23 de setembro, de 2024 | 18:00
Incêndio de grandes proporções causa transtornos em Timóteo
Vídeo mostra chamas atingindo uma rede de transmissão de energia elétrica
Reprodução de vídeo
Labaredas atingiram, na tarde de segunda-feira, depois de três dias de queimada, uma rede de transmissão de energia elétrica; Cemig confirma interrupção temporária
Labaredas atingiram, na tarde de segunda-feira, depois de três dias de queimada, uma rede de transmissão de energia elétrica; Cemig confirma interrupção temporária
O incêndio que atinge uma área de vegetação na encosta localizada entre os bairros Alegre, Eldorado, Santa Maria e Novo Horizonte, onde está localizada a Área de Proteção Ambiental (APA) Serra de Timóteo, chega hoje ao terceiro dia. As chamas tiveram seu ápice no sábado (21), quando a fumaça podia ser vista até em municípios vizinhos, dentre eles, Coronel Fabriciano e Ipatinga.
Por ser em uma área de encosta e de complicado acesso, a ação de combate ao fogo por parte dos bombeiros e brigadistas é dificultada. O Diário do Aço apurou que, nessa segunda-feira (23), os militares realizaram linhas de ataque ao fogo próximo ao Distrito Industrial do Limoeiro, Santa Terezinha e Primavera.
Do dia 16 de setembro até esta segunda, a Defesa Civil atendeu 25 ocorrências de focos de incêndios no município, incluindo também os bairros Petrópolis, Olaria, Novo Horizonte e Ana Moura.
O combate conta com apoio da administração municipal que, por meio de processo licitatório, contratou uma equipe de brigada de incêndios com um veículo de apoio, que atua de forma ininterrupta em regime de 12h, durante todos os dias, conforme divulgado pelo próprio governo municipal.
Uma fonte ouvida pelo Diário do Aço, que mora no bairro Limoeiro, informou que as chamas já avançam para o bairro Alphaville. Além disso, o fogo atingiu uma área próxima a uma torre de internet e outra de energia elétrica.
Danos à rede elétrica
Por meio de nota, a Cemig informou que foram atingidas as linhas de transmissão Ipatinga 1 Timóteo 2 e Mesquita Timóteo 2 causando falta de energia nas cidades de Timóteo, Marliéria e parte de Coronel Fabriciano, às 15h51 desta segunda-feira”.
Porém, ainda conforme a empresa, assim que identificaram o problema, as equipes atuaram e, às 16h15, todos os clientes prejudicados tiveram o fornecimento de energia normalizado”.
Luiz Fernando Marques de Souza, subgerente da Defesa Civil de Timóteo, pontua que o período de estiagem amplia o risco de incêndios, porém não se descarta a atuação de criminosos. Há três semanas, temos trabalhado praticamente de forma ininterrupta no combate aos incêndios. A equipe de brigadistas da prefeitura atuou em praticamente 70% das ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros, além de combater focos de forma isolada. Acreditamos que 90% das ocorrências são advindas de atos criminosos”, comenta.
Abastecimento de água prejudicado
No começo da noite de segunda-feirfa (23), Copasa informou que, devido à falta de energia elétrica, o abastecimento de água no município de Timóteo poderá apresentar intermitência. "A previsão é que o abastecimento seja normalizado, gradativamente, assim que o fornecimento de energia elétrica for restabelecido".Riscos à saúde
Além dos prejuízos materiais que podem ser ocasionados, há também as complicações à saúde. A fonte ouvida pelo Diário do Aço conta que é idosa, tem sinusite alérgica e relata dificuldade para respirar devido às fumaças.
Uma outra pessoa, moradora do bairro Nossa Senhora das Graças, conta que acordou com dificuldades de respirar nessa segunda. Achei meu Vick aqui, coloquei depressa no meu nariz para me abafar a fumaça. Está com cheiro de fumaça na casa toda. A casa tem que ficar toda trancada e o ventilador ligado, porque não tem como deixar aberto. Se deixar aberto, vem tudo para dentro de casa. Não sei se eu vou no posto para ver o que eles podem fazer por mim, porque eu não estou tendo condições de respirar, está péssima a minha respiração”, desabafou a mulher de 68 anos.
Saúde prejudicada
Marcos de Abreu, pneumologista da Fundação São Francisco Xavier (FSFX)/Hospital Márcio Cunha, explica que a elevação do gás carbônico no corpo humano é acompanhada da baixa oxigenação. Como resposta, ocorre um aumento do trabalho respiratório, a pessoa desenvolve um esforço respiratório e em fases mais tardias essa intoxicação pode até acometer o sistema nervoso central.
A fumaça de incêndio é composta por gases tóxicos, monóxido e dióxido de carbono. Nesse contexto, existe uma queda do oxigênio, esses gases se ligam à molécula de hemoglobina, dificultando o transporte da molécula de oxigênio para todos os órgãos e sistemas. Além disso, existe um dano direto a todo o sistema respiratório e danos indiretos decorrentes da baixa oxigenação de todos os órgãos e sistemas, como por exemplo alterações cerebrais como sonolência, desmaios, que são decorrentes desse processo”, esclareceu.
Matheus Valadares
Incêndio iniciado em área verde no Alegre espalhou para encosta de diversos bairros da cidade
Incêndio iniciado em área verde no Alegre espalhou para encosta de diversos bairros da cidade
A depender do grau intoxicação, a pessoa pode ir para um quadro de coma, com necessidade de início da ventilação mecânica. O paciente tem que ser avaliado, levado a um pronto atendimento. A avaliação médica, com o exame físico, avaliação se houve queimadura de vias aéreas, olhar se o paciente está oxigenando baixo, fazer uma gasometria arterial e fornecer cuidados como oxigênio, e dependendo da situação, em casos graves, pacientes necessitam até mesmo de ser entubados, porque a baixa oxigenação fica muito significativa”, pontuou o especialista.
Apoio da população
O subgerente da Defesa Civil em Timóteo, Luiz Fernando Marques de Souza, pede o apoio da população para evitar o uso de fogo para limpeza de áreas e, no caso de sinistros ou de denúncias de queimadas criminosas, acionar o Corpo de Bombeiros (193), a Polícia Militar e Polícia Militar de Meio Ambiente (190) e a Defesa Civil (31 999182751). Veja, abaixo, vídeo de um dos pontos atingidos pelo incêndio criminoso, iniciado sábado no bairro Alegre.
Leia também
Período de estiagem preocupa os comitês de bacia do Rio Doce
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Edy
24 de setembro, 2024 | 16:17Morei ai 35 anos e ouvi da boca do idosos ai da cidade que colocavam fogo no mato pra ver ser chove!!!
Isso ai nessa m.... de lugar é TRADIÇÃO....
Povo gosta do Fogo, todo lugar q vc vai tem um fogo!!!”
Tonico Gentil
24 de setembro, 2024 | 16:05Tem cara de ação orquestrada, isso é pra destruir e depois lotear essas áreas.
De qualquer forma, os vereadores Adriano Alvarenga, Beto do estofamento, Brinnell Tozatti, Fabiano Ferreira, Luiz Perdigão, Sônia Andrade, Reygler Max, Thiago Torres, Wladimir Careca votaram pelo fim da APA, e isso facilita a ação de desmatadores/loteadores.”
José de Oliveira
24 de setembro, 2024 | 10:05Estou fora de Timóteo, mas o que meus familiares e amigos informaram é que comenta-se por todo lado que essa queimada tem o propósito de "limpar" áreas de interesse de loteamentos. Se isso for verdade, tem gente precisando ir para a cadeia aí. O Diário do Aço deveria trazer uma reportagem com o pessoal da prefeitura, do setor de meio ambiente, do Codema, sobre isso.”
Marcelo
24 de setembro, 2024 | 09:27Meu querido diário do aço, pq não estão postando os 10 comentários que fiz anteriormente? Será pq eu citei nome de 9 vereadores de Timóteo que estão ligado diretamente aos "misteriosos" incêndios em nossa cidade?! Só para deixar registrado, por uma mera coincidência do destino, TODAS as áreas que nossos vereadores aprovaram para futuro desmatamento estão em chamas,”
Santos
24 de setembro, 2024 | 09:04Assino em baixo José....”
Marcelo
24 de setembro, 2024 | 08:22Vereadores que contribui diretamente para manter em chamas nossa cidade:
Adriano Alvarenga
Beto do estofamento
Brinnell Tozatti
Fabiano Ferreira
Luiz Perdigão
PASTORA Sônia Andrade
Reygler Max
Thiago Torres
Wladimir Careca,”
Pagador de Imposto
24 de setembro, 2024 | 08:17Para compartilhar essa notícia use o link: https://diariodoaco.com.br/noticia/0114294-por-9x5-veto-ao-plano-de-manejo-da-apa-serra-e-derrubado
Esses são os vereadores que contribui diretamente para ter cada vez menos verde em Timóteo, é só não votar neles.”
Alice
24 de setembro, 2024 | 08:08Estou com uma tosse que num acaba por causa dessas queimadas fui para n hospital médica falo q meu pulmão tá limpo”
Jose
24 de setembro, 2024 | 07:50Vinte anos seguidos de incêndio nos morros das 3 cidades. Presos pelos crimes ninguém. Quem são os incendiários delinquentes? pivetes, de menores, alguns adultos maus elementos. Nivel de escolaridade, mobral ou só primários. Mas, eles dominam tudo. As autoridades conhecedores das leis, ficam de joelhos. Nenhum deles: prefeitos, delegados, policiais, promotores, conseguem combater esta raça inferior, que nem sabe falar direito. Quando pegam um deles, não pode mostrar o rosto, porque eles ficam nervosinhos, bravinhos, que dó deles, que pena, não podem ser incomodados, pois, as leis não permitem punição á eles. Se é de menor, não podem prender porque são vitimas da sociedade, são inocentes, e mesmo com capacidade para incendiar uma floresta inteira, não sabem o que estão fazendo. São criancinhas. A esta hora estão lendo estas matérias, e rindo alegremente devem estar comentando: ?viu cumo que nóis é terrível galera, nóis vai continua incendiano tudo, contra nóis ninguém pode né, nem juizinho consegue nos prendê, tá tudo dominado por nóis?”