31 de julho, de 2024 | 08:00

Diretor da ANTT garante que há empresas interessadas no leilão da BR-381

Certame de concessão entre os trechos de Caeté a Governador Valadares irá ocorrer em 29 de agosto

Arquivo DA
Concessão da rodovia já foi levada  leilão outras três vezes e fracassou, sem interessados Concessão da rodovia já foi levada leilão outras três vezes e fracassou, sem interessados
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Ao contrário do que ocorreu nas últimas três tentativas, quando não houve nenhuma empresa interessada, o leilão de concessão da BR-381, no trecho entre Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, programado para ocorrer no dia 29 de agosto, deve finalmente ser concluído com êxito.

As expectativas, conforme o executivo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), é que empresas que costumam não participar desse processo possam concorrer pela administração da “rodovia da morte”.

“Agora neste mês de agosto nós vamos dedicar bastante para ver, mas temos percebido que há interessados sim, inclusive novos players. Esse leilão da BR-040 é importante trazer e rememorar que foram quatro interessados. Nos últimos quatro, cinco anos, não houve nenhum leilão que fosse federal e estadual que tivesse tantos interessados no projeto de concessão. Temos visto novos entrantes participando e talvez seja o próprio caso da BR-381”, afirmou Guilherme Theo Sampaio, diretor da ANTT, durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (29/7), em Belo Horizonte.

Mudanças atendem desejos do mercado
A nova proposta de concessão da BR-381 incorporou mudanças resultantes de estudos técnicos aprofundados e políticas públicas atualizadas do Ministério dos Transportes. Com um novo corpo, atendendo os pedidos do mercado, o leilão deve ser acirrado.

Entre as alterações, está a ampliação de capacidade e melhorias entre os km 427 e 458,4 (Lotes 8A e 8B), que foram excluídas da nova versão do projeto de concessão e serão executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

“Nós estamos muito otimistas com o processo de aperfeiçoamento constante do edital e do trabalho integrado da agência com Tribunal de Contas União (TCU). Primeiro, a intervenção do governo federal de executar as obras do lote 8A e 8B, e o que o ministro Renan (Filho, Transportes) se comprometeu tem sido cumprido de visitar esses lotes. A parte de reassentamento das famílias, que é um projeto social que tem sido encaminhado com o governo, então isso você retira um risco grande do projeto, e além disso alguns pontos que eram sensíveis, como compartilhamento de risco geológico, compartilhamento de risco de demanda, que o Tribunal de Contas entendeu a tese apresentada pela agência e buscou evoluir isso. Além desse ponto de vista, tem a questão econômica, é um projeto que tem seu risco, mas por outro lado o retorno também está compatível com o projeto”, esclareceu.
EPR/Divulgação
No centro da foto está Guilherme Theo Sampaio, diretor da ANTTNo centro da foto está Guilherme Theo Sampaio, diretor da ANTT


Obras e investimentos
Conforme divulgado pela ANTT, e já publicado pelo Diário do Aço, do total de R$ 9 bilhões previstos para o trecho de 304 quilômetros da rodovia, R$ 5,5 bilhões serão destinados a investimentos, como novas obras, e R$ 3,7 bilhões para serviços operacionais.

Entre as melhorias anunciadas estão: 134,27 quilômetros de duplicações entre obras remanescentes e novos trechos; 83 quilômetros de faixas adicionais, 9,7 quilômetros de marginais, 20 passarelas e 15 passagens de fauna.

O edital pretende gerar cerca de 73 mil empregos diretos e indiretos, contribuindo para o crescimento econômico e a geração de postos de trabalho na região de Minas Gerais.

Já publicado sobre o assunto:
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Praças de pedágio
Está previsto o atendimento ao usuário da via com Centro de Controle de Operações (CCO) e Bases do Serviço Operacional (BSO) para apoio das equipes de atendimento médico de emergência, atendimento mecânico e atendimento aos demais incidentes na via. Estão previstas cinco praças de pedágio, distribuídas da seguinte forma: Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares.

Conforme o edital, a cobrança da tarifa de pedágio somente poderá ter início após a conclusão das metas dos Trabalhos Iniciais previstas até o 12º mês, relativas a todo o Sistema Rodoviário.





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Comentários

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Marley

01 de agosto, 2024 | 21:34

“O Sr. Pagador de imposto , que nunca vai ser duplicada nos já sabemos muito bem . Agora as praças de pedágio vai sair rápido . Vê a BR 116 de Valadares a três Rios , o tanto de praças de pedágio que tem , não é brincadeira.
Vamos pagar pedágios e andar na Br do jeito que está .
Estamos a mercê de cobras criadas camarada.!”

Pagador de Imposto

31 de julho, 2024 | 22:14

“Esqueceu de falar que acredita em papai Noel, Coelho da Páscoa, fada do dente, etc...
BR 381, NUNCA SERÁ DUPLICADA”

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