15 de fevereiro, de 2021 | 09:00

Supermercados abertos e bancos fechados no carnaval

Tiago Araújo
Na segunda e terça-feira não haverá atendimento ao público nas agências bancáriasNa segunda e terça-feira não haverá atendimento ao público nas agências bancárias

O funcionamento de alguns estabelecimentos será alterado na segunda e terça-feira (15 e 16) de carnaval e na Quarta-feira de Cinzas (17). No Vale do Aço, as administrações municipais adotaram posicionamento diferenciado em relação ao ponto facultativo. Os bancos não terão expediente, enquanto os supermercados poderão funcionar, conforme divulgado pelo sindicato competente.

O governo de Ipatinga concedeu ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, conforme o Decreto nº 9.583. Nas referidas datas funcionarão as repartições públicas cujas atividades são consideradas essenciais, tais como Defesa Civil; Limpeza Urbana; Cemitérios; Vigilância e Agentes de Trânsito; Hospital Municipal; UPA e SAMU.

A administração de Santana do Paraíso também publicou decreto neste sentido, para os dias 15, 16 e 17. Ficam excluídas da publicação as atividades de natureza essencial, inclusive em relação a todas as atividades desempenhadas pela Secretaria Municipal de Saúde, em razão da pandemia da covid-19.

Sem ponto facultativo

Em comunicado divulgado nas mídias sociais nesta semana, a administração de Coronel Fabriciano informou que não haverá ponto facultativo nas repartições públicas no período de carnaval. O cancelamento foi feito seguindo recomendações da Associação Mineira de Municípios (AMM) e Governo do Estado, que orientou pela não concessão do ponto facultativo, além de pedir aos municípios que impeçam festividades referentes ao carnaval.

O governo Timóteo publicou o decreto nº 5.392, revogando o ponto facultativo aos servidores públicos municipais. Com essa decisão, todos os órgãos da administração pública municipal direta e indireta terão expediente normal nos dias 15, 16 e 17. Outro município que também optou por não conceder ponto facultativo neste período é Belo Oriente.

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que, em razão de resolução do Banco Central do Brasil, o calendário de feriados bancários está mantido e nos dias 15 e 16 de fevereiro não haverá atendimento ao público nas agências. Já na Quarta-Feira de Cinzas o início do expediente será às 12h, no horário local, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.

Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de funcionamento. A Febraban orienta os clientes a utilizarem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 15 ou 16 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (17). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Supermercados poderão funcionar

Além do setor alimentício – que inclui supermercados, açougues, casas de carne, mercearias, hortifrútis, varejões, sacolões e peixarias –, também têm autorização para funcionar no período de carnaval lojas de materiais de construção, autopeças e similares, casas de noivas, bomboniéres e, ainda, as chamadas atividades fundamentais à população, como farmácias, postos de combustíveis e padarias.

Porém, na segunda-feira de carnaval (15), quando será celebrado o Dia do Comerciário, a maioria das empresas estará de portas fechadas. As informações são do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço. Ainda de acordo com o Sindcomércio, ficam fechadas apenas as empresas que cumpriram o Horário Especial de Natal 2020, que retomarão as atividades normais na quinta-feira (18). No sábado (13), o expediente destas lojas será normal. No Shopping Vale do Aço, as empresas não abrem as portas apenas na segunda-feira.

Já publicado

Estado orienta prefeituras a intensificar medidas de segurança e não autorizar festas durante o Carnaval
AAPI funcionará normalmente no carnaval
Carnaval suspenso no Vale do Aço
Policiamento será reforçado no período do carnaval
Lagoa Silvana não vai promover festas de carnaval este ano
Parques estaduais serão fechados durante o carnaval
Prefeitura de Ipatinga declara ponto facultativo no carnaval
Coronel Fabriciano cancela ponto facultativo no carnaval
Campanha reforça cuidados nas proximidades da ferrovia durante o carnaval
Infectologista faz apelo para pessoas evitarem aglomeração durante carnaval
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário