16 de abril, de 2024 | 07:00

Projeto de concessão da BR-381 será analisado nesta quarta-feira no TCU

Divulgação Dnit
Governo federal fez alterações no edital de concessão, pois por três vezes não atraiu interessadosGoverno federal fez alterações no edital de concessão, pois por três vezes não atraiu interessados

O processo de concessão da BR-381 foi pautado no plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) e deve ser analisado nesta quarta-feira (17). Com 303,4 quilômetros de extensão, o trecho a ser concedido está localizado entre os entroncamentos da rodovia com a BR-262/MG, em Belo Horizonte, e com a BR-116/MG, em Governador Valadares. A informação é do presidente do Movimento Pró-Vidas da BR-381, Clésio Gonçalves.

Na semana passada, o ministro dos Transportes, Renan Filho, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, cumpriram agenda no Vale do Aço, conforme noticiado pelo Diário do Aço. Na oportunidade, Renan garantiu que o edital de concessão da 381 deve ser publicado nos próximos meses, após esta análise no Tribunal de Contas.

A expectativa é de que o Leilão seja realizado no início do segundo semestre deste ano e que desta vez atraia interessados. A concessão do trecho da rodovia valerá por 30 anos e a empresa responsável pela administração, vencedora do certame, deverá investir mais de R$ 9 bilhões em obras e na manutenção da estrada durante o período.

Já publicado:
-Novo leilão da BR-381 deve ser realizado entre agosto e outubro de 2024

Estudos
Em março deste ano, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou em sessão extraordinária os estudos e documentos jurídicos atualizados para a concessão da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares.
Conforme já divulgado pelo Ministério dos Transportes, as obras de ampliação de capacidade e melhorias previstas para os lotes 8A e 8B, na saída de Belo Horizonte, saíram da concessão e serão delegadas ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Os lotes estão localizados entre Belo Horizonte e Caeté, representando mais de 30 Km e identificado de maior risco para investidores em potencial e essa alteração deve aumentar a atratividade do ativo federal.

Investimentos
Dos R$ 9,3 bilhões previstos para serem aplicados na rodovia ao longo de 30 anos de concessão, são R$ 5,57 bilhões para investimentos, incluindo novas obras, e R$ 3,68 bilhões para serviços operacionais. Serão 90 quilômetros de duplicações, 123 quilômetros de faixas adicionais, 10 quilômetros de marginais, 33 dispositivos – trevos, trombetas e diamantes, entre outros, além de áreas de escape e Pontos de Paradas de Descanso (PPDs) e 23 passarelas.

Entenda
Agendado pela última vez para ocorrer em novembro do ano passado, o leilão para a duplicação da estrada não encontrou interessados e foi declarado como deserto. A licitação previa a concessão do trecho da rodovia que liga Belo Horizonte a Governador Valadares. Houve ainda outras duas tentativas falhas de privatizar a estrada, durante o governo do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).
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Comentários

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Elon Musk

17 de abril, 2024 | 12:06

“Leonardo, c sabe que se seguir o cachoeira do vale ate o final, vc chegará a BR 381 ne? Kkkkk”

Leonardo

16 de abril, 2024 | 08:48

“Boa notícia a concessão, mas reforço que a cidade de Timóteo continua sempre prejudicada como a única cidade sem acesso à BR 381.
Timóteo é bloqueada pela trilho da VALE e a BR 381, se ocorrer alguma necessidade de evacuação em Timóteo morrerá a maioria das pessoas porque não possui por onde evacuar a cidade na emergência. Fica o registro.”

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