25 de janeiro, de 2020 | 16:18

Comportas abertas na UH de Sá Carvalho

Com cheia do Piracicaba, comportas foram abertas e defesa civil alerta para inundações no Vale do Aço

A Defesa Civil de Coronel Fabriciano atualizou o alerta de inundação na tarde desse sábado. Conforme nota divulgada agora a pouco, “devido ao grande volume de água no reservatório, no rio Piracicaba, as comportas da usina hidrelétrica de Sá Carvalho, em Antônio Dias, foram abertas.

“Então nas próximas horas a tendência é de elevar ainda mais o nível de água no rio Piracicaba, com possibilidade de inundações à beira do ribeirão Caladão”, diz a nota.

Conforme a defesa civil, com a elevação do nível de água no Piracicaba, ocorre o represamento do ribeirão Caladão.

Com isso, além os bairros vizinhos ao rio também são inundados, os bairros Giovanini, Jk , Surinam , Santo Antônio, Manoel Maia, Frederico Ozanam e Judith Beringh.

Mais:
Famílias são evacuadas de área de risco na Prainha, em Fabriciano



Comportas não são vilãs das inundações; saiba mais



Diferentemente do que muitas pessoas pensam, a abertura de comportas em reservatórios de hidrelétricas não é responsável pelas inundações. Se há ocorrência de chuva acima da barragem, a inundação ocorreria independentemente de existirem ou não as barragens.

Ocorre que, com as comportas fechadas acumula-se a água das enchentes nos reservatórios das grandes hidrelétricas. Nesse aspecto as barragens cumprem um papel importante: o de emitir alertas aos órgãos oficiais, defesa civil, por exemplo, sobre a elevação do nível de rios e ribeirões. Enquanto a água é acumulada nos reservatórios os planos de contingência podem ser ativados a tempo de salvar vidas.

Técnicos explicaram ao Diário do Aço que há um momento em que os reservatórios estão cheios e, se as comportas não forem abertas, de forma controlada, e gradativa, a água transborda a barragem.

Também nesse aspecto, a liberação gradativa também tem a importância do tempo de preparação e evacuação de moradores ribeirinhos, na medida em que a água é liberada e o nível de água sobe.

Mais:
Famílias são evacuadas de área de risco na Prainha
Abastecimento de água na região fica prejudicado por causa da chuva
Famílias do Santa Rita são retiradas de suas casas
Cheia leva acesso ao Vale Verde, em Ipaba
Chuva intensa deixa dezenas de famílias desabrigadas em Timóteo
Cerca de 30 famílias estão desabrigadas em Coronel Fabriciano
Moradores são orientados a deixar casas em Santana do Paraíso
Chuva intensa deixa Bom Jesus do Galho debaixo d’água
Avenida em Coronel Fabriciano está interditada
Em Coronel Fabriciano, Prainha segue debaixo d'água
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário