06 de dezembro, de 2023 | 15:11

Com aumento dos casos de dengue e chikungunya, UBSs de Timóteo estendem horário de funcionamento

Elvira Nascimento/Divulgação
UBSs do Ana Rita e Limoeiro passam a oferecer atendimento até as 20h30UBSs do Ana Rita e Limoeiro passam a oferecer atendimento até as 20h30

A partir desta quinta-feira (7), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Raimunda Perdigão, no bairro Ana Rita, em Timóteo, vai estender o horário de atendimento até às 20h30 para atender exclusivamente moradores da regional Sul com suspeita de dengue e chikungunya. Desde a semana passada a UBS Ailton Ferreira Bomfim, no bairro Limoeiro, regional Leste, também ampliou o horário de atendimento com a mesma finalidade, informou a administração municipal.

A medida se justifica, de acordo com a gerente de Atenção Primária de Timóteo, Fernanda Gama, em razão dos altos índices de vírus da chikungunya e da dengue que estão circulando no Vale do Aço. Na última semana, segundo explicou, das 469 análises feitas para arboviroses (doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos) 247 (52% dos casos) deram positivo para chikungunya.

Em face disso, Fernanda conclamou mais uma vez a população a fazer sua parte reservando alguns minutos diariamente para cuidar da casa observando objetos que possam acumular água. “É importante esse olhar do morador”, destacou a profissional, que aproveitou para reforçar a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE) no combate aos focos do mosquito.

Ela reiterou ainda a necessidade de os moradores cooperarem com os agentes, liberando o acesso aos imóveis para inspecionar se a caixa d´água está tampada e vasos de flores, ralos, dentre outros, não contêm água acumulada. “O trabalho dos ACSs e ACEs é fundamental nessa luta contra o mosquito Aedes aegypti”, disse.

Fumacê
Mais recentemente, os bairros onde foram detectados os maiores índices de casos de dengue e chikungunya em Timóteo receberam aplicação de fumacê. De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Cristiane Valgas, o fumacê só é aplicado quando a situação está crítica com o registro de um alto índice de pessoas adoecidas por arboviroses.

O fumacê é disponibilizado pelo Estado e a liberação atende a critérios estabelecidos pela Secretaria de Estado de Saúde. “A aplicação desse inseticida é para trazer uma resolutividade maior e mais rápida no enfrentamento ao mosquito”. Por isso, nos dias de aplicação do fumacê, os moradores devem abrir todas as janelas da casa, além de cobrir gaiolas e a comida dos pets.

Serviço
UBS Ana Rita - 7h às 20h30
UBS Limoeiro - 7h às 20h30
UBS Cachoeira do Vale – 7h às 20h30
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário