26 de setembro, de 2024 | 08:15

Por causa de incêndio, viagens do trem de passageiros da Vale estão suspensas

Ainda na manhã desta quinta-feira, brigadistas atuam no rescaldo do incêndio. Veja vídeo abaixo.

Divulgação CBMMG
Incêndio nos vagões com eucalipto, na EFVM, foi detectado por volta de 17h de quarta-feira e só foi encerrado na madrugada de hojeIncêndio nos vagões com eucalipto, na EFVM, foi detectado por volta de 17h de quarta-feira e só foi encerrado na madrugada de hoje

Devido ao incêndio de grandes proporções na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) na região de Antônio Dias, as viagens do Trem de Passageiros, nos sentidos Belo Horizonte a Cariacica (ES) e de Cariacica para Belo Horizonte (MG), foram suspensas nesta quinta-feira (26/9). A operação também permanecerá suspensa, provisoriamente, nesta sexta-feira (27/9).

A informação foi confirmada por meio de nota enviada ao Diário do Aço na manhã de hoje, pela Assessoria de Comunicação da Vale, concessionária da ferrovia. O incêndio foi apagado por volta de 1h, mas ainda há riscos e equipes de brigadistas atuam no local atingido. Veja o vídeo no fim da notícia.

"A Vale realiza as intervenções necessárias na via para assegurar o retorno com segurança. As autoridades responsáveis foram acionadas para as ações necessárias. O trem de passageiros foi paralisado na última quinta-feira (26/9) em razão de incêndio de grandes proporções próximo à Antônio Dias (MG), que atingiu uma composição de carga. O incêndio foi contido sem vítimas e as causas serão apuradas", destaca a nova da nota empresa, enviada ao Diário do Aço no início da tarde de hoje.

“A Vale empenhou equipes de emergência e demais recursos, como caminhões pipa e caminhões de combate ao fogo, para conter o incêndio. A empresa está atuando de forma coordenada com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e instaurou o plano de emergência, reiterando o seu compromisso com a segurança das pessoas, do meio ambiente e das operações. Os passageiros podem remarcar o bilhete ou pedir o reembolso do valor investido na compra da passagem no prazo de até 30 dias. Mais informações podem ser solicitadas por meio do Alô Vale 0800 285 7000”, conclui a nota da Vale.

Combate a incêndio em vagões com eucalipto só terminou na madrugada

Dezenas de vagões de um trem de carga da Vale foram atingidos por um incêndio de origem desconhecida, no fim da tarde de quarta-feira (25), na Estrada de Ferro Vitória a Minas, em um trecho nas imediações do povoado de Sá Carvalho, em Antônio Dias, conforme noticiado pelo jornal ontem, 25/9. O trabalho dos bombeiros e dos brigadistas só terminou por volta de 1h da madrugada desta quinta-feira, depois de mais de seis horas de combate ao fogo em uma área de difícil acesso.
Divulgação CBMMG
As causas do incêndio ainda são investigadas: no combate foi mobilizada uma força-tarefa com equipes da Vale, Cenibra, Usiminas, empresas contratadas e Bombeiros Militares As causas do incêndio ainda são investigadas: no combate foi mobilizada uma força-tarefa com equipes da Vale, Cenibra, Usiminas, empresas contratadas e Bombeiros Militares

Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar informou que foi acionado por volta de 17h e, ao chegar ao local, as guarnições se depararam com vários vagões lotados com troncos de eucalipto, em chamas. A empresa ainda apura a origem do fogo.

“Foram observados 30 vagões pegando fogo, sendo que o conjunto total do trem era de 96 vagões, segundo informações dos representantes da Vale”, informa a nota.

O combate ao fogo foi feito também com o trabalho de brigadistas, caminhões pipa sob acompanhamento de um inspetor ferroviário da Vale.

“Como não havia risco para pessoas, o objetivo inicial do combate foi retardar o avanço do fogo e realizar o isolamento dos vagões incendiados para preservar os demais, já que o início do incêndio em um vagão já compromete sua carga por completo devido à sua natureza. O trecho da linha férrea onde o trem parou é de difícil acesso aos caminhões”, detalha a nota do CB.

Somente por volta de 21h30 foi confirmado pela empresa que as linhas e postes à margem da ferrovia estavam desenergizados, o que possibilitou o combate direto às chamas nos vagões”, acrescentam os bombeiros.
Divulgação CBMMG
A estimativa é que 30 de 96 vagões da composição tenham sido atingidos pelo incêndioA estimativa é que 30 de 96 vagões da composição tenham sido atingidos pelo incêndio

A máquina da composição ferroviária não foi atingida e não houve registro de pessoas feridas no incêndio. Apenas uma parte dos vagões carregados com a madeira não se queimou.

Havia preocupação extra com a segurança da operação, pois os vagões estavam em uma região de declive, ou seja, caso os freios apresentassem mal funcionamento em decorrência do calor, o trem poderia descer desgovernado. Os técnicos da Vale decidiram, então, usar uma segunda casa de máquinas junto à composição e calços dos vagões, para evitar um novo acidente.

Ação conjunta - Foram empregados brigadistas e caminhões pipa da Vale, Cenibra, Usiminas e empresas contratadas para o momento, totalizando cerca de 50 pessoas no combate ao incêndio, que usaram 10 caminhões pipa com capacidade variando entre 10 mil e 25 mil litros de água.

Somente por volta de 1h o combate ao fogo nos vagões foi dado por encerrado e a área foi mantida sob monitoramento, pois havia risco de reignição das chamas, dada a natureza do material incendiado.

Brigadistas atuam no rescaldo de mega incêndio em trem carregado com eucalipto em Antonio Dias. Leia também a notícia no site: www.diariodoaco.com.br/noticia/0118...

[image or embed]

— jornaldiariodoaco.bsky.social (@jornaldiariodoaco.bsky.social) 26 de setembro de 2024 às 10:02
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

José da Silva

27 de setembro, 2024 | 05:38

“A Vale suspende as atividades do trem de passageiros por qualquer motivo, se começar a escurecer mais cedo é o suficiente para que ocorra a suspensão e o governo só fica olhando de longe e não move uma palha!”

Geraldo

26 de setembro, 2024 | 19:57

“este ano esta sendo atípico.
Muito mais incêndios que anos anteriores e não só nas matas.
Só Deus para nos proteger.”

A.t.j

26 de setembro, 2024 | 19:50

“Toda sociedade do vale do aço é do Brasil tem que saber que os bombeiros profissionais civis das empresas vale, Usiminas, aperam , cenibra são de grabde importâncias assim como as empresas que compactua ao PAM, o jornal apenas vangloriando os bombeiros militares, porém todos sabemos que a mão de obra dos BM são precária então vamos valorizar a classe dos bombeiros civis”

Rosane Maimone Souza

26 de setembro, 2024 | 13:28

“Boa tarde . A linha de trem tá para ser liberada qual dia. Para termos uma noção de compra passagem”

Envie seu Comentário