06 de agosto, de 2024 | 08:00

Trecho da BR-381 próximo a Belo Horizonte deve ganhar faixas adicionais, afirma movimento

Divulgação
Chegada e saída da capital é tratada como um grande gargaloChegada e saída da capital é tratada como um grande gargalo
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
O trecho entre Belo Horizonte e o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Sabará, deverá ganhar faixas adicionais nas próximas semanas, como forma paliativa de aliviar o fluxo de trânsito na região. A informação foi repassada ao Diário do Aço por Clésio Gonçalves, coordenador do Movimento Pró-Vidas da BR-381.

“Começou essa semana a ser feito uma série de ações, entre elas, de imediato, dois trechos de faixa adicional entre o anel rodoviário e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Já está sendo preparada a terraplanagem do terreno para fazer faixas adicionais. Com isso, vai dar uma maior fluidez no trânsito”, revelou Clésio.

As obras atendem uma sugestão feita ainda em julho, conforme publicado pelo Diário do Aço.

Estudos
Ainda de acordo com o coordenador do movimento, está em produção um estudo para indicar alternativas para melhorar a fluidez do trânsito na chegada à capital mineira, e consequentemente, dar mais conforto e segurança aos usuários da via.

“Nós estamos fazendo um trabalho de pesquisa, de diversas outras formas, para agilizar o tráfego naquele pedaço e vamos estar reunindo no mês de agosto com o Dnit, PRF, ANTT, DER, e com a Seinfra, para viabilizar outras medidas paliativas enquanto o trecho não é duplicado definitivamente”, afirmou Clésio Gonçalves.

Duplicação dividida em três frentes
Esperado há cerca de 30 anos, o processo de duplicação da BR-381 é complexo e precisou ser desmembrado pelos órgãos competentes. No dia 29 de agosto, está marcado para ocorrer em São Paulo o leilão de concessão dos trechos entre Caeté a Governador Valadares. Conforme já reportado pelo jornal, a expectativa da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) é de um certame competitivo e exitoso.

Esse otimismo se dá pelo fato do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) ter assumido as obras nos lotes 8A e 8B. Essa intervenção será dividida em duas, dada a complexidade social de um dos trechos.

Quanto ao lote 8B, que compreende cerca de 18 quilômetros, no trecho entre Ravena ao anel rodoviário, em BH, o Dnit, por meio de nota solicitada pelo Diário do Aço, esclareceu que “técnicos da autarquia já atualizaram o orçamento e, atualmente, seguem trabalhando na conclusão dos requisitos de projeto para posterior elaboração e publicação do edital de licitação”.

“O lote 8b tem a questão das desapropriações, o processo é mais complexo e deve acontecer por volta do mês de outubro”, estima Clésio.

Para o lote 8A, de Caeté a Ravena, será feito um novo processo para contratação da empresa que seguirá com as obras.

Recapeamento
Desde meados de julho, a autarquia federal realiza intervenções no asfalto da BR-381 na altura do município de João Monlevade, no Médio Piracicaba. O recapeamento deve ocorrer até o dia 10 deste mês.

Clésio destacou a importância dessa ação e afirmou que, em breve, o Vale do Aço será beneficiado com a “renovação” de parte de sua malha viária.

“Foi feito o trabalho de recapeamento na saída de Belo Horizonte e agora está sendo feito no trecho próximo a João Monlevade. Posteriormente, a região do Vale do Aço também vai receber obras de recapeamento. Isso é um trabalho que tem que ser feito agora, antes do período de chuva. A gente tem acompanhado o trabalho com relação a isso. Nós já temos uma rodovia complicada, porque não é duplicada como nós necessitamos, então, a estrada precisa, pelo menos, que não tenha buracos para não dificultar ainda mais”, concluiu o coordenador do Movimento Pró-Vidas da BR-381.



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Comentários

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Neyder

08 de agosto, 2024 | 21:54

“De Ipatinga a governador valadares ta precisando também rodovia da um lixo”

Tiago

08 de agosto, 2024 | 16:38

“Espero que o TCU, o CN e o MPF, estejam fiscalizando cada centavo que está sendo destinado para a duplicação e para as medidas paliativas!”

Welligton

08 de agosto, 2024 | 08:29

“Impressiona como tem gente sem noção e jogam toda a culpa pra nós caminhoneiros.
Bom lembrar que rodovias for construídas pra atender a todos e nos donos parte desse todo.
Quem não quer caminhões nas estradas não tem noção que é dobre caminhão que as cidades e estradas do abastecidas.
Essas pessoas quando faltam combustível, alimentos, remédios e etc, também nos culpam dizendo que estamos fazendo copo mole.
Vamos respeitar aos que passam noites, feriados, aniversário e muita luta pra atender as demandas da sociedade.
Tanto automóveis, ônibus e caminhões temos direitos e deveres.
Abraços”

Robson Marinho

08 de agosto, 2024 | 07:19

“Fico imaginando a 381 duplicada , é como ler um livro, "50 anos em nada". É muito carro e pouca Br. As ferrovias que poderiam desafogar as estradas , os DESGovernos destruíram , as melhorias nunca vieram! enquanto isso amigos é votar e sofrer pelo voto que perdemos ...”

José Aparecido de Jesus

07 de agosto, 2024 | 13:27

“Imaginar que uma rodovia da década de 1960, qdo existiam 500000 mil veículos no Brasil é a mesma p hj, que só mg tem 12 milhões de veículos fica o assombro com o descaso dos políticos com mg, e o povo brasileiro... os politicamente que ser responsáveis civil e criminalmente por todas as mortes que ocorreram devido a condição da rodovia...”

Airton Fonseca

07 de agosto, 2024 | 10:42

“O problema dessa br é os caminhões que saeem dos postos de gasolina e para tudo, precisa ser colocado muretas de divisão nas pistas para que os caminhões sejam proibidos a atravessar a pista para entrada nos postos.”

Eustaquio José Martins

07 de agosto, 2024 | 00:11

“Sou de João Monlevade, ouço falar em duplicação pelo menos uns 40 anos. E não acredito que um dia vai ser duplicada até Valadares. Qdo falam é tudo balela, daqui a pouco param de falar e esquece, entra governo e sai governo e nada.”

Welker

06 de agosto, 2024 | 18:34

“Quero ver se dessa vez sai do papel sou ali da região passo nessa estrada a 49 anos e já perdi vários amigos nessa estrada..”

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