06 de julho, de 2024 | 08:45
Movimento pede ações paliativas para o gargalo da BR-381
O Movimento Pró-Vidas da BR-381 reivindica ações paliativas para o gargalo da rodovia no trecho do anel rodoviário de Belo Horizonte. O conjunto de ações é uma tentativa de reduzir os constantes engarrafamentos na saída de Belo Horizonte, sentido interior do estado, e pode ainda dar mais conforto, segurança e fluidez aos usuários da rodovia na chegada/saída da capital.
A duplicação da BR-381 é esperada há cerca de 30 anos, sendo que nos últimos anos foram três tentativas de concessão fracassadas por falta de empresas interessadas. O grande fluxo de veículos, ônibus e caminhões do Vale do Mucuri, Vale do Rio Doce, Vale do Aço e Médio Piracicaba, que diariamente vêm a passeio, negócios e, em especial, para tratamentos de saúde e cirurgias na capital, passam horas em congestionamento na chegada da cidade.
Há uma expectativa de licitação das obras da duplicação do trecho nos meses de julho e agosto, mas, mesmo após a contratação da empresa responsável pela obra, a duplicação só deve ocorrer após dois anos. Antes disso, seriam necessárias algumas ações para amenizar os transtornos de motoristas e usuários da via.
Para Clésio Gonçalves, coordenador do Movimento Pró-Vidas da BR-381, é preciso ações paliativas, pois não dá para esperar a duplicação do trecho ficar pronta. "Fizemos seis sugestões de ações e estamos conversando com especialistas em engenharia de trânsito para ver outras ações possíveis de serem feitas. Agendaremos reuniões com o Dnit, Ministério dos Transportes, ANTT, Seinfra e Polícia Rodoviária Federal para podermos viabilizar as ações propostas", declarou.
Solicitações
A liderança do movimento também pretende se reunir com os demais representantes políticos dos municípios e do Legislativo mineiro para discutir as propostas. Entre as sugestões estão: inclusão de faixa adicional entre o final do anel rodoviário e o posto da Polícia Rodoviária Federal. Outra reivindicação é a construção de uma ponte metálica sobre a linha férrea próximo ao posto Beija Flor, para viabilizar a continuidade da faixa adicional. O movimento também cobra uma fiscalização para impedir o estacionamento irregular de veículos na faixa de domínio da ponte do Rio das Velhas até a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Monitoramento
O grupo considera ainda a instalação de um sistema de monitoramento para acompanhamento do tráfego em alguns pontos entre Ravena e o anel rodoviário da capital. Segundo informações repassadas pelo movimento, a proposta é fazer o monitoramento com câmeras em pontos estratégicos, como o trevo de Ravena, Posto Fumaça, passarela de pedestres no bairro Bom Destino, posto da PRF, posto antes da ponte do Rio das Velhas, Posto Beija Flor e em frente à DGranel. Este monitoramento seria feito pela concessionária da BR-381, a ser escolhida durante o leilão de concessão, permitindo que agentes façam sinalização e operação pare/siga em fins de semana.
Duplicação
Em maio deste ano, foi publicado o edital para contratação de projeto de engenharia e início da execução das obras de duplicação, restauração e melhoramentos na rodovia BR-381, lote 8B, no trecho entre Belo Horizonte e Caeté, na Região Metropolitana (RMBH). O prazo para entrega das propostas já foi aberto e a abertura dos envelopes será no dia 2 de agosto de 2024.
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Juam
07 de julho, 2024 | 07:46Uma observação: O edital publicado, para abertura dos envelopes em 2 de agosto/24 é do lote 8A (Entrada de Caeté a próximo Bairro Bom Destino, em Sabará).”
Ricardo
06 de julho, 2024 | 10:24Esse gargalo na chegada da capital é um dos problemas. E na chegada de Ipatinga, que não temos uma alça para que todo o fluxo da BR não passe na avenida de Pedro Linhares?? Ninguém comenta sobre essa situação que tbm tem sua grande relevância”