14 de março, de 2024 | 21:00

Novo leilão da BR-381 deve ser realizado entre agosto e outubro de 2024

Dos R$ 9,3 bilhões previstos a serem aplicados na rodovia ao longo de 30 anos de concessão, são R$ 5,57 bilhões para investimentos, incluindo novas obras, e R$ 3,68 bilhões para serviços operacionais

Divulgação
A BR-381 é considerada um dos corredores logísticos mais importantes do estadoA BR-381 é considerada um dos corredores logísticos mais importantes do estado
A nova proposta do plano de outorga para realização de leilão da BR-381 foi aprovada nesta quinta-feira (14), durante reunião extraordinária da diretoria colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Com isso, o Ministério dos Transportes poderá encaminhar o projeto para análise do Tribunal de Contas da União (TCU) nos próximos dias. Com 303,4 quilômetros de extensão, o trecho a ser concedido está localizado entre os entroncamentos da rodovia com a BR-262, em Belo Horizonte, e com a BR-116, em Governador Valadares.

Estão previstos mais de R$ 9 bilhões em investimentos no trecho, classificado como “de extrema relevância ao país”, por ser uma “importante via de distribuição logística, por seu intenso volume de tráfego e pela necessidade de atualização de sua geometria”. Além disso, a concessão tem o potencial de gerar aproximadamente 73 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda, contribuindo para o crescimento econômico e a geração de oportunidades de trabalho na região.

O diretor-relator da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, está otimista quanto ao cronograma de execução do novo certame, e estipulou uma possível data para o novo pregão.

“Nós estamos muito otimistas com o cronograma, levando em consideração toda a diretriz do Ministério dos Transportes. Estamos enviando ao Tribunal de Contas da União a expectativa do leilão ser realizado no segundo semestre deste ano, entre os meses de setembro e outubro”, afirma.

A secretária nacional de Transportes Terrestres, Viviane Esse, acredita que o edital pode ir a leilão ainda no mês de agosto e fala sobre as melhorias no projeto.

“A nossa ideia é fazer o leilão entre o fim de agosto e o início de setembro. As adequações feitas no projeto foram muito discutidas com o mercado, são adequações tanto de correção de traçado como de quantitativos, além de uma ampliação do compartilhamento de risco geológico. São melhorias muito necessárias, principalmente para diminuir o número de acidentes da rodovia", explicou.

“Aprimoramos o projeto para que ele garanta as melhorias urgentes exigidas pela BR-381, que é uma das rodovias mais importantes do país, elevando ainda mais o nível de segurança e compartilhando os riscos, de forma a assegurar mais de R$ 9 bilhões em investimentos, entre novas obras e serviços operacionais”, afirmou o ministro dos Transportes, Renan Filho. “Isso sem contar os milhares de empregos a serem gerados na região impactada”, completou.

Intervenções e ajustes
Outra novidade em relação à versão anterior do projeto é que as obras de ampliação de capacidade e melhorias previstas para os lotes 8A e 8B, na saída de Belo Horizonte, saíram da concessão e serão delegadas ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O trecho foi identificado como de maior risco para investidores em potencial e essa alteração deve aumentar a atratividade do ativo federal.

Dos R$ 9,3 bilhões previstos a serem aplicados na rodovia ao longo de 30 anos de concessão, são R$ 5,57 bilhões para investimentos, incluindo novas obras, e R$ 3,68 bilhões para serviços operacionais. A maior parte das melhorias visam ampliar a capacidade e aumentar a segurança da via. Confira outros destaques:

- 90 quilômetros de duplicações,
- 123 quilômetros de faixas adicionais,
- 10 quilômetros de marginais,
- 33 dispositivos – trevos, trombetas e diamantes, entre outros, além de áreas de escape e PPDs
- 23 passarelas

Fora trazer soluções para a necessidade de investimentos na ampliação da capacidade da BR-381, considerada um dos corredores logísticos mais importantes do estado, a concessão também garantirá melhorias significativas para a segurança dos usuários, com novos equipamentos de proteção e uma estrutura operacional de atendimento mais eficiente, voltada para a redução do número de ocorrências e de resposta rápida a sinistros.

Já publicado:
-Leilão de concessão da BR-381 é adiado por falta de interessados
-Saiba quais os principais motivos dos seguidos fracassos de leilão para concessão da BR-381 Norte

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Comentários

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Flávio Barony

16 de março, 2024 | 19:31

“O povo escolhe: R$5,7 bilhões em 30 anos para fins de investimento nessa obra da duplicação ou R$5 bilhões em apenas uma eleição (famoso fundão eleitoral)! Agora dá para entender porque as pesquisas indicam que boa parte do povo brasileiro não domina matemática básica...”

Emerson Neves do Nascimento

15 de março, 2024 | 13:50

“Como disse um personagem de filme, " nunca serão".
No caso dessa duplicação, "nunca será".”

Guima

15 de março, 2024 | 08:31

“9. Bilhões ao longo de 30 anos. Ou seja nada será feito . Apenas o posto de pedágio e alguns serviço de conservação. O Governo deveria ter feito esta obra com recursos próprio. . Já são 12 anos desde o início da mesma e quase nada foi feito. Dinheiro para fundo partidário tem de sobra. Eu não acredito no Estado brasileiro.”

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