27 de setembro, de 2024 | 23:51

Bombeiros combatem incêndio em área rural em Antônio Dias

Corpo de Bombeiros/Divulgação
Fogo consumiu grande área de vegetaçãoFogo consumiu grande área de vegetação
Nesta sexta-feira (27), uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar foi empenhada para combater um incêndio em área rural não protegida, na comunidade da Gurita, zona rural do município de Antônio Dias.

Conforme informado pela instituição, no local havia vários focos de incêndio espalhados por uma extensa área de vegetação, propagando-se de forma rápida. O fogo também já havia consumido grande área da vegetação, ameaçando a sede, paiol, curral, galinheiro e residência do caseiro da fazenda São José.

O terreno com relevo íngreme e acidentado dificultou o acesso e operação dos militares. A região em chamas também tem piso irregular, composto por vegetação mista, densa, repleta de cipós, plantas com espinhos e arbustos que dificultaram a locomoção na área, não oferecendo condições de combate, devido às características mencionadas.

Conforme a equipe no local, o incêndio se propagava de forma rápida, com chamas altas e consumindo grande área da vegetação. Devido às condições desfavoráveis, uma vez que a área atingida era muito extensa, tornando inviável o controle eficaz com o efetivo disponível, além de haver estradas atuando como aceiros, o líder da guarnição optou pela contenção do fogo próximo à fazenda, com o uso de aceiros, combate direto em local seguro e transitável com abafadores e linha direta conectada ao caminhão pipa com volume de 5 mil litros de água disponibilizado pela prefeitura municipal, bem como, o uso de sopradores a combustão.

Corpo de Bombeiros/Divulgação
Incêndio causa vários malefícios à sociedadeIncêndio causa vários malefícios à sociedade

A ação dos bombeiros foi realizada até o início da noite. Foi verificado que não há risco do fogo atingir edificações públicas ou privadas, vidas humanas ou bens de terceiros. A atividade contou ainda com apoio de 4 voluntários nativos da região.

O Diário do tem publicado uma série de reportagens acerca dos inúmeros incêndios que atingem a região.

-População do Pedra Branca, em Ipatinga, se mobiliza para combater o fogo
-Fogo em vegetação se aproxima de residências e moradores têm que correr em Santana do Paraíso
-Incêndios reduzem a qualidade do solo e geram risco de deslizamentos
-Incêndio no corrego do Monjolo em Paraíso está fora de controle
-Dupla ateia fogo em vegetação em Santana do Paraíso
-Por causa de incêndio, viagens do trem de passageiros da Vale estão suspensas
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Pedro Assis

28 de setembro, 2024 | 10:24

“Gostaria de deixar um parabéns aos Bombeiro que estiveram ontem aqui na comunidade e também agradecer a administração municipal por ter trazido os Bombeiro até o município.
Vi os Bombeiros, mesmo em pequeno número combater o fogo de forma inteligente e integrada com os moradores.
Foram bem educados e prestativos aqui vi eles de forma inteligente fazerem aceros, soprando folhas e o fogo para atingir o principal objetivo que era proteger aquilo que adquirimos com o fruto do nosso trabalho, seja uma casa, criação e outros bens.
Parabéns aos Bombeiro e ao executivo municipal.”

Rodrigo

28 de setembro, 2024 | 06:16

“A eleição municipal acontece em outubro e o tema ambiental (mudanças climáticas) não é discutido pelos candidatos, até parece um transe coletivo.Deveria ser tema central no debate público.Deveríamos plantar centenas de milhares de árvores no Vale do Aço.”

Envie seu Comentário