14 de dezembro, de 2023 | 10:30

Risco geológico e desapropriações são apontados como pontos a serem revisados no edital da BR-381

Reprodução
Além de milhares de desapropriações ao longo da BR-381, há também riscos geológicos que podem levar a situações como essa, ocorrida em Nova Era, em janeiro de 2022Além de milhares de desapropriações ao longo da BR-381, há também riscos geológicos que podem levar a situações como essa, ocorrida em Nova Era, em janeiro de 2022

O compartilhamento de responsabilidade sobre o risco geológico e as desapropriações, necessárias para a duplicação da BR-381, são apontados como pontos a serem revisados no edital da rodovia, para tentar garantir o interesse de empresas na próxima tentativa de realização do leilão. Os tópicos de melhoria foram apresentados durante reuniões, ocorridas terça-feira (12), com a comitiva do Movimento Pró-Vidas da BR-381.

Conforme já adiantado pelo Diário do Aço, líderes do Movimento Pró-Vidas foram até Brasília esta semana participar de reuniões e discutir sobre a necessidade de mudanças no edital do leilão de concessão da BR-381. O objetivo da ida dos representantes do movimento foi verificar os motivos pelos quais - por três vezes – não apareceram empresas interessadas nos leilões de concessão.

Na reunião no Ministério dos Transportes e no Tribunal de Contas da União (TCU), representando o movimento, estiveram presentes o coordenador Clésio Gonçalves; o prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Raimundo Nontato, o Nozinho (PDT); o prefeito de Nova União, Ailton Guimarães (Avante) e o prefeito de Sabará, Wander Borges (PSB).

O edital de concessão do trecho da BR-381, de Belo Horizonte a Governador Valadares, foi publicado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em julho deste ano. Inicialmente, o governo federal previa mais de R$ 10 bilhões em investimentos com a concessão, com um contrato planejado para 30 anos. Agendado para ocorrer em novembro deste ano, o pregão foi adiado pela terceira vez, por falta de propostas de empresas interessadas.
Divulgação
Líderes do movimento entregam folder com dados da BR-381 ao secretário Executivo do Ministério dos Transportes, George SantoroLíderes do movimento entregam folder com dados da BR-381 ao secretário Executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro

Encontros
O coordenador do movimento, Clésio Gonçalves, conta que nas agendas iniciadas nesta terça, o grupo se reuniu com o secretário executivo do Ministério do Transportes, George Santoro; a secretária Nacional de Transportes Rodoviários, Viviane Esse (por vídeo Conferência, pois estava em Manaus); e Cloves Benevides, subsecretário de Sustentabilidade.

Clésio disse também que foi entregue uma Carta Aberta, assinada por prefeitos, presidentes de Câmaras Municipais, Associações Comerciais e CDLs endereçadas ao Ministério e ANTT, responsáveis pela confecção do edital, e ao Tribunal de Contas da União (TCU), órgão que fiscaliza, aprova ou não os editais.

No texto da carta, o movimento pede que todos os envolvidos se esforcem na busca de fazer ajustes, para garantir o interesse de empresas a participar do leilão. Um folder, com dados sobre a estrada, número de acidentes, características, e importância econômica do entorno da BR-381, também foi apresentado.

Pontos para revisão
Após a apresentação, George Santoro fez uma exposição sobre a situação e apresentou dois pontos que precisam de estudos de otimização, para melhorar o projeto de concessão da rodovia. O primeiro é o compartilhamento total do risco de engenharia, com governo e empresa privada, de todo o trecho em serra, por um período de até 24 meses.

Devido aos sinistros geológicos que ocorrem após a execução das obras, e que altera a estabilidade natural do solo.
O segundo ponto é o compartilhamento de riscos referente à remoção e reassentamento das famílias, necessário para a execução das obras de duplicação. Conforme dados repassados pelo movimento, o acordo e cadastro das famílias já está bastante desatualizado e traz riscos ao projeto.

"No TCU apresentamos as colocações feitas pelo Ministério, eles disseram que estão sensíveis às questões da BR, pelo tempo de espera e importância da região. Ficaram então de analisar as propostas e que entrariam em entendimento com o Ministério e a Agência Nacional de Transportes Terrestres, na busca dos ajustes para atrair empresas para o próximo leilão", explica Clésio Gonçalves.
Divulgação
Fizeram parte da comitiva, representantes dos municípios de  São Gonçalo do Rio Abaixo, Nova União e SabaráFizeram parte da comitiva, representantes dos municípios de São Gonçalo do Rio Abaixo, Nova União e Sabará

Anexa
A auditora do TCU, Laura Ávila Berlinck, se sensibilizou com cartas das lideranças do entorno da BR-381, contendo os dados sobre a rodovia, e enviou um e-mail pedindo autorização para anexar os documentos ao processo de privatização da rodovia. O movimento pretende acompanhar junto aos órgãos a evolução na elaboração do novo edital.

Veja mais:
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Comentários

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Marcio

14 de dezembro, 2023 | 11:19

“Este ano e inicio de 2024, vai aparecer tanto politico interferindo e dando pitaco neste assunto.
( será porque ??????? ).
Vejam estes ai que participaram desta reunião em Brasilia.
CADÊ OS POLITICOS INCOMPETENTES DE GV, IPATINGA, FABRI, TIMOTEO que teoricamente seriam os mais influentes ??????.
Cadê Usiminas, Aperam, Cenibra, Arcelor Mittal, Vale....... interessadas tanto quanto nós pobres mortais ???????”

Duplicação da Br 381 é Urgente

14 de dezembro, 2023 | 10:50

“A melhoria da BR 381 e duplicação da estrada é urgente, precisamos fazer isso o mais rápido possível. Chega de tantas mortes e acidentes na 381.”

Joaquim Teixeira

14 de dezembro, 2023 | 09:24

“Alguém tá querendo ser indenizado por causa de um lote emperrado na beira da 381, e achou o subterfúgio para vende-lo de forma rápida e super mas super valorizada. É o verdadeiro não dá ponto sem nó.”

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