Expo Usipa 2024 02 - 728x90

13 de novembro, de 2023 | 18:08

Índice de infestação do mosquito da dengue continua alto em Timóteo

Divulgação
Resultado do novo LIRAa mostra que ainda é preciso fazer muito para acabar com os focos do mosquitoResultado do novo LIRAa mostra que ainda é preciso fazer muito para acabar com os focos do mosquito

O 4º Levantamento Rápido de Índices do Aedes aegypti (LIRAa) do ano, em Timóteo, mostrou um índice de infestação de 4,5% do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. Embora seja menor do que o apurado em janeiro, quando o resultado foi 5,4%, ainda está longe do índice preconizado pelo Ministério da Saúde, que é abaixo de 1%.

Diante deste número, a Secretaria de Saúde ressalta que é importante a conscientização dos moradores, pois a maioria dos focos foi detectada no interior das residências. As regionais que apresentaram maiores índices de focos do Aedes aegypti foram a 1 e a 7 (Centro Sul, São José, Esplanada e Limoeiro, Recanto Verde, Jardim Vitória) e Cachoeira do Vale.
A chegada do período chuvoso e do calor intenso favorecem a reprodução do mosquito, sendo que a população deve redobrar os cuidados para evitar a proliferação dos focos.

Além de manter as ações rotineiras de combate à proliferação do Aedes aegypti, a Vigilância em Saúde atuará de forma mais intensificada nos bairros onde foram apurados índices mais elevados, realizando ações nos bairros Esplanada, Recanto Verde, Limoeiro e Cachoeira do Vale, com coleta de insensíveis, orientação e tratamento. Fará ainda Ação educativa no dia 14/11 no Centro Norte e Bloqueio de Transmissão (Tratamento Químico) com a Bomba Costal por meio da Equipe específica destinada para a ação.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

E a Prefeitura

14 de novembro, 2023 | 09:12

“Está e muitos estão fazendo o correto mais por parte da prefeitura preferem tratar a pessoas enferma como estão a upa e UBS super cheias doque colocar os agentes endêmico que só existem no cargo pago,Esse prefeito nunca mais ganha a não ser um chute na bunda,nenhum fumacê, ninguém dos agentes vindo as ruas,casas e bairros.... Vergonha esse Timóteo mal administrado ..”

Envie seu Comentário