08 de julho, de 2021 | 13:37

Governo de Minas libera torcida no Ipatingão

Apesar da permissão, jogo deste sábado contra o Tupynambás não terá a presença da torcida; pois são necessários ao menos dez dias para a tomada de providências para a realização de uma partida oficial com público

Arquivo DA
Público poderá voltar a acompanhar de perto os jogos do TigrePúblico poderá voltar a acompanhar de perto os jogos do Tigre
(Atualizado às 17:44 08/07)
Após publicação do Decreto Municipal nº 9.720 na última terça-feira (6), no Diário Oficial da Prefeitura de Ipatinga, liberando a presença de público em eventos esportivos realizados no Ipatingão, ainda faltava o aval do Governo do Estado para que isso pudesse se concretizar, o que ocorreu nesta quinta-feira (8). O Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19 liberou o retorno dos torcedores aos estádios localizados em municípios que estejam na Onda Verde do Minas Consciente, situação de Ipatinga, já que a macrorregião de saúde do Vale do Aço progrediu para a onda menos restritiva do plano estadual hoje.

Os estádios do Vale do Aço são os únicos que podem receber torcedores, já que a região é a única de Minas que está na Onda Verde e a prefeitura permitiu o retorno.

Com o precedente aberto por Ipatinga, haverá uma reunião na próxima sexta-feira (9) entre o presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF), Adriano Aro e o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, para discutir o retorno de público aos estádios em todo o Estado, segundo noticiou a Rádio Itatiaia.

O que ainda falta

Apesar da liberação do Governo de Minas, para que haja a volta dos torcedores em jogos do Ipatinga Futebol Clube no Módulo B do Campeonato Mineiro, no Ipatingão, a Federação Mineira, entidade que organiza o certame, precisa dar o aval definitivo, o que deve ocorrer neste fim de semana.

Além disso, a Prefeitura de Ipatinga precisa apresentar laudos que atestem que o estádio está apto a receber público, entre eles o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Esses laudos estariam vencidos, conforme divulgado no programa Rádio Esportes, da Rádio Itatiaia, em Belo Horizonte. O Diário do Aço questionou o governo ipatinguense a respeito dos laudos, mas até o momento não obteve retorno.

A expectativa é que até semana que vem todos os documentos estejam em ordem.

Jogo deste sábado não terá público

Apesar de todas as liberações e com o aval que ainda precisa ser dado pela FMF, o jogo deste sábado (10) diante do Tupynambás, às 15h, no Ipatingão, válido pela segunda rodada do Módulo B, não poderá ter torcida.

Isso porque são necessários ao menos dez dias entre a liberação e a realização do jogo com torcida. Esse período é solicitado para tomar algumas providências, como realização de vistoria da FMF no estádio; confecção de ingressos; mobilização de quadro móvel; solicitação de policiamento e Corpo de Bombeiros; dentre outras diversas providências tomadas para a realização de uma partida oficial de futebol com torcida.

Primeiro estádio a receber torcedores

Caso a FMF autorize o Ipatinga a receber torcedores em seus domínios, o Ipatingão será o primeiro estádio do Brasil a permitir a volta do público, no dia 21 de julho, já que não há tempo hábil para que a liberação ocorra neste sábado (10), quando o Tigre enfrenta o Tupynambás em casa.

Em relação aos campeonatos a nível nacional, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda trabalha junto aos clubes um protocolo para a volta da torcida.

Em Minas, no Módulo B, além de Ipatinga, o município de Ubá, onde está sediado o Sport Club Aymorés, também solicitou o retorno do público. Porém, a macrorregião daquela cidade, o Sudeste, ainda está na Onda Amarela do Minas Consciente, o que inviabiliza a permissão do Governo do Estado.

As mudanças de ondas ocorrem todas as quintas-feiras e, caso a macrorregião Sudeste progrida para a Onda Verde no próximo dia 15, aliado ao aval da administração municipal e da Federação Mineira de Futebol, o clube só poderia receber torcedores dez dias depois, já que esse é o prazo necessário para operacionalizar a venda de ingressos. Caso isso ocorra, o Aymorés estaria apto a receber sua torcida no Estádio Afonso de Carvalho, em Ubá, no dia 31 de julho, pela sexta rodada do Módulo B, quando enfrenta Guarani. Então, levando esses fatores em consideração, a cidade mais próxima de voltar a receber torcedores, após um ano e meio sem público nos estádios brasileiros, é Ipatinga.

Para o presidente do Tigre, Nicanor Pires, o retorno da torcida é motivo de celebração. “Por dois motivos: técnico e financeiro. É importante para nos dar apoio, incentivar. Quando o time está bem a torcida empurra e quando está mal ela tem o poder de reverter o jogo”, pontou Nicanor, vislumbrando a possibilidade de Ipatinga ser a primeira cidade do Brasil a voltar a receber público. “Tomara que nossa cidade seja a primeira a voltar. Seria um marco”, pontuou.

Decreto municipal

O documento assinado nesta semana pelo prefeito Gustavo Nunes (PSL) libera a ocupação de no máximo 15% da capacidade do Ipatingão. Levando em conta que desde outubro de 2017 a capacidade total do estádio liberada pelo Corpo de Bombeiros Militar é de 22.511, poderão entrar no estádio somente 3.375 torcedores.

Além disso, os torcedores só poderão entrar no local de máscara (cobrindo boca e nariz) e deverão ter a temperatura aferida (quem estiver com temperatura acima de 37,8º C não entra); também deve ser disponibilizado álcool gel 70% em pontos estratégicos. Essas medidas valem tanto para a torcida quanto para os funcionários. Nas arquibancadas, deverá ser respeitado o distanciamento de duas cadeiras vazias para vaga ocupada por torcedor. Em qualquer parte do estádio, deverá ser mantido distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas.



Já publicado

Com liberação da prefeitura, Ipatingão pode voltar a receber torcedores do Tigre no dia 21
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário