21 de julho, de 2021 | 08:00

Ainda sem torcida, Ipatinga recebe o Nacional no Ipatingão

Alex Ferreira
Para assistir ao jogo do Ipatinga, os torcedores precisarão dar um jeitinho, já que a entrada no estádio ainda está proibidaPara assistir ao jogo do Ipatinga, os torcedores precisarão dar um jeitinho, já que a entrada no estádio ainda está proibida

Precisando de uma vitória para deixar a zona de rebaixamento do Módulo B do Campeonato Mineiro, o Ipatinga recebe o Nacional de Muriaé nesta quarta-feira (21), às 15h, no Ipatingão. A partida válida pela quarta rodada ainda não terá a presença de público.

Em três jogos, o Tigre acumula duas derrotas e um empate e conta apenas um ponto, que o deixa na 11ª posição, uma acima do lanterna União Luziense. Já o Nacional é o vice-líder do Módulo B com sete pontos, dois a menos que o líder Villa Nova. O time de Muriaé soma duas vitórias e um empate.

Se no último jogo o treinador Eugênio Souza promoveu as estreias do lateral-direito Osvaldir, do volante Alex e dos atacantes Denner e Adeílson, para esta partida ele pode escalar os recém-contratados Erick (meia) e Thiago Moraes (atacante).

O ataque, aliás, é um dos setores da equipe que precisam melhorar. Já que em três rodadas o Ipatinga só marcou uma vez, diante do Tupi, em Juiz de Fora, pela rodada de estreia, quando perdeu por 2 a 1. O gol foi do volante Guilherme, ou seja, os atacantes ainda não balançaram as redes.

A expectativa é que o técnico Eugênio Souza repita o time que empatou com o Aymorés no último fim de semana, em Ubá, e que, ao longo da partida, promova as estreias de Erick e Thiago, além de retornar com o volante Augusto Recife, que estava com cansaço muscular. Então, a equipe que entra jogando é formada por Elisson; Osvaldir, Arthur Sanches, Guilherme Truyts, Jordan; Alex, Ibson, Vinicius; Dener, Paulo Renê, Adeílson.

Jogo sem público

No dia 6 de julho, o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PSL), assinou o Decreto Municipal nº 9.720, que libera a presença de público em eventos esportivos realizados no Ipatingão, desde que respeitado o limite de 15% da capacidade total, que é de 22.511. Com isso, somente 3.375 torcedores poderiam entrar no estádio, seguindo uma série de regras sanitárias.

A decisão ganhou respaldo do governo de Minas dois dias depois, quando o Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19 liberou o retorno dos torcedores aos estádios localizados em municípios que estejam na Onda Verde do Minas Consciente, situação de Ipatinga, já que a macrorregião de saúde do Vale do Aço progrediu para a onda menos restritiva do plano estadual naquele dia 8.

Após essas decisões, ainda faltava o aval definitivo da Federação Mineira de Futebol (FMF), entidade que organiza o Campeonato Mineiro. No dia 9 de julho, o presidente da FMF, Adriano Aro, se reuniu com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, para discutir o retorno de público. Na ocasião, o governo liberou a volta do torcedor em todos os municípios, desde que haja um protocolo próprio para o futebol. Com isso, a FMF precisou elaborar um protocolo sanitário específico para a realização de jogos do Módulo B.

Até o momento, esse protocolo da Federação ainda não havia sido divulgado. Segundo a assessoria de Comunicação da FMF, após a publicação desse documento, haverá um encontro dos representantes dos clubes com a entidade, para avaliar se as agremiações preenchem os requisitos exigidos pelo protocolo sanitário. Somente a partir desse entendimento é que a volta da torcida será liberada, o que deve ocorrer, se tudo estiver de acordo com as determinações, no último fim de semana de julho, quando será disputada a sexta rodada. Nesse dia 31, o Tigre recebe o Democrata-SL no Ipatingão.

Já publicado

FMF elabora protocolo para volta da torcida aos estádios
Governo de Minas libera torcida no Ipatingão
Com liberação da prefeitura, Ipatingão pode voltar a receber torcedores do Tigre no dia 21
Ipatingão deve voltar a receber jogos com presença de público
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário