16 de maio, de 2024 | 09:20

Leilão da BR-381 entre Caeté e Governador Valadares será em agosto

Arquivo DA
Espera-se que desta vez, o certame receba propostasEspera-se que desta vez, o certame receba propostas
Em decisão desta quinta-feira (16), a diretoria colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou a publicação do edital de concessão de 303,4 km da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares. Com mais de R$ 9 bilhões de investimentos, o projeto será leiloado em 29 de agosto. O documento será publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (17), informou a ANTT.

Serão 30 anos de concessão. As melhorias planejadas incluem a conclusão de 27,83 km de duplicação de obras remanescentes e mais 106,44 km de duplicação de novos trechos, visando a ampliação da capacidade. Além disso, está prevista a implantação de quase 83 km de faixas adicionais, 9,7 km de vias marginais, 20 passarelas, 15 passagens de fauna, uma rampa de escape, entre outras.

"O ponto de partida é a busca por maior segurança e fluidez viária. Serão promovidas melhorias na qualidade do serviço e capacidade, incluindo correções de traçado, pavimentação, entre outros. É importante esclarecer que, assim que a concessão iniciar, o processo de trabalhos iniciais começará, e em poucos meses já serão perceptíveis melhorias no asfalto e na sinalização, o que permitirá uma redução nos acidentes", destacou o diretor-relator do projeto, Guilherme Theo Sampaio.

A concessão da BR-381/MG ainda tem o potencial de gerar aproximadamente 73 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda, contribuindo para o crescimento econômico e a geração de oportunidades de trabalho na região de Minas Gerais.

O que mudou

A nova proposta de concessão da BR-381/MG passou por uma revisão abrangente, incorporando mudanças resultantes de estudos técnicos aprofundados e políticas públicas atualizadas do Ministério dos Transportes. Entre as alterações está a ampliação de capacidade e melhorias entre os kms 427 e 458,4 (Lotes 8A e 8B), que foram excluídas da nova versão do projeto de concessão e serão executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O edital dessas obras já foi lançado pelo Ministério dos Transportes no último dia 8.

"Esse era um grande desafio: desapropriar as famílias lindeiras às rodovias e realocá-las com condições que possibilitem uma moradia segura e estável. Com a mudança, o poder público irá executar, removendo um grande ônus de valores que não eram financiáveis, conforme apontado pelo mercado. É importante ressaltar que, apesar das obras dos Lotes 8 serem executadas pelo Dnit, a concessionária estará presente para a execução de serviços operacionais, de guincho e médicos", explicou Guilherme Sampaio.

Critério de leilão

O critério do leilão será o maior desconto tarifário. Para isso, a ANTT estabeleceu a necessidade de aportes de recursos vinculados para descontos tarifários superiores a 18% da tarifa. O depósito precisa ser feito pela concessionária para assegurar a sustentabilidade econômico-financeira do projeto ao longo dos 30 anos de concessão. Essa abordagem busca reinvestir os recursos no projeto por meio de diversos mecanismos contratuais.


Duplicação BH x Caeté

Conforme já publicado pelo Diário do Aço, na semana passada, mais precisamente no dia 8, o Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, publicou o edital para contratação de projeto de engenharia e início da execução das obras de duplicação, restauração e melhoramentos na rodovia BR-381/MG, lote 8B, no trecho entre a capital mineira e Caeté.

A entrega das propostas foi iniciada na data da publicação e a abertura dos envelopes será no dia 2 de agosto de 2024.

Nas mídias sociais, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) vai investir quase R$ 400 milhões no trecho de 18 quilômetros.

Já publicado sobre a BR-381:
BR-381, no trevo de Jaguaraçu, será interditada no próximo sábado (18)
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Comentários

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Fernando

17 de maio, 2024 | 12:59

“Depois que faz a duplicação com o dinheiro do povo querem colocar pedágio isso sim e um absurdo.”

Jonatas de Oliveira

17 de maio, 2024 | 10:18

“A duplicação não é de BH a Valadares. Mas como Valadares tem os piores políticos possíveis então nem coragem de questionar essa mentira eles têm.
Mas os pedagios com certeza virão até Valadares.”

A. Santos

16 de maio, 2024 | 20:11

“E'' uma vergonha de Ipatinga para Valadares não vai ser duplicada!!! Então não precisa colocar essa parte no leilão somente o trecho duplicado. E todos aceitam calados e tem gente batendo palma ainda!!!”

Antonio

16 de maio, 2024 | 12:55

“De qual ano ?”

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