07 de julho, de 2021 | 16:45

Com liberação da prefeitura, Ipatingão pode voltar a receber torcedores do Tigre no dia 21

Estádio comporta até 22.511 torcedores, mas com restrições do decreto, somente 3.375 poderão entrar no Ipatingão

Arquivo DA
Torcedores poderão voltar às arquibancadas, mas não poderão ficar tão próximos como era antes da pandemia; será preciso respeitar o distanciamento de duas cadeiras entre as pessoasTorcedores poderão voltar às arquibancadas, mas não poderão ficar tão próximos como era antes da pandemia; será preciso respeitar o distanciamento de duas cadeiras entre as pessoas

O Decreto Municipal nº 9.720, publicado no início da noite de terça-feira no Diário Oficial da Prefeitura de Ipatinga, libera a presença de público em eventos esportivos realizados no Ipatingão. Com isso, os torcedores do Tigre poderão voltar a acompanhar os jogos da equipe no Módulo B do Campeonato Mineiro a partir do dia 21 de julho.

O público não estará de volta neste fim de semana, quando o Ipatinga enfrenta o Tupynambás em casa, às 15h, porque a liberação da prefeitura ocorreu muito próxima à realização da partida. “Com o decreto municipal, precisamos da autorização da Federação Mineira de Futebol [FMF] para liberar a presença dos torcedores no Ipatingão. Porém, a FMF nos informou que não há tempo hábil para receber o público neste sábado (10). Por isso, a expectativa é que os torcedores possam voltar ao estádio no nosso próximo jogo em casa, marcado para o dia 21”, explicou o presidente do Ipatinga Futebol Clube, Nicanor Pires.

O tempo maior pedido pela federação, entidade que organiza o Módulo B, é para providenciar trâmites como os protocolos sanitários necessários para a volta dos torcedores e também a venda de ingressos, o que não ocorre no Brasil há quase um ano e meio. A partida do dia 21, uma quarta-feira, será contra o Nacional de Muriaé, às 20h, no Ipatingão.

A assessoria de Comunicação da Federação Mineira de Futebol informou ao Diário do Aço, na tarde desta quarta-feira (7), que a entidade está deliberando junto ao Governo Estadual sobre o possível retorno do público ao estádio ipatinguense.

Mais de um ano sem torcida

O futebol foi paralisado no Brasil em março do ano passado, no início da pandemia de covid-19 e só foi retomado em agosto, porém, sem a presença da torcida. Desde então, todos os jogos realizados país afora não contam com a presença de público.

Decreto

O documento assinado nesta semana pelo prefeito Gustavo Nunes (PSL) libera a ocupação de no máximo 15% da capacidade do Ipatingão. Levando em conta que desde outubro de 2017 a capacidade total do estádio liberada pelo Corpo de Bombeiros Militar é de 22.511, poderão entrar no estádio somente 3.375 torcedores.

Além disso, os torcedores só poderão entrar no local de máscara (cobrindo boca e nariz) e deverão ter a temperatura aferida (quem estiver com temperatura acima de 37,8º C não entra); também deve ser disponibilizado álcool gel 70% em pontos estratégicos. Essas medidas valem tanto para a torcida quanto para os funcionários. Nas arquibancadas, deverá ser respeitado o distanciamento de duas cadeiras vazias para vaga ocupada por torcedor. Em qualquer parte do estádio, deverá ser mantido distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas.

Primeiro estádio a receber torcedores

Caso o decreto municipal seja mantido e a FMF autorize o Ipatinga a receber torcedores em seus domínios no dia 21 de julho, o Ipatingão será o primeiro estádio do Brasil a permitir a volta do público.

Com o avanço da imunização no Brasil, nesta semana o Ministério da Saúde aprovou proposta do retorno de até 30% da torcida nos campos. Agora, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) trabalha para colocar esse plano em prática, com a definição de que cada estado e município realize seus próprios protocolos sanitários. Com isso, o retorno da torcida em cada cidade vai depender da curva epidemiológica local, porém, sem a liberação da torcida visitante.
Também é preciso que a entidade máxima do futebol entre em acordo com os clubes, para definir como a retomada será feita.

Embora não haja uma data para que a proposta de liberação do público entre em prática no Brasil, a previsão é que os torcedores tenham permissão para voltar aos estádios em outubro. Se isso se confirmar, e se o Ipatingão de fato receber seus torcedores no dia 21, Ipatinga será a primeira cidade do Brasil a receber público em um jogo oficial de futebol desde março de 2020.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Leonardo Tigrão

08 de julho, 2021 | 11:56

“Vamos lotar o Ipatingao isso aí Gustavo Nunes prefeito corajoso vai marca seu nome na história do Brasil”

Envie seu Comentário