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11 de novembro, de 2022 | 11:08

Idoso é vítima do golpe do falso sequestro em Ipaba


Morador de Ipaba, G.N., de 66 anos foi vítima do “golpe do falso sequestro”, na tarde de quinta-feira (10). O idoso procurou o pelotão da Polícia Militar em Ipaba para relatar que recebeu uma ligação telefônica de um número oculto, em que criminosos alegaram ter sequestrado a filha do idoso e exigiram R$70 mil para libertá-la. Como sempre ocorre durante este tipo de golpe, durante a ligação tanto o idoso quanto sua esposa puderam ouvir uma mulher que chorava e pedia socorro.

Diante da pressão psicológica, os idosos entraram em desespero e disseram que o único valor que tinham era R$3 mil e nada além desse dinheiro. Os bandidos disseram que iriam aceitar o valor e forneceram dados de uma conta bancária aberta em uma agência na cidade de Itaboraí, no Estado do Rio de Janeiro, em nome de uma mulher.

O idoso foi a uma agência do banco do qual é cliente e fez a transferência em um caixa de autoatendimento. Enquanto tudo isso era feito, os criminosos permaneceram na linha, de forma a manter a pressão e evitar que as vítimas usassem o telefone para pedir socorro.

Depois de perder R$ 3 mil para os criminosos, eles passaram a exigir mais R$1.000 segundo eles “para colocar combustível no veículo”. Com isso, a vítima fez mais uma transferência de R$1.000 para a quadrilha. Os bandidos ainda tentaram tirar mais mil reais do idoso, pois passaram a alegar que ele tinha feito a transferência para a conta errada.

O golpe só parou quando chegou um familiar da vítima, ficou sabendo da situação, tomou o telefone do idoso e confirmou que G.N. tinha caído em um golpe e perdido R$ 4 mil. A família foi orientada a fazer o registro da ocorrência, para encaminhamento das providências cabíveis.

O golpe do falso sequestro é antigo e as investigações já realizadas apontam que na maioria das vezes é aplicado de dentro de presídios. Todos os dias variadas modalidades de golpes dão prejuízos às pessoas, principalmente idosos. Familiares são orientados a alertar aos pais, avós e demais parentes acerca dos golpes. Veja, abaixo, a lista dos golpes mais recentes, noticiados pelo Diário do Aço:

- Golpistas lesam idosa e dão prejuízo de R$ 8.666.63
-Homem perde mais de R$ 8 mil em golpe da falsa despesa
- Jovem negocia moto pela internet e leva golpe de R$ 13 mil
-Em uma semana, quadrilha do golpe do nudes faz mais cinco vítimas
- Morador de Timóteo cai em golpe do empréstimo e fica com prejuízo de mais de R$ 130 mil
-Idoso em Timóteo perde R$ 20 mil em golpe
-Mulher é vítima do golpe do empréstimo em Timóteo
- Compra de caminhonete termina em golpe e prejuízo de R$ 65 mil no Vale do Aço
-Estelionatário aplica golpe em morador de Santana do Paraíso e diz para ele se conformar
-Bandido tenta dar o golpe do falso assalto em ótica, em Coronel Fabriciano
-Mulher é vítima de golpe em Santana do Paraíso e tem princípio de infarto
-Funcionários de loja são enganados no golpe do assalto em Timóteo
-Estelionatários fazem novas extorsões com o golpe do nudes
-Polícia Civil apura denúncias de golpe do investimento no Vale do Aço
-Golpe do empréstimo provoca prejuízo de R$ 7,5 mil em Timóteo
-Homem de Timóteo perde R$ 24 mil ao cair no golpe da compra de veículo
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Comentários

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Jones

12 de novembro, 2022 | 09:26

“As tentativas de fraude estão ficando mais engenhosas.
Recebi, cerca quatro semanas atrás, uma chamada telefônica identificada como Banco do Brasil.
Um bacana se apresentou como Ricardo e informou ser o novo gerente da minha conta bancária.
Nesta semana, o mesmo Ricardo ligou para comunicar movimentação estranha na minha conta.
Informou que foi feita uma transação transferindo 2.800 para Bruno de Souza Lima.
Por infeliz coincidência, eu tinha recebido mensagem apontando o envio de algo desconhecido por mim, transportado desde Curitiba, pela Jadlog, para um endereço em BH.
Por isso, vacilei e permiti que a conversa com o pilantra gerente Ricardo fosse conduzida até ser transferida para o suporte técnico.
Eu, que de forma alguma iria informar dados pessoais, ouvi a voz de mulher com acento vocal diferenciado (sotaque meio arrastado).
O vocabulário usado por ela também não convenceu este Raposão, que perguntou o nome da indigitada funcionária, que disse ser Manoela.
Continuei insistindo e, quando perguntei o sobrenome, ela titubeou e disse que era Oliveira.
Quando perguntei qual era o nome completo, a encantadora de serpentes se enrolou.
Naquele momento, encerrei o papo dizendo que iria até a agência apontada como do centro.
Contatei, imediatamente, a minha gerente, que alertou para várias ocorrências envolvendo um número que, por meio de recursos telemáticos, é modificado e passa a ser identificado como o da agência bancária do correntista alvo da fraude em movimento.
Mais informações: https://blog.bb.com.br/golpe-falsa-central-de-atendimento/”

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