda tem mantido o trabalho dos trocadores dentro dos ônibus, mas um leitor denuncia que a empresa Acaiaca também tem rodado sem o referido trabalhador. No entanto, a Acaiaca alega que tal linha já era feita desta forma, com a utilização de um micro-ônibus conduzido por um dos sócios.

Na tarde desta sexta-feira (29), o Diário do Aço foi às ruas do Centro de Fabriciano saber a opinião da população sobre a retirada dos cobradores. A maioria se mostrou contra a decisão da Saritur.

Silvia Miranda
José Maria Dias da Silva, gerente de loja: ''É errado tirar o cobrador, pois vai gerar desemprego e a população não será bem atendida. Além de acumular dois serviços para o motorista, isso é esperteza da empresa''José Maria Dias da Silva, gerente de loja: ''É errado tirar o cobrador, pois vai gerar desemprego e a população não será bem atendida. Além de acumular dois serviços para o motorista, isso é esperteza da empresa''

Silvia Miranda
Paulo César dos Santos, mototaxista: ''Não concordo porque interfere até na questão da segurança. Os dois trabalhando juntos, motorista e trocador, têm mais condição de oferecer aos passageiros uma direção segura sem muito risco de acidentes''Paulo César dos Santos, mototaxista: ''Não concordo porque interfere até na questão da segurança. Os dois trabalhando juntos, motorista e trocador, têm mais condição de oferecer aos passageiros uma direção segura sem muito risco de acidentes''

Silvia Miranda
Luciana Aparecida Marques, doméstica: ''O motorista já fica apressado para sair do ponto, e se tiver que receber pagamento de passagem, ainda, ele não vai dar conta. Sem falar que os horários de ônibus vão atrasar mais ainda''Luciana Aparecida Marques, doméstica: ''O motorista já fica apressado para sair do ponto, e se tiver que receber pagamento de passagem, ainda, ele não vai dar conta. Sem falar que os horários de ônibus vão atrasar mais ainda''

Silvia Miranda
Juliana de Jesus Garcia, cozinheira: ''Vai virar uma bagunça, o trocador vai fazer muita falta, fora o desemprego para eles. O motorista dirigindo e parando para receber passagem vai atrasar muito as linhas''Juliana de Jesus Garcia, cozinheira: ''Vai virar uma bagunça, o trocador vai fazer muita falta, fora o desemprego para eles. O motorista dirigindo e parando para receber passagem vai atrasar muito as linhas''
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

José Carlos Viana

04 de novembro, 2021 | 11:49

“O povo que exige cobrafor nos ônibus , é o mesmo que reclama do preço das passagens.....
Deixem as empresas modernizarem...abaixarem os seus custos.....”

Jose do Carmo Torres da Silva

31 de outubro, 2021 | 07:34

“Estamos no ano de 2021. Falar em desemprego é sempre péssimo! Avaliem as seguintes perguntas abaixo:
1 - Quem tem uma ficha telefônica (daquelas que se pareciam com uma moeda) e, usa diariamente?
2 - Quem fica aguardando 15h00 do sábado ou 00h00 em dias de semana para entrar na internet?
3 - Onde encontro um desenhistra/projetista (de casas, peças mecânicas, etc) que usa a prancheta verde?
Como eu citei acima, é muito reuim falar em desemprego. Mas precisamos pensar na evolução e, qualificar os atuais cobradores de passagens que ficam nos ônibus, para outras funções. Essa já acabou! O trabalhador que atuava na linha de produção das fichas telefônicas, migrou para outra atividade. Pode ter passado dificuldades, não duvido disso. Mas acabou! Gente... Acabou! Evolução. Fazer o que? Vamos pensar em QUALIFICAÇÃO. Agir de forma séria e, parar com politicagem em cima desse assunto.”

Patric

30 de outubro, 2021 | 22:41

“Assunto chato já,tira essa empresa do Vale do Aço”

Luana Cristina

30 de outubro, 2021 | 19:50

“Mentira não só o dono aa acaiaca que está rodando sem cobrador não tem funcionários também...”

Envie seu Comentário