14 de janeiro, de 2025 | 12:40

Residências são desocupadas por causa de risco de desabamento no bairro Bethânia, em Ipatinga

Técnicos da Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros são chamados para avaliar a situação da rua Valência

Enviada ao Diário do Aço
A primeira ação no local foi da Polícia Militar, que recomendou desocupação imediata dos imóveis, onde moradores estão escutando estalos na estrutura A primeira ação no local foi da Polícia Militar, que recomendou desocupação imediata dos imóveis, onde moradores estão escutando estalos na estrutura

Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros foram acionadas na manhã desta terça-feira (14), para inspecionarem imóveis na rua Valência, bairro Bethânia, em Ipatinga.

Moradores denunciaram que começaram a escutar estalos na estrutura de residências, dentre elas uma casa construída abaixo do nível da rua, em um terreno íngreme e ao lado de um prédio de três pavimentos.

“Está tudo estalando para descer tudo”, afirma uma moradora, em um vídeo publicado nas mídias sociais. Assustadas, pessoas fazem oração no meio da rua e pedem a Deus, proteção.

A primeira ação efetiva no local foi feita por policiais militares, ainda no começo da manhã e antes mesmo da chegada dos técnicos. Por uma questão de segurança, e para preservar vidas, recomendaram que as pessoas saíssem imediatamente dos imóveis com indícios de problemas estruturais.
Sofia Carvalhido
Casa teve quer evacuada, os moradores removeram seus pertences e a casa está condenada, com rachaduras nas paredes e pilastras prestes a entrar em colapsoCasa teve quer evacuada, os moradores removeram seus pertences e a casa está condenada, com rachaduras nas paredes e pilastras prestes a entrar em colapso

Entre os casos mais graves, uma residência entre os números 406 e 405 teve quer evacuada, os moradores removeram seus pertences e a casa está condenada, com rachaduras nas paredes e pilastras prestes a entrar em colapso. Um prédio, localizado ao lado, não foi condenado, mas por estar ao lado da residência também teve recomendação para desocupação.

Como há previsão de sequência do tempo chuvoso, a preocupação aumenta, principalmente depois do registro da perda de dez vidas em deslizamentos de encostas, fato ocorrido domingo (12).

A administração municipal deverá divulgar, na tarde desta terça-feira, nota sobre as ações no local.
Sofia Carvalhido
Pertences dos moradores estão amontados na calçada da rua Valência Pertences dos moradores estão amontados na calçada da rua Valência

Balanço parcial

Os números atualizados na tarde desta terça-feira indicam que Ipatinga tem agora 90 pessoas desabrigadas e 400 desalojadas desde domingo (12), quando um temporal atingiu a cidade, num acumulado superior a 200mm de precipitação.

Veja tambem:
-Vale do Aço permanece com alerta laranja para tempestades até quarta-feira
-Identificadas as dez vítimas de deslizamentos de terra em Ipatinga

Sofia Carvalhido
Moradores da rua Valência estão apreensivos com a sequência da chuva e riscos de desabamento de imóvel Moradores da rua Valência estão apreensivos com a sequência da chuva e riscos de desabamento de imóvel


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Boachá

14 de janeiro, 2025 | 22:34

“Chuvas intensas têm sido negligenciadas por políticas públicas.”

Envie seu Comentário