BANNER 728X90

29 de novembro, de 2023 | 17:25

Nova licitação da BR-381 deve sair no primeiro semestre de 2024, afirma ministro

Após fracassar por três vezes, uma nova licitação para concessão da BR-381, no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, deve ser publicada ainda no primeiro semestre de 2024. A informação foi confirmada pelo ministro do Transporte, Renan Filho, no evento de divulgação da pesquisa Confederação Nacional do Transporte (CNT) de Rodovias 2023.

Durante o evento, Renan afirmou que o governo federal pretende realizar 12 leilões de rodovias no próximo ano, e 35 ao longo de todo mandato do presidente Lula (PT).

“Será o maior número de leilões que o governo federal já fez em um único ano. A nossa ideia é fazer 35 novos leilões até o final do governo do presidente Lula, e além disso, otimizar até 15 contratos”, detalhou.

Ainda segundo o ministro, a pasta está trabalhando em conjunto com o Tribunal de Contas da União (TCU) a fim de criar as condições necessárias para viabilizar o investimento privado.

“Vamos trabalhar nos próximos dias para adequar o certame às expectativas mercadológicas, para que a gente encontre um interessado na concessão no primeiro semestre do ano que vem. Esse vai ser um dos leilões do primeiro semestre do ano que vem”, explicou.

Renan também disse que a licitação foi modificada a pedido do TCU. “Tivemos que fazer um entendimento com o TCU que achava que o contrato estava atrativo em demasia da maneira que o Ministério dos Transportes e a ANTT (Agência Nacional do Transporte Terrestre) tinha apresentado. Reduziu-se a atratividade e essa redução de atratividade forçou um leilão vazio, porque aquele é um ativo complexo de administrar”, detalhou. 

Publicado anteriormente:
Leilão de concessão da BR-381 é adiado por falta de interessados
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Edimir Rodrigues

30 de novembro, 2023 | 11:29

“Se o governo não duplicar não verás estrada nenhuma. Não adianta esperar pela iniciativa privada brasileira que só quer ganhar dinheiro após duplicação.”

Já Passou da Hora de Duplicarem Essa 381

30 de novembro, 2023 | 11:00

“Chega de tantos acidentes fatais na 381, estamos cansados de correr tantos riscos nessa estrada. Duplicação da 381 já.”

Envie seu Comentário