25 de setembro, de 2024 | 17:40
Vagões carregados com eucaliptos pegam fogo em Antônio Dias
Na tarde desta quarta-feira (25), vagões carregados de eucaliptos pegaram fogo durante trajeto pela Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), na altura de Antônio Dias, entre a comunidade do Japão e a Usina Sá Carvalho. A composição pertence à Vale.Ainda não se sabe como o incêndio começou. Também não se tem informações sobre de que forma os trilhos e vagões da empresa foram danificados. A Vale garante que, ao menos no momento, não há "impacto do trem de passageiros".
Imagens que circulam nas mídias sociais mostram que, além do material de transporte, o fogo se alastrou pela vegetação em encosta à margem da rodovia. A mineradora informou também que empenhou equipes de emergência e demais recursos, como caminhões pipas e caminhões de combate ao fogo, para conter o incêndio e que trabalha de forma coordenada com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Além disso, foi instaurado um plano de emergência.
O Diário do Aço solicitou à Vale a explicação do que teria ocorrido, mas a assessoria de comunicação da empresa respondeu que o caso ainda está em apuração.
Nota da Vale na íntegra
A Vale informa que empenhou equipes de emergência e demais recursos, como caminhões pipas e caminhões de combate ao fogo, para conter o incêndio que atinge uma composição de carga na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) próximo à Antônio Dias (MG). Não houve impacto do trem de passageiros. A empresa está atuando de forma coordenada com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e instaurou o plano de emergência.
Veja também
Vale das cinzas: grandes incêndios destroem áreas verdes e deixa região sob fumaça
Fumaça de queimada provoca interdição da BR-381 entre Lagoa do Pau e Timóteo; Bombeiros atuam no local
Incêndio de grandes proporções causa transtornos em Timóteo
Bombeiros e brigadistas controlam incêndio na área de mata na Jacuba, em Jaguaraçu
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
B@2
26 de setembro, 2024 | 14:31Os planos do homem contaria o plano de Deus. Vejamos:
*Poluímos os rios, os mares e o ar em busca do progresso;
*Construímos arranha-céus para abrigar as pessoas e muitos não tem onde morar;
*Usamos agrotóxicos em demasia para alimentar a população e muitos não tem o que comer;
*Há guerras no mundo em nome de deus, um deus político e não criador;
*Há o Vaticano que possui um banco, sendo um Estado que empresta dinheiro;
*Jesus Cristo, posso estar errado, não criou uma única religião.
*Devastamos as cidades com casas e muitos carros, indústrias, comércio e etc. Agora rumamos para as áreas rurais em busca de ar puro com a mesma ideia anterior que não dera certo;
*Possuímos meios comunicação eficientes e o ser humano está cada vez mais sozinho.
Aí eu indago, era este o propósito de Deus quando nos fez a sua semelhança?
O Deus que eu acredito é o que quer o bem de todos, pois somos todos filhos do mesmo criador e não conseguimos cuidar de nossa casa, o planeta em que vivemos.
Quanto a Caim e Abel, a bíblia registra o seu primeiro caso de homicídio que por ora, poderá ser apenas uma metáfora. Ou não.”
Viewer
26 de setembro, 2024 | 08:55Seria interessante saber como esse incêndio começou, pois algo assim não parece ser habitual.
Agora eu queria entender porque tem comentários atacando as igrejas sendo publicados numa matéria dessas, ainda mais falando como se tivesse propriedade de coisas que na verdade não estão na bíblia.”
B@2
26 de setembro, 2024 | 06:19Os planosdos homens encontrariam os planos de Deus. Destruímos toda a obra do criador, não sabemos usar o livre arbítrio. Queremos liberdade sem limites, sem nos responsabilizar por nossos atos. Mas o exemplo vem da bíblia. Logo após a criação de Adão e Eva, Caim matou Anel. Notícia do primeiro homicídio. Começamos mal ao usar o nisso livre arbítrio. Olhai a natureza e verá as maravilhas do criador. As obras das criaturas não edifivam os planos de Deus. Brincamos de sermos profetas, um falso deus.”
B@2
26 de setembro, 2024 | 05:36Nunca vi um pastor ou outro representante de outras denominações dar uma enxadada ou realizar as obras que pregam no plano fisico. Seguem a regra de orar, ação nada! São pessoas como nós que aguardam um milagre! Neste momento caótico temos que deixar o nosso comodismo e unirmos para tentarmos salvar nossas vidas, pois o meio-ambiente está sendo esfacelado. Sem água não haverá vida. sem a natureza, não teremos água! Paremos de buscar uma salvador da Pátria enquanto ficamos atonicos fingindo que não é conosco, procurando apenas culpados. A região de Minas Gerais esta sendo consumida pelo fogo e aoenas contabilizamos. Sejamos os fiscais da natureza denunciando os incendios criminosos.”
Cinderela
25 de setembro, 2024 | 21:52Em Timóteo onde fica o Bombeiro e o SAMU é um local insalubre e sujo. Parece um chiqueiro, fui pegar um Boletim de Ocorrência lá e fiquei pasmo.”
Benedito
25 de setembro, 2024 | 21:51Lendo os comentários vi um que me chamou atenção, o comentário do Antônio Carlos. É sério isso, quatro Bombeiro por dia ? E só três saem do quartel ? Podiam fazer uma matéria sobre essa situação e verificar se realmente isso acontece nos quartéis de Bombeiro do Vale do Aço. Absurdo uma coisa destas.”
Poeta
25 de setembro, 2024 | 21:34O amanhecer no Vale do Aço carrega um ar denso, esfumaçado e sombrio. Uma sensação asfixiante surge da combinação entre a fumaça dos incêndios na região metropolitana do Vale do Aço, o calor escaldante e a umidade em níveis desérticos. Os tradicionais corixos pelo caminho se tornaram pequenas ilhas de refúgio para os animais em fuga das chamas e um dos poucos cenários típicos do do Vale do Aço.”
Boachá
25 de setembro, 2024 | 21:28Senhor Antônio Carlos, será que no Bombeiro da região é igual as outras repartições públicas: Muita gente no ar condicionado como burocratas e menos peão na rua para função de debelar incêndio? É triste pagar uma das cargas tributárias mais alta do mundo e ser tratado dessa forma pelo serviço público. Como diz Boris Casoy : isto é uma vergonha.”
Brigadista
25 de setembro, 2024 | 21:24Sou Brigadista e já atuei no Pantanal em 2020 como voluntário. Vejo aqui alguns comentários e se o jornal permitir queria deixar o meu.
Uma linha muito extensa de fogo tem sido vista em uma região de difícil acesso. O Bombeiro tem que utilizar as estradas, linhas preexistentes ou as queimas prescritas que foram feitas, para uma estratégia de combate indireto, ou seja, o famoso fogo contra fogo.”
Pjl
25 de setembro, 2024 | 21:14Onde olha tem fogo. Meu Deus, alguém sabe que dia vai chover ?”
Antônio Carlos
25 de setembro, 2024 | 21:12Bombeiros estão tendo dificuldade para controlar o fogo que segue sem controle e se alastra em áreas de difícil acesso. Infelizmente estive com eles em Timóteo no Primaveras e conversando com um deles fiquei sabendo que são quatro Bombeiro por dia e desses quatro só podem sair três, pois um fica no quartel de vigia. Que desumano trabalhar assim, cadê o sindicato ou Ministério Público para ver essa situação de trabalho quase análoga a escravidão. Um absurdo saber disso, como pagador de Imposto que sou.”
Indagador
25 de setembro, 2024 | 21:07Cadê os pastores da nossa região que vociferam aos quatro quantos que oram e o milagre acontece. Infelizmente não há homens de Deus no Vale do Aço mais. Foi-se a época em que o amor a palavra era maior que a vaidade.
Pastores aprendam com Elias, se é que ainda leem a Bíblia ainda. Elias foi para o Carmelo orar e deu ordem para que seu moço vigiasse as nuvens de chuva. Após a sétima vez o moço viu uma pequena nuvem do tamanho da mão de um homem. Essa era a resposta que Elias estava esperando que que uma abundante chuva estava chegando sobre o povo de Israel.”
Tião Marreta
25 de setembro, 2024 | 20:59O que está acontecendo no Vale do Aço? Nunca vi situação trágica no tocante a fogo nesta região. E olha que já sou Sexagenário. Que Deus mande chuva, mande o milagre da tranquilidade. Muito trágica essa situação que nos estamos passando. Que tristeza gente.”
Tinho
25 de setembro, 2024 | 20:35Agora "vão" culpar a mineradora! Tão vítima das queimadas quanto nós.”