23 de agosto, de 2024 | 08:30

Leilão da BR-381 pode ser confirmado na próxima segunda-feira

Divulgação
Clésio Gonçalves entrega propostas ao superintendente Executivo da Polícia Rodoviária Federal, Waldeir Vieira Clésio Gonçalves entrega propostas ao superintendente Executivo da Polícia Rodoviária Federal, Waldeir Vieira

Na próxima segunda-feira (26), representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estarão na Bolsa de Valores de São Paulo para receber os envelopes das empresas interessadas em participar do Leilão de Concessão da BR-381, de Caeté a Governador Valadares, agendado para o dia 29/8 (quinta-feira da próxima semana) no mesmo local. Caso não haja nenhuma proposta no dia 26, o leilão será mais uma vez cancelado.

Para o movimento Pró-Vidas da BR-381, a situação atual é diferente, e o edital não deve resultar em deserto. "Estamos otimistas, pois com as modificações feitas no edital, a concessão ficou mais atrativa para que grupos empresariais se interessem em fazer o investimento", pontuou Clésio Gonçalves.

Leilão
O edital de concessão refere-se a 303,4 km da BR-381/MG, entre Belo Horizonte e Governador Valadares. Com mais de R$ 9 bilhões de investimentos, o projeto será leiloado no próximo dia 29 de agosto. O investimento da futura concessionária será de R$ 9 bilhões ao longo dos 30 anos de contrato. Serão 134 quilômetros de duplicações (entre obras remanescentes e novos trechos), 83 quilômetros de faixas adicionais, quase 10 quilômetros de marginais, 20 passarelas e 15 passagens de fauna.

Propostas para o gargalo da saída de Belo Horizonte
Nesta semana, o Movimento Pró-Vidas da BR-381 entregou um documento com sugestões para reduzir os engarrafamentos da rodovia, na saída da capital, em direção ao Vale do Aço. As possíveis soluções são resultados de uma pesquisa feita com instituições e lideranças, que apresentaram propostas de intervenções que podem ser feitas para amenizar a situação agora e, principalmente, durante as obras de duplicação da estrada.

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As propostas foram entregues ao supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Alexandre Oliveira; ao superintendente executivo da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Waldeir Vieira; e ao deputado estadual Celinho Sintrocel (PCdoB), que irá solicitar uma audiência pública para tratar do assunto e apresentar as solicitações.

"Todos ficaram de avaliar em suas respectivas áreas e discutirão posteriormente a implementação das mesmas na audiência pública a ser realizada na Assembleia Legislativa. Também foi enviado para o Carlos Alvisi da ANTT e Pedro Bruno da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais", completou o líder do movimento.

Propostas
Segundo Clésio Gonçalves, foram recolhidas em torno de 40 propostas, algumas repetidas, mas as principais são a criação de faixas adicionais, retirada da lombada eletrônica, substituição por passarelas e limitação dos locais permitidos para cruzamento de pista. "A mais importante é a faixa adicional, porque, com a faixa adicional, o caminhão sai da pista principal e libera a passagem para os veículos menores. Então, os engarrafamentos são causados por isso. A carreta anda devagar, trava tudo atrás, e com a faixa adicional melhoraria bastante", defendeu.

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Comentários

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O Homem Que Calculava

23 de agosto, 2024 | 14:03

“Considerando que cada ano tem 12 meses, então 30 anos teria 360 meses e 360 meses teria 10950 dias.
Fazendo calculo simples, teríamos um investimento mensal de 25.000.000 vinte e cinco milhões de reais por mês e 833 mil por dia.
Levando em conta a média de veículos que trafegam diariamente entre esse trecho relatado pela reportagem ( BH / GV ) seria de 50 mil veículos dia, e com o custo do pedágio em média seria R$ 62,80 para percorrer todo trecho, o valor arrecadado diariamente seria de 3.140.000 milhões de reais por dia, mas como seria ida e volta temo que dobrar ou seja por dia somando a arrecadação nos dois sentidos a concessionária iria ganhar por dia em média 6.280,000 milhões por dia
Em resumo num mês de 30 dias, a concessionária vencedora teria um lucro diário de 5.447 milhões, que é lógioco também seriam gastos com despesas de recursos humanos e outros gastos trabalhistas e logísticos.
Fazendo um cálculo que a empresa teria um lucro líquido de 1 milhão por dia, ainda sim no final do mês teria uma receita liquida de 30 milhões.
O Brasil é para os ricos, ou seja, não bastar ser rico, tem que colocar o pobre para enriquecer a casta rica ainda mais.

Lembrando que isso é um cálculo bem grosseiro, se fizer bem feito daria muito mais de lucro.”

Isaias Pontes de Melo

23 de agosto, 2024 | 09:26

“As faixas adicionais são importantes para dar fluidez ao trânsito, mas serão inúteis se não houver uma regra rígida e fiscalização eficiente em relação aos caminhões e carretas que não aguentam a ultrapassagem e interditam a faixa da esquerda.”

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