13 de janeiro, de 2025 | 13:48
Temporal em Fabriciano resulta em ponte interditada, vias bloqueadas, deslizamentos de terra e quedas de muros
A Defesa Civil de Coronel Fabriciano monitora as áreas de risco no município após a chuva forte dos últimos dias. Desde o domingo (12) até a manhã desta segunda-feira (13), o acumulado de chuva foi de 94,8 mm, deixando a cidade em estado de alerta, especialmente nos bairros próximos ao ribeirão Caladão e na parte alta do município, informou o governo municipal.
No sábado (11), houve um volume intenso de precipitação, o que resultou em diversas ocorrências. A Defesa Civil vistoriou diversos bairros, com destaque para deslizamentos de terra e quedas de muros, totalizando 8 registros. Os bairros mais afetados foram Mangueiras e Morada do Vale. Também houve alagamentos no bairro Amaro Lanari e na avenida Atlântica, próxima à avenida Tancredo Neves, além de uma queda parcial de barranco.
Ponte interditada
Na manhã desta segunda-feira, a Defesa Civil, em conjunto com a Secretaria de Governança de Obras e Serviços Urbanos, interditou a segunda ponte sobre o ribeirão Caladão, localizada próxima ao bairro Santa Helena. Os dois sentidos estão bloqueados, impedindo o tráfego tanto para quem segue do bairro Santa Terezinha ao Centro quanto no sentido contrário.
A interdição foi necessária devido à queda parcial do barranco na cabeceira da ponte e ao risco de deslizamento de uma encosta na rua Paracatu, nas proximidades, explica o governo. A orientação é que os motoristas utilizem a avenida Tancredo Neves como rota alternativa.
Uma equipe técnica da prefeitura esteve no local para avaliação e fazer os levantamentos necessários para a elaboração de projetos e planilhas, assim como a contratação emergencial de serviços para recuperação da área.
Além disso, a estrada de acesso à Serra dos Cocais permanece interditada devido a novos deslizamentos de terra. A recomendação é que os motoristas respeitem os bloqueios e evitem transitar pelo local.
A Defesa Civil também está monitorando o nível do rio Piracicaba e os bairros próximos. Até o momento, a situação não exige estado de alerta.
Apoio aos municípios vizinhos
O prefeito Sadi Lucca (PL) determinou o envio de máquinas e caminhões para auxiliar na limpeza em Ipatinga, o município mais impactado pelo temporal, com alagamentos, deslizamentos e registro de dez óbitos.
A esses municípios foram enviados donativos, como colchões, kits de lençol, cestas básicas, kits de limpeza e higiene, e água potável, em um esforço de solidariedade regional.
Recomendações à população
A Defesa Civil reforça que a população deve se manter vigilante e informar imediatamente qualquer situação de risco, como trincas em edificações, novos deslizamentos ou alagamentos. Canais de emergência: Defesa Civil (31) 3406-7352 e Corpo de Bombeiros 193.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]