Expo Usipa 2024 02 - 728x90

16 de outubro, de 2021 | 15:55

Ônibus rodam sem cobradores em Ipatinga e usuários reclamam

Silvia Miranda
Trabalho do trocador é importante para dar celeridade às viagens e auxiliar o motorista, afirma sindicato Trabalho do trocador é importante para dar celeridade às viagens e auxiliar o motorista, afirma sindicato

Várias linhas de ônibus municipais de Ipatinga vêm circulando sem o cobrador. Embora a prática seja condenada por leis municipais em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, criadas para garantir a função nos ônibus, o que vem ocorrendo não condiz com a legislação. Novamente, usuários fazem mais reclamações de atrasos e até ausências de linhas, problemas provocados pelo acúmulo de funções para os motoristas.

Desde as primeiras denúncias, no dia 12 de setembro, sobre a circulação de transporte coletivo sem o cobrador, a prática se tornou mais rotineira, passando a se repetir não só aos fins de semana, como também em horários de pico nos dias úteis, quando muitos trabalhadores dependem do coletivo para voltar para casa.

Viagens atrasadas

Muitas reclamações têm chegado à redação do Diário do Aço com relação ao atraso de algumas linhas, devido à circulação de carros sem o trabalho do trocador. Na última delas, os usuários denunciaram que isso vem acarretando atrasos em todas as linhas.

Em relação à linha 801-Centro/São Francisco, que cumpre o horário das 18h40 de segunda a sexta-feira, os passageiros dizem que reclamaram com a empresa e a resposta foi que “o motorista está circulando sem cobrador em outras linhas e que isso provocou o atraso do 801, e que a empresa não tem outro motorista para fazer essa linha do 801”. Os usuários reclamam que essa linha é essencial, pois leva o público para o morro São Francisco, local para onde nenhuma outra linha vai. Sem esse carro, os usuários que pagam R$ 4,20 pela passagem são obrigados a pegar outros ônibus, desembarcar longe de casa e andar até meia hora para chegar em suas residências.

Contra a lei

Nas três cidades do Vale do Aço onde a Saritur opera, existem as seguintes leis municipais: em Ipatinga, Lei 2.275 de 7/3/2007; em Fabriciano, Lei 2.975 de 30/11/2001; e em Timóteo, a Lei 2.923 de 7/1/2009. Todas essas leis garantem a presença dos cobradores nos ônibus.

Nas câmaras municipais de Timóteo e Coronel Fabriciano, os vereadores ainda aguardam o trâmite burocrático para confirmar as datas das audiências públicas, no intuito de discutir o assunto junto à empresa responsável e com o Executivo. Em Ipatinga, também está prevista a realização de audiência pública para debater o mesmo tema, mas não há data confirmada.

O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Coronel Fabriciano (Sinttrocel) informou ainda que aguarda retorno e confirmação de uma reunião com a empresa Saritur, para tentar uma solução que não prejudique os trabalhadores e nem a qualidade do serviço prestado. Várias assembleias foram realizadas no início deste mês com a participação dos trabalhadores, para a definição de decisões a serem tomadas.

Já publicado:
Viagens de ônibus em Ipatinga atrasam por causa da ausência de cobradores

Resposta

Até o fechamento desta edição, o Diário do Aço tentou contato com a empresa Saritur, porém não obteve retorno.

No fim da tarde, a assessoria de Comunicação do governo de Ipatinga informou, por meio de nota, que “mantém o diálogo com a concessionária de transporte coletivo, e que diante de denúncias relatadas sobre a ausência dos trocadores nos ônibus, a fiscalização foi intensificada pelos fiscais de posturas da prefeitura, a fim de supervisionar e apurar qualquer irregularidade na prestação do serviço. Destaca-se, no entanto, que nenhum veículo abordado, até o momento, apresentou desacordo ao que rege a legislação vigente”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Pedro

17 de outubro, 2021 | 08:57

“muito cringe”

Viana

16 de outubro, 2021 | 21:49

“O povo que exige trocador nos ônibus é o mesmo que reclama do preço das passagens....
Já passou da hora de extinguir o dinheiro vivo nos ônibus....”

Usuário do Transporte Público

16 de outubro, 2021 | 19:58

“Que saudades da Águia Branca com seus ônibus confortáveis e com ar condicionado (a desculpa da pandemia é temporária e depois não vamos ter ar condicionado nos ônibus da mesma forma). O ipatinguense não pode aceitar este absurdo da Saritur. Ela vai cortar gastos mas não vai baixar a passagem. Não podemos aceitar isto. A Prefeitura tinha que abrir concorrência, para termos mais de uma empresa operando linhas aqui.”

Matheus

16 de outubro, 2021 | 17:31

“Essa saritur, vive dando o cano nos municípios e nada acontece. Será que tem algum político por trás dessa empresa? ?”

Leila

16 de outubro, 2021 | 15:33

“? simples a solução; só colocar outra empresa de transporte e acabar com as frescuras d todos.”

Bom

16 de outubro, 2021 | 13:48

“ESSA MODA COMEÇOU NO RIO E OS COBRADORES FORAM BANIDOS DO TRABALHO E AUMENTOU O SERVIÇO PARA OS MOTORISTAS.
EM VITÓRIA COMEÇOU TAMBÉM COM A DESCULPA DA PANDEMIA, MAS OS COBRADORES NÃO VOLTARAM A TRABALHAR, AGORA NO VALE DO AÇO TAMBÉM.
CONCLUSÃO MAIS UMA PROFISSÃO EM EXTINÇÃO E JUNTO A ELA UM BAITA DESEMPREGO”

Envie seu Comentário