DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

09 de janeiro, de 2024 | 12:40

Jovem de 17 anos, moradora de Timóteo, morre com suspeita de dengue hemorrágica


O caso da adolescente moradora de Timóteo que morreu com suspeita de dengue é investigado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). O corpo de Maria Elisa Bicalho Lessa foi sepultado no fim da tarde desta terça-feira (9), no Cemitério Jardim da Saudade, no bairro Santa Maria, em Timóteo.

A jovem tinha 17 anos e morreu na madrugada desta terça-feira (9), com suspeita de dengue. Maria Elisa é filha de Simone Bicalho, atual subsecretária de Educação de Timóteo e do aposentado Geraldo Heleno Vargas, conhecido pelo antigo bar do Crias. A família reside no bairro Ana Malaquias.

A Escola Batista de Acesita, onde Maria Elisa estudava, publicou uma nota de pesar: "Hoje o dia amanheceu muito triste para a comunidade escolar EBA. Com profundo pesar comunicamos o falecimento da nossa querida aluna da terceira série, turma de 2023, Maria Elisa Bicalho", diz um trecho da nota. A direção da instituição decretou dois dias de luto e só volta a funcionar na quinta-feira, 11 de janeiro.

Por meio de nota encaminhada ao Diário do Aço, a administração municipal de Timóteo declarou que se solidariza com a família nesse momento de dor. A Secretaria Municipal de Saúde informou que a moradora foi atendida no dia 6 de janeiro na UPA Geraldo dos Reis Ribeiro. "Ela foi atendida, medicada e liberada com a prescrição de medicações, além de orientações para procurar novo atendimento caso a situação se agravasse", acrescenta a nota.

Ainda conforme os dados repassados pela administração, Maria Elisa veio a óbito nesta terça-feira, no Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga. "De acordo com a Secretaria de Saúde, neste momento não é possível afirmar com precisão se esse óbito foi resultado da dengue, o que será confirmado após a realização de exames pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), haja vista que o estado de Minas Gerais é o responsável por esse tipo de investigação", concluiu a administração.

Superintendência não confirma causa
Questionada sobre a confirmação do óbito, causado por dengue hemorrágica, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por meio da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, afirmou que informações pessoais de pacientes não são repassadas em razão da Lei Gral de Proteção de Dados (LGPD).

"De acordo com dados disponíveis no painel de arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, de acesso público a toda população, de janeiro de 2023 até a presente data foram confirmados no município de Timóteo - que está na área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano - 5.868 casos de dengue, com 0 óbito confirmado, até o dia de hoje 09/01/2024”.

Veja também:
Macrorregião do Vale do Aço soma mais de 20 mil casos confirmados de dengue em 2023
Ministério da Saúde prevê epidemia de dengue em Minas Gerais
Vale do Aço tem mais um óbito de dengue confirmado
Índice de infestação do mosquito da dengue continua alto em Timóteo
Saúde de Ipatinga realiza nesta semana primeiro LIRAa de 2024
Com aumento dos casos de dengue e chikungunya, UBSs de Timóteo estendem horário de funcionamento
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Marreta

10 de janeiro, 2024 | 14:47

“Dengue: Vergonha...

Mosquito voa...
Pousa na alva cutis.
E enrubesce...”

Marco Lobato

10 de janeiro, 2024 | 13:13

“Timóteo está com uma infestação absurda de dengue e chicungunha. Prefeitura completamente inatuante. Inércia total, devido à urgência que requer o caso.

SENHOR PREFEITO E VEREADORES: FAÇAM UMA CONTRATAÇÃO EMERGENCIAL PARA O COMBATE DE ENDEMIAS, MUTIRÃO DE LIMPEZA, FAÇAM UMA GERAL EM TODOS OS BAIRROS. VOTEM UMA LEI COM AS DIRETRIZES A SEREM SEGUIDAS PELA POPULAÇÃO, FISCALIZEM E MULTA NOS INFRATORES. MOMENTO DE ARREGAÇAR AS MANGAS E COLOCAR A MÁQUINA PÚBLICA PARA TRABALHAR. ATENÇÃO ELEITORES, FIQUEM ATENTOS NA ELEIÇÃO POIS ESSA TURMA AÍ VAI TENTAR REELEIÇÃO E O PREFEITO FAZER SUCESSOR.

A população também deve fazer sua parte e lutarmos juntos para que não aconteçam mais mortes em decorrência de dengue?”

Tião Aranha

10 de janeiro, 2024 | 12:18

“tudo oportunista de plantão fazendo politicagem barata em notícia trágica. Aposto que nenhum toma as providencias cabíveis para conter o mosquito. Como se o poder público fosse o gerador do lixo!”

Marli

10 de janeiro, 2024 | 11:21

“Se fosse só a Dengue ,com a maioria dos sintomas de chikungunya, eu tive dias horríveis,de dores ,com as articulações comprometidas,muita febre,dores de cabeça, vizinhos todos com mesmo sintomas Nao fazem exames,e nzo dao diagnóstico.... E o descaso dos governantes, hospital então, Maria Moraes nem ensumos tem ,é um descaso, o que fazem com pacientes, a gente se sente tão humilhado . E não sai de lá no mínimo 4 horas para ser atendido. AI acontece o pior agora quanto á dengue da para querer culpar a população, e outros casos .infelizmente o povo paga com a vida.”

Roberto Alves da Silveira

09 de janeiro, 2024 | 21:33

“Aqui em ipatinga o poder público, simplesmente esqueceu de tomar providências em relação a dengue e outras doenças. Acredito que seja pra conseguir mais dinheiro dos governos federal e estadual, ja que o município ta indo pelo mesmo caminho de um outro tal governante barbudo. E prova do que estou falando, e que tenho um amigo meu que tem um ferro velho de sucata, aqui em ipatinga, e segundo ele, ate o ano passado, por volta de julho os funcionários públicos, ligado ao combate à dengue, passavam toda semana,depois sumiram e os mosquitos se multiplicaram por milhões. Infelizmente esta estratégia acaba fazendo vítimas como esta moça, meus sentimentos a família e depois a receba em seus braços. E quanto a administração de timoteo que a tal lei do retorno .....que tanto falam seja cobrada bem rápido”

Lu

09 de janeiro, 2024 | 21:14

“Vale ressaltar que depende muito de nós tb , pensar no vizinho , no próximo, limpar o quintal , evitar água parada , se cada um fazer sua parte vai ajudar e muito , essa doença é muito grave , temos que tem essa consciência disso .”

Pedro da Zizita

09 de janeiro, 2024 | 18:34

“Coronel Fabriciano está tendo um excelente gestor, mas na parte de combate as endêmicas, um fracasso.
Não adianta querer por a culpa só no morador, o Secretário de Saúde tem que parar de prometer tudo e não fazer fazer nada. Só fica rindo igual hiena .
Há tempos os agentes não passam nas casas e o fumacê sumiu da cidade. Arregace as mangas Secretário de Saúde de Fabriciano e não destoe dos outros Secretários,pois Vossa Senhoria tá deixando a desejar.”

Tiago

09 de janeiro, 2024 | 18:01

“Fui porteiro da escola Batista, o pouco que eu via ela, se mostrava uma menina muito alegre e querida pelos funcionários e amigos na escola, meus sentimentos aos amigos e familiares e principalmente aos pais, que são os que mais sofrem nesse momento. A prefeitura deveria mostrar mais competência nesse atual momento, onde estamos passando por um surto desses mosquitos! E as pessoas devem tomar cuidado com água parada em casa, se cada um fizer sua parte já vamos diminuir bastante esses casos! Deus nos proteja!”

Muito Triste

09 de janeiro, 2024 | 16:47

“Meus sentimentos aos familiares e amigos.Estes políticos deveriam ter vergonha na cara e trabalhar para que esse tipo de tragédia seja evitada. Não reeleja esses parasitas e ninguém apoiado por eles.”

Carlos Alberto Barbosa

09 de janeiro, 2024 | 16:24

“Eu sei o quanto dói perder Um membro da família
E não é só em Timóteo que está tendo esse. Surto de dengue mas na macro região; claro que nossos parlamentar precisa ajudar tanto nas unidades de saúde e providenciar algo para combater esse mosquito, mas nós temos que ajudar também fazendo nossa parte.. deixo minhas condolências aos familiares porque não é fácil perder uma moça tão nova assim, que Deus abençoe nosso povo.l”

Bom

09 de janeiro, 2024 | 15:45

“Deus alivie milagrosamente os corações do pai e mãe nessa hora, não temos palavras para tal desastre familiar .
Porque que esses políticos que estão gastando milhões em viaturas policiais e etc., não pode olhar pro povo de bem???????????
Cadê os equipamentos pra combater essa epidemia??????
Cade a empresa vale que só destroi e não coloca
Peixes nesses rios e lagoas afetados pelas CAGADAS.????????
Cadê os prefeitos que gostam de APARECER ,
CHEGA DE DESCASO, VAMOS ACORDAR GENTE ........”

Crispim

09 de janeiro, 2024 | 14:56

“? um absurdo o surto que está em Timóteo, e o prefeito não faz nada, moro no Ana Rita e não tem um agente de saúde ( dengue) fazendo visita nas casas, fui contaminado com o mosquito dia 13/11 e até hj estou com sequelas do chicungunha, a UPA de Timóteo atendimento de péssima qualidade os médicos nem te examina, só fica sentado na cadeira atrás de uma tela de computador fazendo prescrição de dipirona e soro, eu fui testemunha deste péssimo atendimento.”

Envie seu Comentário