08 de abril, de 2024 | 19:13

Leilão da BR-381 deve ocorrer nos primeiros meses do segundo semestre, anuncia ministro dos Transportes

Matheus Valadares - Repórter
Anderson Figueiredo
Ministérios estiveram nesta segunda-feira, no Vale do Aço Ministérios estiveram nesta segunda-feira, no Vale do Aço

Nesta segunda-feira (8), o ministro dos Transportes, Renan Filho, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, cumpriram agenda no Vale do Aço. O primeiro compromisso foi uma visita à frente de obras de manutenção da Travessia Urbana de Timóteo, no distrito de Cachoeira do Vale. Apesar do novo traçado da BR-381 pelo contorno rodoviário, o trecho ainda é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Posteriormente, os representantes do governo federal foram para o Auditório da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), onde ocorreu a assinatura de ordem de serviço de manutenção da BR-116, no trecho entre Teófilo Otoni e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.

Em entrevista concedida à imprensa local, Renan garantiu que o edital de concessão da 381 deve ser publicado nos próximos meses, após análise Tribunal de Contas da União (TCU).

“A expectativa é que no primeiro semestre a gente leve a leilão a BR-381, agora com novos parâmetros que vão facilitar que a gente tenha uma concorrência bem-sucedida”, afirmou Renan Filho.

A respeito da data da licitação da concessão da rodovia, o ministro explicou que a expectativa é que ocorra nos primeiros meses do segundo semestre, devendo ocorrer entre agosto e outubro.

“O edital é publicado 15 dias após a autorização, e fica no mercado por 100 dias, para que todos tomem conhecimento até o leilão. Depois, o leilão sendo bem-sucedido, temos o prazo para a assinatura do contrato”, continuou o ministro dos Transportes.

Renan acrescentou que a expectativa geral do mercado e do Ministério dos Transportes é que haja um leilão com interessados, diferentemente do que foram os últimos três certames. Dessa forma, seria possível viabilizar um investimento em torno de R$ 10 bilhões para esse trecho rodoviário, o que vai adequar a infraestrutura do trecho e favorecer a economia regional.

Alexandre Silveira, que também esteve presente no evento, diz estar convicto que o certame será concluído com sucesso.

“Nossa expectativa é que a gente possa entregar uma rodovia muito mais segura. Eu tenho muita convicção de que irão ter empresas interessadas e que será um leilão exitoso”, pontuou.

Obra pública
O governo federal assumiu a duplicação da rodovia entre Belo Horizonte e Caeté, e isso passou a ser considerado um trunfo da União para aumentar a atração de empresas privadas.
Para o ministro, a redução do risco geológico, o risco de engenharia, a retirada dos dois lotes da saída de Belo Horizonte, 8A e 8B que serão feitos com recursos públicos do Orçamento Geral da União e também a elevação da taxa interna de retorno do projeto, “vão elevar a atratividade do projeto e garantir que o leilão seja bem-sucedido na Bolsa de Valores de São Paulo”, apontou Renan.

Túnel da Prainha
Questionado sobre a liberação do túnel da Prainha, em Antônio Dias, no Colar Metropolitano do Vale do Aço, Renan disse que é preciso fazer uma revitalização no trecho, visto que após a obra ser concluída, houve um deslizamento de terra que inviabiliza o fluxo de veículos naquele local.

“Nós já iniciamos a recuperação desse trecho, já fizemos as tratativas com a empresa e em aproximadamente cinco meses, cinco meses de obra, nós teremos condição de liberar pontes com viadutos que estão inutilizados em virtude desse deslizamento. Esse deslizamento que aconteceu lá é exatamente um dos motivos para a insegurança do leilão de concessão. Para resolver esse tipo de coisa, nós mitigamos o risco, aumentando a responsabilização do público com o acontecimento de deslizamentos como esse. Isso facilitou a atratividade privada para a concessão do restante do trecho”, garantiu.

Ordem de serviço nas BRs 381 e 116
Ao todo, serão R$ 130 milhões aportados nas duas rodovias federais, e de acordo com o ministro Renan Filho, as obras devem começar imediatamente.

“Serão R$ 30 milhões lá [BR-116], mais R$ 100 milhões aqui na BR-381, onde nós autorizamos a manutenção. Especialmente, visitamos aquele trecho de Timóteo, onde já estamos em obra, significa mais da metade de tudo que foi investido pelo governo anterior em Minas”, pontuou.

Por fim, Renan fez questão de ressaltar os valores anunciados para investimento na malha rodoviária do estado mineiro durante este terceiro mandato do presidente Lula.

“Em 2022, o governo federal investiu em toda a malha federal mineira apenas R$ 216 milhões. No ano passado, o presidente Lula já investiu R$ 530 milhões, o dobro. E esse ano, nós vamos passar de R$ 1 bilhão, quatro vezes mais recursos para fazer valer o direito do povo mineiro e a garantia de que a gente tenha uma infraestrutura adequada à potência econômica, à importância populacional, nesse estado tão importante para a federação”, concluiu.

Assista a entrevista


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Comentários

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Drnit

09 de abril, 2024 | 19:10

“Sr Ministro Alexandre Silveira,cadê o Xingozinho,aquele seu Assessor que a CGU viu fraudes na nomeação dele pra exercer um cargo?”

Márcio de Oliveira Freitas

09 de abril, 2024 | 10:14

“? muito dinheiro investido, "dito pelos valores expressados na publicação acima". Já foram investidos 216 milhões em 2022. 530 milhões em 2023. E esse ano passa de 1 bilhão? Onde já ficou todos esses valores? Está chegando as eleições, agora é hora de aparecer, ao menos em números. Porque em resultados está difícil.....”

Novela Antiga

09 de abril, 2024 | 09:59

“Será que ainda VALE A PENA VER DE NOVO? Essa NOVELA ANTIGA já enjoou a gente. Todos os anos eleitorais é um terreno fértil para se angariar uns votinhos dos eleitores que gostam de serem enrolados em conversa fiada. Aproxima as eleições e lá vem os caras de pau com promessas, e a promessa para o Vale do aço é a duplicação da BR 381 que já se transformou na Novela antiga. Entra governo e sai governo de qq partido e lá estão eles com a promessa.”

Justo

09 de abril, 2024 | 09:42

“Toda véspera de eleições é essa safadeza as promessas são muitas no papel mas na prática a grana só sai pro aeroporto,abram os olhos vale do cangaço”

Renato Carneiro Moreira

09 de abril, 2024 | 08:10

“Surgem com promessas em véspera de eleições, apenas isto. Cansado de ouvir e ver estas ladainhas, enquanto isto, acidentes diários com vítimas fatais. São verdadeiros hipócritas!”

Jardel Lopes

09 de abril, 2024 | 07:15

“A primeira vez que nossa região tem a honra de receber 02 Ministros do Governo Federal. E Alexandre Silveira e Renan Filho estiveram presentes anunciando obras de extrema importância para o Leste de Minas envolvendo os 450 kms que liga Teófilo Otoni a BH. Presentes em sua companhia o prefeito de Teófilo Otoni Daniel Sucupira, os Deputados Celinho do Sintrocel, Reginaldo Lopes e Leonardo Monteiro.
Obrigado Presidente Lula.”

Jardel Lopes

09 de abril, 2024 | 07:00

“Viva Lula”

Crítico Crítico

09 de abril, 2024 | 05:51

“Essa obra de duplicação da 381 só sai quando morrer parentes de políticos poderosos.
Aí sai rapidinho.
Só quem já perdeu um ente querido sabe como é.
381 rodovia da morte.”

Carlos Roberto da Silva

09 de abril, 2024 | 03:56

“Sem ôba! ôba! nesse trem da alegria!... e demais demagogias políticas que surgirá de comentários aqui. Só mesmo depois de pronto pra crer, "vêr pegando" literalmente, como diria o bom mineiro de olho nas mãos. Que o vale do aço merecedor a tempos de tal obra de tamanha expressão desenvolvedora não seja vítima por mais essa, de empresários e políticos corruptos e corruptíveis. Aleluia”

Flávio Barony

08 de abril, 2024 | 23:30

“Realmente vai ficar muito atrativo: o Governo entregará praticamente 50% do trecho entre o Timóteo e BH já duplicado. A soma dos lotes entre o trevo de Jaguaraçu ate Prainha, mais lote 7 já concluído e agora mais o trecho do trevo de Caeté até a entrada de BH representa aprox. 95Km, E ainda assim pagaremos um pedágio absurdo de caro com a empresa "ganhando" metade da obra! É absurdo em cima de absurdo! Um país rico e com a grandeza que representa a BR381 para fins de deslocamento para várias regiões do país deveria ser prioridade para execução da obra via DNIT. Não há dúvida que a MELHOR opção é o DNIT fazer a obra e depois a concessão administrar, assim como foi feito no trecho da BR381 entre BH e SP, onde pagamos um valor muito bom de pedágio em quase 600Km. Mas o povo não está fazendo conta dessa tabuada e vamos pagar para fazer a obra, na íntegra...! Viva o Brasil!!!”

Pedro Celestino Drumond Magalhães

08 de abril, 2024 | 21:29

“Politicagem, acorda povo.”

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