25 de abril, de 2024 | 10:00

Adiado o lançamento do edital para obras na BR-381 em Caeté

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Governo federal quer assumir obras em trecho complexo para tornar mais 'atrativa' a concessão da BR-381 à iniciativa privada Governo federal quer assumir obras em trecho complexo para tornar mais 'atrativa' a concessão da BR-381 à iniciativa privada

O governo federal anunciou a decisão de adiar a cerimônia que marcaria o lançamento oficial do edital para o início das obras na BR-381, trecho entre Belo Horizonte e Caeté, na região metropolitana da capital. O evento, que contaria com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, foi adiado sem uma nova data definida. Entretanto, há necessidade do lançamento até maio, para que as obras sejam iniciadas em agosto, conforme quer o governo Lula.

O Ministério dos Transportes não divulgou as razões específicas para o adiamento do lançamento do edital, conforme divulgou o jornal O Tempo, de Belo Horizonte.

O edital tem como objetivo selecionar uma construtora para dar início às obras de ampliação da capacidade no trecho da rodovia entre Belo Horizonte e Caeté. Essas intervenções serão supervisionadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT) e têm um custo estimado de R$ 350 milhões.

O governo Lula já manifestou a expectativa de realizar uma nova tentativa de leilão da BR-381, entre Caeté e Governador Valadares, até o mês de agosto. Para isso, é necessário lançar o edital com pelo menos 100 dias de antecedência. A previsão é que o novo leilão ocorra em maio.
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Trecho da 381 em Caeté é marcado por acidentes diários e um dos entraves para que empresas privadas assumam a concessão é a invasão às margens do trecho rodoviárioTrecho da 381 em Caeté é marcado por acidentes diários e um dos entraves para que empresas privadas assumam a concessão é a invasão às margens do trecho rodoviário

O trecho de 18 km, localizado na saída da capital mineira, é considerado o mais complexo. De acordo com a avaliação do governo federal, essa complexidade foi um dos motivos para o desinteresse da iniciativa privada nos leilões para assumir a gestão e duplicação da rodovia entre Belo Horizonte e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.

O problema reside nas centenas de desapropriações necessárias para a expansão. Além disso, o trecho é caracterizado pela invasão das margens da rodovia, onde foram cosntruidas de residências a estabelecimentos comerciais. Outro fator importante, citado por especialistas do setor é o risco geológico existente na rodovia, principalmente entre Belo Horizonte e o Vale do Aço, com terrenos instáveis em meio a região serrana.

Para superar esses obstáculos, o governo federal decidiu assumir a responsabilidade pelas intervenções necessárias antes de realizar um novo leilão. A expectativa é que, ao resolver os desafios no trecho de Belo Horizonte a Caeté, haja maior interesse por parte de investidores privados para assumir o restante da BR-3811.

Novo leilão foi anunciado em visita de ministros ao Vale do Aço


O ministro Renan Filho confirmou, durante visita ao Vale do Aço, que o governo espera realizar o leilão do trecho entre Caeté e Governador Valadares entre agosto e outubro deste ano, conforme noticiado pelo Diário do Aço.

A primeira tentativa do governo Lula (PT) de entregar o trecho da BR-381 para a iniciativa privada ocorreu em novembro do ano passado. Não houve interessados e o leilão foi cancelado. Outras duas tentativas foram no governo Jair Bolsonaro (PL), também sem sucesso.
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Mesmo com cinco praças de pedágio previstas entre BH e GV, e movimento intenso de veículos o tempo todo, trecho da BR-381 não tem atraído concessioárias Mesmo com cinco praças de pedágio previstas entre BH e GV, e movimento intenso de veículos o tempo todo, trecho da BR-381 não tem atraído concessioárias

Com a confirmação de que o DNIT vai assumir o trecho na saída da capital mineira, a expectativa é que a rodovia atraia interessados para a concessão.

No dia 17/4, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou o novo modelo de concessão. Mas fez algumas ressalvas e pediu que a ANTT fizesse correções na proposta. A publicação do edital de leilão da BR-381 só pode ocorrer após as adequações propostas pelo relator do projeto, ministro Antonio Anastasia.

Já publicado sobre a BR-381:
-TCU libera a ANTT para continuar com o edital de licitação da BR-381
-Concessão prevê cerca de R$ 10 bilhões em investimentos na BR-391 enre BH e GV
-Movimento Pró-Vidas avalia que obra a ser feita pelo Dnit viabiliza concessão da BR-381
-Risco geológico e desapropriações são apontados como pontos a serem revisados no edital da BR-381
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Comentários

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Jota

27 de abril, 2024 | 07:04

“Quero comentar um assunto aqui, que não está ligado à 381, mas à LMG 760.
Ouvi uma propagando ontem no rádio (26/04/2024), informando que o Deputado CELINHO DO SINTROCEL está trabalhando para que haja CICLOFAIXA na LMG 760.
Sou FAVORÁVEL ao CICLISMO. Entendo ser uma excelente prática esportiva. Sou RADICALMENTE CONTRA os ciclistas ficaram rodando com suas caras bicicletas nas estradas. Um PERIGO GIGANTESCO. Já morreram e vão morrer mais. Uma loucura o que fazem.
Então, sou FAVORÁVEL às ciclofaixas. Novas estradas, estradas que serão reformadas, devem contemplar no projeto, as ciclofaixas. Mas...
CICLOFAIXA NA LMG 760 AGORA????
Acabou de ficar pronta. Por sinal, perigosa. VÃO ESTREITAR A LMG 760????
Só rindo!!!
Esse Deputado CELINHO DO SINTROCEL está brincando com nossa cara. Está achando que a gente é palhaço. Só pode ser isso.”

Jota

27 de abril, 2024 | 06:55

“? Magno Geraldo...
Estamos na mesma situação. Eu com 58 anos e gozando de boa saúde. Mas sem expectativa de ver a nossa 381 duplicada.”

José Umbelino

26 de abril, 2024 | 14:59

“Nenhuma surpresa. O MT e seu DNIT formam as instituições mais incompetentes da República. São compostos por preguiçosos, inúteis e incapazes.”

Gustavo

26 de abril, 2024 | 09:00

“Em outras palavras, a "iniciativa privada", como sempre, quer socializar os prejuízos e capitalizar os lucros. O capitalismo deles sempre funciona assim. Governo sempre tem que socorrer nos investimentos (aéreas, bancos, concessionárias de estradas e serviços públicos em geral)... dai depois que são socorridos, enchem o judiciário com ações para protelar (e não pagar) os débitos. O contribuinte paga a obra, paga o empréstimo, paga o investimento e os acionistas mamam os lucros. Socialismo puro funciona? Não....E o liberalismo? Como podemos ver, também não.”

Magno Geraldo de Oliveira

26 de abril, 2024 | 00:26

“Nós meus 59 anos, no domingo comentei com alguns colegas, (acho)quê não estarei aqui para ver nosso treixo duplicado. apesar de estar em boa saúde , agora tenho certeza!”

Mineiro Matuto

25 de abril, 2024 | 17:42

“Iniciativa privada não quer pegar essa bucha. Esse trecho é um dos piores das estradas federais, complexidade para construir e manter.”

Marcelo

25 de abril, 2024 | 11:26

“Nunca veremos essa BR da Morte duplicada, tenho alguns motivos para acreditar nisso, porém o principal é o fato que as poucas pessoas/ políticos que poderiam ajudar nesse mega projeto, não utilizam diretamente a rodovia, passam em pequenos trechos em época de eleição ou para fazer alguma propaganda.”

Oliveira e Silva

25 de abril, 2024 | 06:23

“E depois ainda haverá pedágio?”

Jose Geraldo Magalhães

25 de abril, 2024 | 06:22

“Traduzindo a noticia. A iniciativa privada quer que o contribuinte assuma a carne de pescoço e a pelanca para comer só o filé mignon e a picanha. Viva a iniciativa privada. Privatiza que melhora, dizem os liberais. Kkkkk”

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