02 de fevereiro, de 2021 | 16:22

Supermercados e outros setores poderão funcionar no carnaval

Empresas de gênero alimentício, materiais de construção e lojas de autopeças são alguns dos segmentos com autorização para abrir em quatro dos cinco dias de folia

Emmanuel Franco
Funcionamento no sábado, domingo, terça e quarta-feira de carnaval vai permitir que os consumidores façam compras com mais calma Funcionamento no sábado, domingo, terça e quarta-feira de carnaval vai permitir que os consumidores façam compras com mais calma

Boa parte do comércio do Vale do Aço estará de portas abertas em quatro dos cinco dias de carnaval. Além do setor alimentício – que inclui supermercados, açougues, casas de carne, mercearias, hortifrútis, varejões, sacolões e peixarias –, também têm autorização para funcionar lojas de materiais de construção, autopeças e similares, casas de noivas, bomboniéres e, ainda, as chamadas atividades fundamentais à população, como farmácias, postos de combustíveis e padarias. Porém, na segunda-feira de carnaval (15), quando será celebrado o Dia do Comerciário, a maioria das empresas estará de portas fechadas. As informações são do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço.

Ainda de acordo com o Sindcomércio, ficam fechadas apenas as empresas que cumpriram o Horário Especial de Natal 2020, que retomarão as atividades normais na quinta-feira (18). No sábado (13), o expediente destas lojas será normal. No Shopping Vale do Aço, as empresas não abrem as portas apenas na segunda de carnaval.

“Os comerciários de toda a região trabalharam 14 horas a mais nos dias que antecederam o Natal 2020. Agora, chegou a hora de fazer a compensação. No entanto, a gente lembra que qualquer empresa que não tenha praticado o horário estendido no fim do ano tem autorização para funcionar normalmente neste carnaval, com exceção da segunda-feira, Dia do Comerciário”, ressalta o presidente do Sindcomércio, José Maria Facundes.

Não é feriado

O dirigente sindical lembra que popularmente é disseminada a informação de que o carnaval é um feriado oficial prolongado, o que não está estabelecido por lei ou em qualquer decreto. “Algumas repartições públicas têm costume de decretar ponto facultativo, o que mudou um pouco, em 2021, por conta da pandemia. No comércio, muitos setores estarão abertos para atender, por exemplo, quem quer ir a supermercados fazer compras com tranquilidade ou mesmo investir em materiais de construção para agilizar as reformas de casa tão comuns em tempos de covid-19”, explica o presidente do sindicato, acrescentando que, pelo fato de as pessoas terem saído menos para as ruas nos últimos meses, começaram a viabilizar melhorias em suas residências que estavam pendentes.

O carnaval será nos dias 15 (segunda-feira) e 16 (terça-feira), além do dia 17, Quarta-feira de Cinzas. Outras informações sobre o funcionamento do comércio nestes dias podem ser esclarecidas por meio dos telefones do Sindcomércio nas três principais cidades do Vale do Aço: 3821-9020, 3842-2040 e 3849-4490.

Já publicado

Comerciários de Ipatinga terão folga no carnaval
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário