17 de maio, de 2024 | 16:30

Novo edital de concessão da BR-381 prevê cinco praças de pedágio

Alex Ferreira/Arquivo DA
O critério do leilão será o maior desconto tarifário para a rodovia O critério do leilão será o maior desconto tarifário para a rodovia

O governo federal publicou o edital de concessão da BR-381, entre Governador Valadares e o entroncamento com a BR-262, no município de Belo Horizonte, com extensão total de 304 km. Com mais de R$ 9 bilhões em investimentos, a rodovia será leiloada em 29 de agosto na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), na rua XV de Novembro, Centro de São Paulo (SP)e o prazo da concessão será de 30 anos.

O documento foi publicado nesta sexta-feira (17), no Diário Oficial da União. Esta será a quarta tentativa da União de leiloar o trecho, duas vezes no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e uma vez no governo do atual presidente Lula. Na última publicação em novembro de 2023, o certame não atraiu interessados.

O edital prevê a exploração da infraestrutura e a prestação dos serviços de recuperação, manutenção, conservação, operação, monitoração, implantação de melhorias, manutenção do nível de serviço e ampliação de capacidade do sistema rodoviário da estrada.

As propostas serão recebidas no dia 26 de agosto. Já o leilão, com a participação das proponentes que tiverem suas garantias de proposta aceitas, representadas por Sociedades Corretoras, será realizado no dia 29 de agosto, a partir das 14h, em São Paulo.

Alterações
A nova proposta de concessão da BR-381 incorporou mudanças resultantes de estudos técnicos aprofundados e políticas públicas atualizadas do Ministério dos Transportes.

Entre as alterações, está a ampliação de capacidade e melhorias entre os km 427 e 458,4 (Lotes 8A e 8B), que foram excluídas da nova versão do projeto de concessão e serão executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O edital dessas obras foi lançado pelo Ministério dos Transportes no dia 8. Trata-se de um trecho complexo, que empresas privadas não queriam assumir.

Praças de pedágio
Está previsto o atendimento ao usuário da via com Centro de Controle de Operações (CCO) e Bases do Serviço Operacional (BSO) para apoio das equipes de atendimento médico de emergência, atendimento mecânico e atendimento aos demais incidentes na via. Estão previstas cinco praças de pedágio, distribuídas da seguinte forma: Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares.

Conforme o edital, a cobrança da tarifa de pedágio somente poderá ter início após a conclusão das metas dos Trabalhos Iniciais previstas até o 12º mês, relativas a todo o Sistema Rodoviário.

Obras e investimentos
Conforme divulgado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do total de R$ 9 bilhões previstos para o trecho de 304 quilômetros da rodovia, R$ 5,5 bilhões serão destinados a investimentos, como novas obras, e R$ 3,7 bilhões para serviços operacionais.

Entre as melhorias anunciadas estão: 134,27 quilômetros de duplicações entre obras remanescentes e novos trechos; 83 quilômetros de faixas adicionais, 9,7 quilômetros de marginais, 20 passarelas e 15 passagens de fauna.

O edital pretende gerar cerca de 73 mil empregos diretos e indiretos, contribuindo para o crescimento econômico e a geração de postos de trabalho na região de Minas Gerais.

Já publicado:

Movimento Pró-Vidas avalia que obra a ser feita pelo Dnit viabiliza concessão da BR-381

Leilão da BR-381 deve ocorrer nos primeiros meses do segundo semestre, anuncia ministro dos Transportes

Ministros anunciam agenda no Vale do Aço para visitar obras na BR-381

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Comentários

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Luiz Otavio Pereira dos Reis

21 de maio, 2024 | 17:17

“Então para quem está em Ipatinga e vai para BH e, vice-verso, arcará com 5 taxas de pedágio. Talvez o custo da viagem, seja de carro próprio ou mesmo de ônibus, acabei por viabilizar a viagem de avião. No mais só fará aumentar o preço das coisas, porque o transporte por caminhões por ora é insubstituível. E tome IPVA!!!”

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