26 de agosto, de 2024 | 11:42
Duas empresas entregam propostas para concessão da BR-381
Matéria atualizada às 14h10Pelo menos duas empresas estão aptas a participar do leilão de concessão da BR-381, de Belo Horizonte a Governador Valadares, agendado para a próxima quinta-feira (29), na Bolsa de Valores de São Paulo (SP). A confirmação de que há instituições com interesse no pregão ocorreu nesta segunda-feira (26), durante a abertura dos envelopes de propostas para a outorga da rodovia.
Segundo informações repassadas à reportagem do Diário do Aço, os grupos gestora de recursos Opportunity e Corretora Sita Aterpa são os interessados. O leilão para análise e julgamento das propostas está agendado para a próxima quinta-feira (29), às 14h, na Bolsa de Valores de São Paulo. O edital de concessão refere-se a 303,4 km da BR-381/MG, entre Belo Horizonte e Governador Valadares.
"Essa é a primeira vitória: apareceram grupos interessados e agora vamos aguardar o leilão de concessão para a definição de um vencedor. E, se Deus quiser, iremos realizar esse sonho de 30 anos de ter a rodovia duplicada e transformar essa rodovia da morte em rodovia da vida", avalia Clésio Gonçalves, líder do Movimento Pró-Vidas da BR-381.
Mudanças atendem desejos do mercado
Esta é a quarta tentativa do governo federal de privatizar a gestão da rodovia desde 2017. Após algumas mudanças no antigo projeto, o pregão pode ser enfim realizado. A nova proposta de concessão da BR-381 incorporou mudanças resultantes de estudos técnicos aprofundados e políticas públicas atualizadas do Ministério dos Transportes.
Entre as alterações, estão a ampliação de capacidade e melhorias entre os km 427 e 458,4 (Lotes 8A e 8B), que foram excluídas da nova versão do projeto de concessão e serão executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) por meio de dois editais, um para o lote 8A e outro para o lote 8B.
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Edital do leilão
O edital de concessão refere-se a 303,4 km da BR-381/MG, entre Belo Horizonte e Governador Valadares. Com mais de R$ 9 bilhões em investimentos, o projeto será leiloado no próximo dia 29 de agosto. O investimento da futura concessionária será de R$ 9 bilhões ao longo dos 30 anos de contrato. Serão 134 quilômetros de duplicações (entre obras remanescentes e novos trechos), 83 quilômetros de faixas adicionais, quase 10 quilômetros de marginais, 20 passarelas e 15 passagens de fauna.
Praças de pedágio
Está previsto o atendimento ao usuário da via com Centro de Controle de Operações (CCO) e Bases do Serviço Operacional (BSO) para apoio das equipes de atendimento médico de emergência, atendimento mecânico e atendimento aos demais incidentes na via. Estão previstas cinco praças de pedágio, distribuídas da seguinte forma: Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares.
Conforme o edital, a cobrança da tarifa de pedágio somente poderá ter início após a conclusão das metas dos Trabalhos Iniciais previstas até o 12º mês, relativas a todo o Sistema Rodoviário.
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Vale do Aço
27 de agosto, 2024 | 11:05O fato é, não vão duplicar todo o trecho de BH a GV, é provável que no mínimo 50% desses 300 km, terá pista simples, e o preço desses pedágio será um absurdo. Privatizar só e justificável, se o usuário ficasse isento de IPVA. E como a concessão e de 30 anos a empresa tinha que ser responsável por toda duplicação. As empresas só tem interesse se a rodovia estiver com as obras pronta.”
Eder Geraldo Alves
27 de agosto, 2024 | 11:03Vamos que vamos ver essa rodovia top que se iniciou em 2013 que bateu martelo em Ipatinga no governo Dilma.”
Eve Leal
27 de agosto, 2024 | 10:35Pagamento de pedágio e ruim, mas ficar a tantos anos esperando o governo prometer e nunca fazer, perder vários amigos em acidentes. Espero que de certo e finalmente tenhamos uma rodovia segura e com transito fluindo mesmo que tenhamos que pagar o pedágio.”
Consciente
27 de agosto, 2024 | 09:17https://www.poder360.com.br/poder-governo/governo/lula-autoriza-r-165-bi-maior-valor-da-rouanet-em-21-anos/
Com o valor gasto com artistas ricos pela Lei Rouanet só no primeiro ano do atual governo daria para duplicar quatro ou cinco rodovias como essa.”
Maria das Graças
27 de agosto, 2024 | 08:02Sem o golpe de 2016, onde os mesmos que cobram essa obra se vestiram de verde amarelo, e contribuíram pela derrubada da Presidenta Dilma Roussef, junto com o parlamento podre, comandado pelo Aécio Neves Anastasia e companhia,Se fossem mais informados teriam percebido que, após o Golpe Parlamentar, foi votado o Projeto Ponte do Futuro, retirando todos investimentos em andamentos.”
Flávio Barony
26 de agosto, 2024 | 23:57Indiscutível a necessidade de duplicação da BR381 e o prejuízo da limitação dos investimentos no vale do aço, sem contar as inúmeras vidas perdidas nessa rodovia. Mas pela milésima vez vou postar o mesmo texto aqui no Diário do Aço. Na prática o governo Federal vai entregar praticamente 1/3 do trecho Timoteo a BH ja duplicado e ainda vai fazer o trecho de Caeté até BH. Ainda assim dizem que teremos um pedágio na faixa de R$50,00. O melhor modelo de concessão que vejo é o governo fazer a obra e depois passar para a iniciativa privada. Entre BH a SP sao 600km com 8 praças totalizando pouco mais de R$20,00. Ja entre GV a BH é a metade em distância, ou seja, 300km, com pedágio na faixa de R$50,00, que será o dobro de BH a SP. Detalhe pequeno bebê, nem teremos todo o trecho de GV a BH duplicado, o que é outro absurdo. Ou seja,, no final O POVO VAI PAGAR a conta da obra na íntegra. Mas vamos bater palma para o fundão eleitoral de 5 bilhões somente na eleição de 2024. Se o povo soubesse o básico de tabuada e interpretação de texto teríamos um Brasil bemmmmm melhor!”
Elias Dias Coelho
26 de agosto, 2024 | 20:48Para de reclamar gente quantos anos está rodovia se arrasta quantas vidas já se perderam vamos juntos unir pra fazer esta obra não é só meu sonho mais de muitos que passam por esta 381 que já viram muitas vidas se perder fora pacientes vão fazer tratamento em BH e muitos mais se ficar falando não vou acabar então apoia não julguem”
Nilo Rosa
26 de agosto, 2024 | 20:16Sou plenamente a favor das privatização porque o serviço público custa caro e não funciona é ruim deveria privatizar tudo polícia rodovias segurança pública saúde acabar com funcionários público pois custa caro e servi mau trabalha de corpo mole vcs quer ver o que estou falando vai no Detran delegacia de polícia e nos batalhões pvcs ver como nos cidadãos que pagamos o salário deles somos tratados quando procuramos essas instituições por isso digo que apoio as privatização de todos os serviços públicos federal estadual e municipal”
Timóteo é o Mundo
26 de agosto, 2024 | 19:07A duplicação da BR-381 entre Governador Valadares e Belo Horizonte é uma obra de extrema importância para a segurança e o desenvolvimento econômico da região. No entanto, a demora na sua execução tem gerado grande frustração e preocupação. A rodovia, conhecida como "Rodovia da Morte", continua a registrar altos índices de acidentes graves, muitos deles fatais, em razão de sua estrutura deficiente e perigosa. Além disso, o atraso na conclusão da obra compromete a logística e o fluxo de mercadorias, impactando diretamente a economia local e nacional. A população e os setores produtivos necessitam de uma resposta rápida e efetiva das autoridades responsáveis para que essa importante obra seja finalmente concluída, evitando assim mais perdas humanas e prejuízos econômicos.”
Edi Naro
26 de agosto, 2024 | 18:40VAMOS RECLAMAR DE QUE.
O CAPITAO FUJAO ENTREGOU OS TRECHOS DA 116 E NINGUEM FALOU NADA.”
Estevão
26 de agosto, 2024 | 17:26Depois que foram gastos bilhões para fazer e manter a estrada por mais de quarenta anos, vem a entrega para um grupo OPORTTUNISTA , FALANDO EM INVESTIR NOVE BILHÕES EM TRINTA ANOS Tem que ser muito idiota. Esse grupo vai gastar nove bilhões e lucrar dezoito bilhões. Eu e você vamos pagar para ver. Eita povinho besta.”
Primeiro Ministro
26 de agosto, 2024 | 17:11O povo só reclama, quanto vale um pneu? Quanto vale uma vida? Tem que fazer a terceira faixa da BR 458 até o entrocamento da BR 116. IPATINGA ATE FINAL DE IAPU (AREDES).”
Pedro Celestino Drumond Magalhães
26 de agosto, 2024 | 15:44Aí ficam seis meses debatendo as propostas, depois quem perde entra na justiça, mais 2 anos de análise, vem as próximas eleições presidenciais, os artistas ( candidatos) fazem promessas e vamos morrendo todos os dias neste abatedouro que é a BR381.
Acorda povo.”
Cidadão Pagador de Impostos
26 de agosto, 2024 | 15:08Preparem-se para pagar de R$ 50 a R$ 60 de pedágio em cada viagem do Vale do Aço até BH. Anotem. Povo dessa região só acorda quando o ferro chega. Mesma coisa eu digo sobre essa concessão de água em Ipatinga.”
Betão
26 de agosto, 2024 | 14:52O trecho da 381 que começa no Vale do Aço e vai até ao Vale do Rio Doce está precário.”