26 de janeiro, de 2020 | 18:33

Prefeito decreta situação de emergência em Timóteo

Chuva causou inundações, alagamentos, deslizamentos de terra e desmoronamento de casas

Divulgação
Cachoeira do Vale sofreu com alagamentoCachoeira do Vale sofreu com alagamento

O prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, decretou neste domingo (26) situação de emergência em função da intensa chuva que caiu no município desde a última sexta-feira (24), provocando inundações, alagamentos, deslizamentos de terra e desmoronamento de casas.

O decreto nº 5248, de 26 de janeiro, relata que as prolongadas precipitações ocorridas nos dias 24 e 25 deste mês, com a forte incidência nas bacias do rio Piracicaba, causaram alagamentos de casas e equipamentos públicos no distrito de Cachoeira do Vale e nos bairros Santa Rita e Nova Esperança, bem como deslizamentos de encostas em todas as regionais, abalos nas estruturas de imóveis desalojando e desabrigando centenas de moradores que, até o fim da tarde deste domingo, permaneciam sem o fornecimento de água e de energia elétrica.

O documento descreve ainda que escolas, praças e demais equipamentos comunitários das áreas mencionadas também foram afetadas pela cheia, assim como a queda de árvores, barreiras e buracos têm prejudicado a livre circulação da população.

Segundo constataram os técnicos da Defesa Civil, os danos materiais à cidade são enormes e afetam diretamente centenas de pessoas que foram obrigadas a deixar suas casas e estão abrigadas nas Escolas Municipal Joaquim Ferreira, no bairro São José, e Estadual João Cotta, no distrito de Cachoeira do Vale e igrejas.

“Neste momento é importante o apoio de todas as esferas de poder para recuperar o mais breve possível o que foi danificado pela chuva e voltar à normalidade”, disse o prefeito Douglas Willkys.

A situação de emergência é uma formalidade jurídica necessária para justificar os gastos extraordinários e contratações emergenciais pelo poder público, bem como para solicitar o apoio formal do Estado e da União para o repasse de recursos e entrega de kits de ajuda humanitária.

Mais:
Famílias são evacuadas de área de risco na Prainha
Abastecimento de água na região fica prejudicado por causa da chuva
Famílias do Santa Rita são retiradas de suas casas
Comportas abertas na UH de Sá Carvalho
Cheia leva acesso ao Vale Verde, em Ipaba
Chuva intensa deixa dezenas de famílias desabrigadas em Timóteo
Cerca de 30 famílias estão desabrigadas em Coronel Fabriciano
Moradores são orientados a deixar casas em Santana do Paraíso
Chuva intensa deixa Bom Jesus do Galho debaixo d’água
Avenida em Coronel Fabriciano está interditada
Em Coronel Fabriciano, Prainha segue debaixo d'água
Em Fabriciano, 80 pessoas estão desalojadas
Usina Hidrelétrica em Nova Era abre comporta e rio pode voltar a subir



Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário