15 de janeiro, de 2025 | 05:00

Equipes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional chegam à Ipatinga nesta quarta-feira

Matheus Valadares
Rua Turim, no Bethânia, sofreu mais de um deslizamento na madrugada de domingo (12)Rua Turim, no Bethânia, sofreu mais de um deslizamento na madrugada de domingo (12)
O governo federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), está oferecendo suporte a Ipatinga e demais cidades afetadas por grandes temporais neste mês de janeiro. Conforme divulgado pela pasta, equipes do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) foram mobilizadas e serão enviadas, nesta quarta-feira (15), para prestar apoio ao município mineiro.

Além de Ipatinga, Vitória (ES) e cidades do sul da Bahia também serão assistidas pelo ministério.

“Até o momento, oito técnicos estão confirmados na missão e outros estão sendo escalados. As equipes vão ajudar os municípios com as solicitações de reconhecimento federal de situação de emergência, elaboração dos planos de trabalho e outras demandas”, informou a assessoria do MIDR, na noite de terça-feira (14).

Leia também
-Governador visita áreas atingidas pela enchente no Vale do Aço

Segundo o ministério, o Centro opera em nível laranja (alerta), com técnicos de plantão 24 horas para acompanhar os cenários mais preocupantes. De acordo com o documento divulgado nesta terça, até o momento, foram registradas 25 mortes em Minas Gerais, sendo 11 no Vale do Aço, e 14 em São Paulo por causa das chuvas. Na divisa do Tocantins com o Maranhão, foram registradas mais 14 mortes e, em Sergipe, três, todas após colapso de edificações.

Engenheiros voluntários em Ipatinga
Conforme publicado pelo Diário do Aço, engenheiros voluntários enviados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) também devem chegar ao município do Vale do Aço nesta quarta.

Os profissionais estão devidamente registrados junto à autarquia estadual e irão reforçar as ações de vistoria de imóveis e suporte às equipes da Defesa Civil. A informação foi confirmada pelo governo mineiro e pela própria entidade.

A intenção é garantir a segurança da população local, auxiliando na verificação das condições estruturais de imóveis atingidos pelas enchentes e deslizamentos. Na tarde desta terça-feira, o Diário do Aço noticiou a evacuação de residências com risco de desabamento na rua Valência, no Bethânia.

Conforme o Crea-MG, a prioridade será a análise em áreas de risco, com foco na estabilidade de terrenos e avaliação de possíveis danos em telhados, paredes e fundações. Além disso, as equipes poderão ampliar as atividades para toda a infraestrutura urbana, incluindo a avaliação de redes de drenagem, taludes e previsão de alagamentos.

Mais notícia
Ipatinga soma 130 desabrigados, 400 desalojados e 99 áreas de risco

“Desde o início do ano, Ipatinga tem enfrentado um volume de chuva acima da média histórica para o período – apenas nos dez primeiros dias do mês, estima-se que choveu entre 150 e 250 mm, média acima do que historicamente é esperado para todo o mês, que é 200 mm. Diante desse cenário, centenas de famílias foram afetadas sendo forçadas a deixar suas casas”, reforçou a nota publicada no site do órgão estadual.

O governador Romeu Zema (Novo) irá acompanhar o embarque dos voluntários no Hangar do Governo, na região da Pampulha, em Belo Horizonte. Na oportunidade, também será apresentado ações para o período chuvoso.

Já publicado:
- Residências são desocupadas por causa de risco de desabamento no bairro Bethânia, em Ipatinga
- Identificadas as dez vítimas de deslizamentos de terra em Ipatinga
-Em visita de Zema a Santana do Paraíso, prefeito pede recursos para ajudar atingidos pelo temporal
-Temporal em Fabriciano resulta em ponte interditada, vias bloqueadas, deslizamentos de terra e quedas de muros
-Cratera aumenta de tamanho e já ocupa metade de uma pista na BR-458 em Iapu
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário