Expo Usipa 2024 02 - 728x90

27 de janeiro, de 2020 | 18:05

Trabalho preventivo reduziu impacto da chuva em Ipatinga

Prefeito reuniu força-tarefa e fez balanço do período chuvoso na cidade

Wôlmer Ezequiel
Entrevista coletiva concedida no gabinete do prefeito, na tarde desta segunda-feiraEntrevista coletiva concedida no gabinete do prefeito, na tarde desta segunda-feira

Apesar do grande volume de chuva registrado no Vale do Aço, entre sexta-feira e domingo (26), Ipatinga não teve nenhum registro grave, conforme informou o prefeito Nardyello Rocha (Cidadania), durante entrevista coletiva nesta segunda-feira (27). Em seu gabinete, o chefe do Executivo recebeu representantes da Copasa, Cemig, Usiminas, Corpo de Bombeiros, policias Militar e Civil, além de servidores municipais e empresas que auxiliaram na força-tarefa criada para antecipar os possíveis efeitos da chuva, prevista pela meteorologia para a região.

O prefeito lembrou que no ano anterior foram limpas quase 3.500 bocas de lobo, o que assegurou o escoamento da água. Em pontos estratégicos como rua Joao Basílio Gomes, rua Cravo e Maria da Glória Barbosa, no Bom Jardim, além do viaduto do Vila Ipanema, não foram registrados alagamentos. “Ipatinga recebeu quase 250 milímetros de chuva em três dias, e suportamos bem, graças à presença da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, das empresas que trabalharam junto com a gente, como Copasa, Cemig, Usiminas e nossas empreiteiras, que deram apoio. Ipatinga não tem, nesse momento, segundo nossas forças de segurança, nenhum desalojado, nenhum desabrigado e isso é fruto desse trabalho conjunto”, assegurou.

Ações
Conforme explicou o prefeito, o município não baixou a guarda e várias situações precisam ser corrigidas. “Tivemos deslizamentos de barrancos, precisamos acionar o tapa-buracos, vamos triplicar nossas ações no sofrido asfalto de quase 40 anos da cidade de Ipatinga. Estamos atendendo as famílias que fazem contato por meio da Defesa Civil e vamos priorizar a limpeza da cidade, até por questão de saúde pública, proliferação do Aedes aegypti e acompanhar a próximas chuvas, previstas para cair em Minas e na cidade de Ipatinga”, antecipou.

Fake News
Em tempos de mídias sociais e propagação de notícias, o prefeito lamentou a divulgação de vídeos falsos, dando conta de um transbordamento do córrego Gerasa. “No que se refere à Gerasa, dez minutos antes do referido vídeo circular, eu estava na UPA e não houve nada daquilo. Houve sim uma saída da calha do ribeirão Ipanema, próximo à Vila da Paz, mas que não chegou a trazer prejuízo para as famílias, nem mesmo de móveis e muito menos aos seres humanos. Ficamos ali durante todo o período. Hoje está dentro da normalidade, estivemos por lá, fizemos limpeza na Simon Bolívar, que reflete diretamente e está 100% desobstruído. Vamos corrigindo aquilo que teve de problema durante a chuva”, informou Nardyello.

Finisa
Em relação às obras do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), Nardyello Rocha salienta que em momento algum as obras foram interrompidas. “Tivemos alguns prejuízos, a exemplo da ciclovia da avenida Londrina. Está paralisada porque o momento é de terraplanagem e está totalmente cheia de água, não tem jeito de fazê-lo. Os locais que estamos asfaltando, hoje, continuam normalmente. Mas durante o período que está chovendo, também paralisamos. Os muros de arrimo, aqueles que estão na fase de conclusão, continuam sendo construídos, aqueles que estão na parte de fazer a base, esses estão paralisados por causa da chuva. A força-tarefa não influencia, porque as empresas que estão participando do programa ‘Nova Ipatinga’, não tem nada a ver com o efetivo da prefeitura de Ipatinga”, esclareceu.

Bombeiros
O capitão do Corpo de Bombeiros, Hoberdan Inácio, relatou que Ipatinga teve muitas ocorrências relacionadas à corte de árvore e vistoria em residências. “O impacto foi um pouco menor, o que permitiu que nossas equipes atuassem em cidades que tiveram um impacto maior. Timóteo e Fabriciano tiveram algumas áreas de alagamento, Caratinga também, na ilha do rio Doce, inclusive tem uma guarnição por lá, retirando algumas pessoas de suas residências. Então, de destaque podemos relatar a retirada de algumas pessoas, em virtude de alagamentos”, resumiu.

Copasa opera com 98% da produção

Presente à entrevista coletiva, o superintendente regional da Copasa, Albino Campos, destacou que desde sábado (25) pela manhã o nível do rio Piracicaba foi elevado e a companhia foi obrigada a desligar alguns poços da bateria que abastece toda Ipatinga, parte das cidades de Coronel Fabriciano, Timóteo e de Santana do Paraíso, chegando ao período da noite com 51% da produção normal.

“Isso em razão da elevação do rio a praticamente três metros acima do nível da calha de inundação. Desde então, temos participado das forças-tarefas dos quatro municípios do Vale do Aço e levando notas à imprensa para deixar a população ciente do que estava acontecendo. As pessoas economizaram e isso foi fator determinante para que não tivesse um desequilíbrio no sistema de abastecimento. No sábado, conseguimos uma parceria com a Usiminas para abastecimento dos bairros Bom Retiro, Imbaúbas, Bela Vista, das Águas e isso trouxe uma facilidade, melhorando o equilíbrio”, disse.

O superintendente frisa que um trabalho tem sido realizado diuturnamente na estação de tratamento de água e na região de produção do bairro Amaro Lanari. “Nessa madrugada conseguimos montar e equipar dois novos poços profundos, aumentando a vazão de produção significativamente. Hoje, com a redução do nível do Piracicaba, retomamos a produção de parte da bateria dos poços, com a previsão de mais alguns poços sendo reativados. Estamos com 98% da produção. A partir de amanhã (terça-feira) certamente 100% da produção, uma vez que o próprio Instituto Mineiro de Gestão das Águas informou que o nível do Piracicaba irá diminuir ao longo dos próximos dias”, ponderou.

Albino Campos chama a atenção para a previsão de chuva torrencial e com volumes expressivos. “Vamos a todo momento levar as informações à população, para que todos estejam informados da situação, mas hoje o sistema está equilibrado. Tivemos na noite passada três adutoras que romperam, trazendo alguns impactos pontuais. Uma na rua calcedônia (Iguaçu), outras no bairro Ideal, mas todos esses serviços foram realizados na madrugada deste domingo e todo o sistema está funcionando plenamente”, afirmou.


Mais:
Famílias são evacuadas de área de risco na Prainha
Abastecimento de água na região fica prejudicado por causa da chuva
Famílias do Santa Rita são retiradas de suas casas
Comportas abertas na UH de Sá Carvalho
Cheia leva acesso ao Vale Verde, em Ipaba
Chuva intensa deixa dezenas de famílias desabrigadas em Timóteo
Cerca de 30 famílias estão desabrigadas em Coronel Fabriciano
Moradores são orientados a deixar casas em Santana do Paraíso
Chuva intensa deixa Bom Jesus do Galho debaixo d’água
Avenida em Coronel Fabriciano está interditada
Em Coronel Fabriciano, Prainha segue debaixo d'água
Em Fabriciano, 80 pessoas estão desalojadas
Usina Hidrelétrica em Nova Era abre comporta e rio pode voltar a subir

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário