14 de fevereiro, de 2021 | 08:00

Infectologista faz apelo para pessoas evitarem aglomeração durante carnaval

Arquivo DA
Carmelinda Lobato alerta sobre os riscos de festas durante pandemiaCarmelinda Lobato alerta sobre os riscos de festas durante pandemia

Como forma de tentar impedir um possível aumento do número de casos de covid-19, o governo estadual e algumas administrações municipais suspenderam o ponto facultativo de carnaval e cancelaram as tradicionais festas de rua que são realizadas nessa data comemorativa. Mesmo assim, ainda há aqueles que planejam curtir o carnaval, fazendo churrasco ou festas dentro de casa, promovendo aglomeração. Por causa disso, a infectologista Carmelinda Lobato, que atua em Ipatinga, faz um apelo para que a população tenha consciência e não deixe as medidas preventivas de lado.

Em entrevista ao Diário do Aço, a infectologista ipatinguense destacou que as possíveis aglomerações de carnaval estão sendo, no momento, umas das preocupações dos profissionais de saúde. "Sabemos que infelizmente muitas pessoas não estão seguindo as regras de distanciamento, uso de máscara e não estão evitando aglomeração. O carnaval é a maior festa popular do Brasil, e já está todo mundo cansado de ficar em casa, querendo sair, mas faço um apelo para que as pessoas possam evitar ao máximo aglomeração", afirmou.

A infectologista destaca que se as regras de prevenção não forem seguidas, haverá no período pós-carnaval um aumento no número de casos de covid, acometendo pessoas do grupo de risco, que poderão evoluir para formas mais graves da doença. "Isso contribuirá para lotar os hospitais novamente. Por isso é muito importante que as pessoas que forem folgar nos dias do carnaval aproveitem essa data para ficar em casa, descansar e evitar as farras. E aquelas que forem trabalhar, não vão em festas na parte da noite", recomendou.

Vacinação

Em relação à vacinação contra covid-19, que foi iniciada na região do Vale do Aço no dia 19 de janeiro, Carmelinda Lobato acredita que o processo ocorre de maneira satisfatória. "Estamos indo bem, porque nessa primeira etapa já conseguimos vacinar quase todos os profissionais de saúde da região, cerca de 70%. Vacinamos muitos idosos que ficam em instituições fechadas, como asilos, e também aquelas pessoas que têm algum tipo de deficiência. Portanto, estamos indo bem, agora precisamos ampliar o leque dessa vacinação. De qualquer maneira, é importante lembrar que essas vacinas de uso emergencial têm como objetivo maior evitar as formas graves da doença, e não diminuir a transmissibilidade do vírus”, explicou a profissional, salientando que “por isso que todas as medidas de segurança precisam ser mantidas esse ano todo. É necessário vacinar cerca de 70% da população para que se possa pensar na possibilidade de imunidade de rebanho. Dessa forma, eu acredito que provavelmente apenas em 2021 devemos pensar na possibilidade de relaxar as medidas restritivas"

Variantes

Nesses últimos meses, novas variantes da covid-19 têm surgido pelo mundo, como no Reino Unido e África do Sul, além de Manaus, no Amazonas, porém, a infectologista pontua que, até o momento, nenhuma delas tem mostrado um perfil de resistência em relação às vacinas. "Tudo indica que as vacinas continuarão oferecendo proteção para essas variantes, mas na verdade, os cientistas não têm certeza até que ponto isso possa acontecer. Existe uma vigilância no mundo inteiro em relação a essas variedades, infelizmente no Brasil ainda é fraca essa vigilância, mas estão sendo acompanhadas. De qualquer forma, a orientação é que as pessoas sejam vacinadas com esses imunizantes autorizados para uso emergencial e que as medidas de prevenção sejam mantidas", concluiu.

Já publicado

Estado orienta prefeituras a intensificar medidas de segurança e não autorizar festas durante o Carnaval
Bancos estarão fechados nos dias do carnaval
Supermercados e outros setores poderão funcionar no carnaval
Comerciários de Ipatinga terão folga no carnaval
AAPI funcionará normalmente no carnaval
Carnaval suspenso no Vale do Aço
Policiamento será reforçado no período do carnaval
Lagoa Silvana não vai promover festas de carnaval este ano
Parques estaduais serão fechados durante o carnaval
Prefeitura de Ipatinga declara ponto facultativo no carnaval
Coronel Fabriciano cancela ponto facultativo no carnaval

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário