07 de agosto, de 2024 | 07:00
Passo a passo, a duplicação da BR-381 caminha
Asterisco Comunicação/Divulgação
Ainda neste mês de agosto governo federal fará uma nova tentativa de leiloar a concessão da rodovia

A duplicação e melhoria dos 303 quilômetros da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, tem um novo alento com novos editais de obras. Após a efetivação da licitação do lote 8-A, Ravena a Caeté, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) conclui os requisitos básicos do projeto e a elaboração do termo de referência para publicação do edital de licitação do lote 8-B, entre Ravena e Belo Horizonte.
O deputado estadual Celinho Sintrocel (PCdoB) tem acompanhado de perto todo o desenrolar do processo e foi informado pela Superintendência do Dnit que oito empresas apresentaram propostas para a duplicação do lote 8-A.
Em abril, o ministro dos Transportes, Renan Filho, visitou o Vale do Aço e anunciou o lançamento do edital para as obras do lote 8-A e do lote 8-B da BR-381. Na sexta-feira (2) passada, encerrou-se o prazo para a entrega de propostas por parte das empresas interessadas na licitação do lote 8-A (entre Ravena e Caeté).
O critério central para a definição da empresa vencedora é o maior desconto sobre o preço orçado pelo governo federal, que é de R$ 399,8 milhões. Foram apresentadas propostas que variam de 399,7 a aproximadamente 359,8 milhões. Após analisadas, conferidos os estudos, os cálculos e documentos exigidos, o Dnit vai proclamar o resultado.
Segundo o deputado, as obras de duplicação, restauração e melhoria do trecho da BR-381, entre Ravena e Caeté com cerca de 18 quilômetros , têm prazo de execução de três anos e meio a partir da ordem de serviço. Cada etapa da execução será determinada e fiscalizada pelo Dnit.
Já publicado sobre o assunto:
Leia também:
Trecho da BR-381 próximo a Belo Horizonte deve ganhar faixas adicionais, afirma movimento
Empresas apresentam propostas em edital de duplicação de trecho da BR-381
Celinho Sintrocel comemorou o interesse de oito empresas: O temor de algumas pessoas de que não aparecesse nenhuma empresa interessada foi afastado: apareceram oito empresas. Agora é esperar o estudo das propostas apresentadas e a indicação da empresa vencedora. A expectativa é grande.”
Empresas que apresentaram propostas para execução das obras do lote 8-A da BR-381: Rodotec Engenharia, Construtora Luiz Costa, Construlagos Construtora e Empreendimentos, Gonçalves & Dias Engenharia, Santa Luzia Engenharia e Construções, Construtora Caiapó, Madeira Indústria e Comércio e Pavienge Engenharia.
Lote 8-B
Entre Ravena e BH, o lote 8-B é um dos pontos mais críticos e de execução mais complexa da BR-381 além de problemas geológicos, existem ali duas mil famílias que precisam ser reassentadas. Por isso, um maior detalhamento e cuidado na preparação do edital. O Dnit comunicou ao deputado que o orçamento está sendo atualizado e que os técnicos estão finalizando os requisitos básicos do projeto e a elaboração do termo de referência para publicação do edital de licitação.
Recursos
Em contato permanente com o Movimento Pró-Vidas BR-381, Celinho comunicou que fez solicitação direta aos ministros Fernando Haddad, Rui Costa, Simone Tebet e Alexandre Padilha para que não haja nenhum tipo de corte ou contingenciamento de recursos destinados à duplicação da BR-381. Reforcei também o pedido junto aos três senadores mineiros e aos 53 deputados federais para que fiquem de olho e impeçam qualquer medida que possa comprometer um centavo sequer das obras”, comentou o deputado.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Julio
14 de agosto, 2024 | 12:08Pra quem acredita em papai Noel e saci petere boa sorte. Ainda tem pessoas falando que agora governo vai fazer. Estão lá há 4 mandatos e nada. Esperem na chaminé que ele virá. Kkkk”
Francisco de Magalhães Dias
14 de agosto, 2024 | 10:32Milagres de ano eleitoral só duram até o final do pleito.”
Juscelino
11 de agosto, 2024 | 06:50Agra vai. Finalmente um governo federal que resolveu assumir o problema sem promessas vazias”
Marcelo Cavinato
09 de agosto, 2024 | 09:42Finalmente, parabéns ao governo Lula por cumprir esse compromisso com Minas Gerais”
Antônio Carlos Jordão Pinto
08 de agosto, 2024 | 13:07Essa obra é uma vergonha. O trabalho que foi feito nesses 15 anos, está precisando de reparos em todo trajeto.”
Eu
07 de agosto, 2024 | 17:26Gostaria que comentassem sobre a soltura dos concretos em vários pontos da duplicação já feita. Estão danificando os pneus e a suspensão dos veículos. Saliento que ainda estão no prazo de garantia dos serviços executados.”
Icaro
07 de agosto, 2024 | 14:00Não tem passo nenhum aí.
Já vimos essas notícias de "estudos" e "propostas", dezenas de vezes.
Só falem em obra caminhando quando as máquinas estiverem trabalhando, o que eu DUVIDO muito que aconteça com essa turma que aí está no poder.”