07 de agosto, de 2024 | 09:20
Dnit confirma estudos para construção de nova rodovia paralela à BR-381
Google Street View / Reprodução
Trecho da BR-381 em Nova Era, próximo ao trecho onde seria iniciado o novo traçado, mais viável para duplicação
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
A discussão e estudos para a construção de uma nova rodovia que irá conectar Nova Era ao entroncamento da MG-436, próximo a São Gonçalo do Rio Abaixo, no Médio Piracicaba, está em andamento desde o mês de julho. Denominada de Variante Santa Bárbara, a estrada faria com que a BR-381 seguisse por um novo traçado, desviando do trecho em João Monlevade. A informação foi confirmada pelo Diário do Aço junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Esta alternativa, conforme a autarquia federal, é a mais viável do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) feito para a BR-381. No entanto, o traçado exato ainda não está definido, só será estabelecido após o término dos estudos e projetos que estão em produção.
A elaboração dos projetos está prevista para ser concluída no segundo semestre de 2026, a depender da disponibilidade de recursos orçamentários, bem como das diretrizes e prioridades do Ministério dos Transportes”, informou o Dnit, por meio de nota enviada à reportagem.
Com a Variante Santa Bárbara, o trajeto entre o Vale do Aço e Belo Horizonte, por exemplo, diminuiria cerca de 20 quilômetros. Estima-se, de acordo com o Termo de Referência da contratação dos projetos, uma extensão total de cerca de 45 km (que poderá ser alterada em função dos projetos desenvolvidos), em comparação com os atuais 63,6 km no trecho em tela, reduzindo aproximadamente 20 km entre o município de Nova Era e o entroncamento com a MG-436”, continuou a nota.
O órgão federal ainda concluiu que, devido às extensões, o novo traçado não será, portanto, estritamente paralelo, mas realizará, uma nova ligação entre Nova Era e o a MG-436, porém, com uma extensão menor, reduzindo assim o tempo e a distância de viagem, não apenas entre esses dois marcos, mas entre Governador Valadares e Vale do Aço até a capital mineira”.
Os contratos com a empresa especializada preveem a elaboração de estudos e projetos básicos e executivo de engenharia, visando a execução das obras de implantação, em pista dupla, obra de arte especial e túnel na rodovia BR-381/MG - Variante do Rio Santa Bárbara.
A variante integrava o conjunto de onze lotes da duplicação da BR-381 e, em 2016, conforme noticiado pelo Diário do Aço, foi retirada do projeto por causa de entraves ambientais e orçamentários. Na época o Dnit anunciou que futuramente retomaria os estudos, o que só ocorre agora, oito anos depois.
Reprodução
Traçado exato será determinado após estudos, mas o projeto inicial prevê variante passando por Itabira

Duplicação dividida
Conforme já reportado pelo Diário do Aço, a continuidade da duplicação da BR-381 foi dividida em três frentes. No dia 29 de agosto, está marcado para ocorrer em São Paulo o leilão de concessão dos trechos entre Caeté e Governador Valadares. Já os lotes 8A e 8B serão executados com dinheiro público a partir de processo de licitação comandado pelo Dnit.
O lote 8B, que compreende o trecho entre Ravena e o anel rodoviário, em BH, é mais complexo porque envolve desapropriações. A autarquia informou que os técnicos já atualizaram o orçamento e, atualmente, seguem trabalhando na conclusão dos requisitos de projeto para posterior elaboração e publicação do edital de licitação, que deve ser publicizado ainda no segundo semestre deste ano.
Para o lote 8A, de Caeté a Ravena, foi feito um outro processo licitatório, do qual 8 empresas enviaram propostas. As companhias são: Rodotec Engenharia Ltda, Construtora Luiz Costa Ltda, Construlagos Construtora e Empreendimentos Ltda, Santa Luzia Engenharia e Construções Ltda, Construtora Caiapo Ltda, A Madeira Indústria e Comércio Ltda, Pavienge Engenharia Ltda e Gonçalves e Dias Engenharia.
Leia a nota na íntegra
O Dnit informa que os contratos com a empresa especializada para elaboração de estudos e projetos básicos e executivo de engenharia, visando a execução das obras de implantação, em pista dupla, obra de arte especial e túnel na rodovia BR-381/MG - Variante do Rio Santa Bárbara foram assinados em julho.
A elaboração dos projetos está prevista para ser concluída no segundo semestre de 2026, a depender da disponibilidade de recursos orçamentários, bem como das diretrizes e prioridades do Ministério dos Transportes.
A variante foi a alternativa mais viável de EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental) realizado para a BR-381. No entanto, o traçado exato da variante só será definido por meio dos estudos e projetos que estão sendo elaborados.
Estima-se, de acordo com o Termo de Referência da contratação dos projetos, uma extensão total de cerca de 45 km (que poderá ser alterada em função dos projetos desenvolvidos), em comparação com os atuais 63,6 km no trecho em tela, reduzindo aproximadamente 20 km entre o município de Nova Era e o entroncamento com a MG-436.
Dadas as extensões, a variante não será, portanto, estritamente paralela, mas realizará, uma nova ligação entre Nova Era e o a MG-436, porém, com uma extensão menor, reduzindo assim o tempo e a distância de viagem, não apenas entre esses dois marcos, mas entre Governador Valadares e Vale do Aço até a capital mineira.
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M Loures
25 de novembro, 2024 | 17:40Em Ipatinga, faz 5 meses que estão reformando uma pracinha de 400 metros quadrados, no Cidade Nobre”
Erivaldo
27 de outubro, 2024 | 12:32Sempre criando mais uma forma de desviar dinheiro público em obras super fraturadas.”
Raimundo Cesar da Silva
27 de agosto, 2024 | 19:24Este governo sempre lança inúmeras obras , ou só fica no papel , ou sem terminar . Lembra da Dilma ?”
Jaime Farany
09 de agosto, 2024 | 06:57Ainda não. Tiveram a competência de tetminsr a duplicação da rodovia e vem falar em construir outra! Só pode ser piada”
Jota
08 de agosto, 2024 | 21:18Gostaria de deixar meu comentário.
Mas diante de uma BIZARRICE dessa, sinto-me incompetente.”
Humberto de Souza Abreu
08 de agosto, 2024 | 09:56Os políticos e os empresários de João Monlevade sempre se posicionaram contra a construção dessa Variante Santa Bárbara. Alegaram que prejudicaria demais a economia daquela cidade.Certamente terão o apoio dos ambientalistas porque esse trajeto , totalmente novo, passa por áreas de matas e margens do Rio Santa Bárbara, certamente os impactos ambientais serão enormes. Mais uma discussão pesada com escassas chances de sucesso. Vamos cuidar do que já existe, inventar novos sonhos para a BR-381 é utopia.”
Geraldo Maciel Mendes
07 de agosto, 2024 | 17:49Infelizmente, a grande maioria dos nossos homens públicos não são sérios”
Fala Serio
07 de agosto, 2024 | 17:36Pessoal cheio de mimimi!
Mais que merecido!
Aparece todo mundo cobrando em página de jornal, mas:
* Ninguém vai manifestar!
* Ninguém deixa de abastecer se a gasolina aumenta!
* Ninguém vota nulo e pede troca de candidatos!
Mas se a pinga aumenta não adianta cobrar do dono do buteco!”
Eu Eu Mesmo e Irene
07 de agosto, 2024 | 17:19Uma piada pronta, basta olhar para a br 381.”
Edimir Rodrigues
07 de agosto, 2024 | 15:52Projeto e estudos para 2026, e até agora que foi feito? Precisa avisa-los que ainda estamos em 2024. Só se a rodovia será inaugurada em 2050.”
Rx
07 de agosto, 2024 | 15:12Kkkkk não conseguiram nem terminar o que começou agora vai fazer outra. não e o problema é que muiita gente acredita kkk vai vendo não demora eles falarem que já tem projeto em andamento do metrô ligando ipatinga a coronel fabriciano kkkkkkkkkk”
Justiceiro
07 de agosto, 2024 | 12:03Tem muita gente que acha que o leste de Minas é a região mais importante do estado nossos governantes estão cagando e andando pra nossa região”
Vale do Aço
07 de agosto, 2024 | 11:43o pessoal acha que todo mundo é trouxa, nem terminou uma rodovia e tá fazendo estudo pra fazer outra”
Curioso
07 de agosto, 2024 | 10:50Esse DNIT só inventa e não reinventa. Não estão dando conta de concluir as obras de duplicação da 381, o que passa realmente pela cabeça desses engenhocas?”